{Viagem} Castelinho Caracol em Canela - RS

15 de out. de 2015

Castelinho Caracol em Canela - RS

Um lugar incrivelmente encantador. Não tenho outras palavras para descrever o Castelinho do Caracol, em Canela- Rio Grande do Sul. 
Estivemos lá em Setembro/2015, em mais uma das nosas inúmeras viagens à Gramado. Aproveitamos o final do inverno, onde o clima não estava tão frio: uma névoa linda cobria a cidade todos os dias (quando não chovia!).

O Castelinho do Caracol tem uma história linda (informações do site www.castelinhocaracol.com.br)!


O Castelinho Caracol, uma das primeiras residências do município de Canela, foi construído no inicio do Séc.XX, entre 1913 e 1915, por Pedro Carlos Franzen casado com Luiza Sommer. O casal teve seis filhos: Fernando, Alfredo, Cora e Ivone nascidos no Caracol , Irene a mais velha, que permaneceu no Castelinho e Anita, ambas nascidas em Sesmaria Machado.

A residência foi construída em madeira de araucária, pinheiro típico da região com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos. A madeira recebeu um tratamento de imersão, durante 6 meses, na água do Arroio Caracol; tratamento biológico para, após, ser serrada e seca naturalmente, na sombra, para se tornar duradoura.

Depois disto foi trabalhada, cortada de acordo a servir a construção da residência, em forma de um pequeno Castelo. Com dezoito ambientes, no primeiro pavimento encontram-se quartos, sala de jantar, sala de música, o banheiro e a cozinha. No segundo pavimento o destaque fica para o quarto de costura, onde as filhas de Pedro e Luiza Franzem faziam os vestidos, costuravam as capas das cobertas de pena. As penas para a confecção de travesseiros e cobertas secavam na torre, também no pavimento superior, onde se tem uma vista de180º para o vasto verde do entorno. O Castelinho Caracol, preserva móveis e utensílios da época de seus moradores, as paredes intactas, mesmo com o passar do tempo -quase um século!- mostram que a construção é resultado de técnica, conhecimento e beleza.




Conheça  mais sobre a Serra Gaúcha:
Lago Negro em Gramado
Passeio de Trem Maria Fumaça no Vale dos Vinhedos


Uma viagem incrível no tempo, e uma viagem de aromas quando chegamos à cozinha da casa. No fogão a lenha original da Alemanha são preparadas as receitas da família. A mais famosa é a do Apfelstrudel (torta de maça) ou sorvete de creme - a casa também tem uma casa de chá, nas suas charmosas salas.
A área externa é um paraíso, com flores e muito verde. 

Castelinho Caracol em Canela


Castelinho Caracol em Canela

Castelinho Caracol em Canela

Castelinho Caracol em Canela

Castelinho Caracol em Canela


Museu Castelinho Caracol

Aberto todos os dias
Horário:
9h às 13h / 14h 20m às 17h 40m
Ingressos: R$ 10,00 adultos.
Crianças até 10 anos não pagam, acompanhadas dos pais.
Acima de 60 anos 50% de desconto.
Endereço:
Estrada do Caracol Km 03, S/Nº
Canela - Serra Gaúcha - Brasil

Eu amei conhecer mais este lugar lindo do nosso país! E você, já conhece? Conta pra gente!!! Beijos!

Conheça e Siga nossas redes sociais:
Instagram: @modaegestao
Youtube: Dariane Vale
Periscope: Dariane Vale
Snapchat: Dariane.Vale
Pinterest: Moda e Gestão
LinkedIn: Dariane Vale
Loja on line> www.darianevale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL