Exercícios físicos para idosos: objetivos, motivos e efeitos

10 de set. de 2016


Exercícios físicos para idosos: objetivos, motivos e efeitos


Atualmente, a busca pela prática de exercícios físicos vem crescendo dia após dia; porém a procura pelos idosos é insuficiente. Pesquisas indicam que os idosos que procuram as atividades físicas com os seguintes objetivos: melhorar a saúde; melhorar o desempenho físico; adotar estilo de vida saudável; reduzir o estresse; acatar prescrição médica; auxiliar na recuperação de lesões; melhorar a auto imagem; melhorar a auto estima e relaxar. 
Elencam-se os motivos mais importantes para a permanência: melhorar a postura; promover o bem-estar; manter-se em forma; sentir prazer; ficar mais fort; sentir bem-estar provocado pelo ambiente; sentir-se realizado.
A busca por uma melhor qualidade de vida dos praticantes de exercícios físicos é fenômeno sociocultural de múltiplos significados em uma sociedade globalizada onde o tema do corpo penetra em dimensões diversas e complexas. O exercício físico moderado é um dos elementos decisivos para a aquisição e manutenção da saúde, da aptidão física e do bem-estar, como indicadores de uma boa qualidade de vida em pessoas idosas. 
Convém realçar que as evidências mostram o efeito benéfico de um estilo de vida ativo, na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento, minimizando a degeneração provocada pelo envelhecimento e, assim, propicia uma melhoria geral na saúde e qualidade de vida. 
Por isso, são tão difundidos os conceitos de melhoria da qualidade de vida e bem-estar, nos quais o exercício físico atua positivamente. Esses indicadores influenciam de alguma forma, os idosos, enquanto determinantes para iniciarem e permanecerem praticando algum tipo de exercício físico. A qualidade de vida proporciona o bem-estar por meio de sensação de conforto físico e mental, alívio, leveza, dever cumprido, originado pelo prazer, pela satisfação pessoal. A qualidade de vida é também um fator multidimensional, pois envolve bem-estar, felicidade, sonhos, dignidade e cidadania.
Assim sendo, na definição do padrão de vida há fatores socioambientais indispensáveis que devem ser considerados, tais como a qualidade de serviços de saúde e educação, as condições de trabalho, as possibilidades de lazer etc.
Devemos considerar também a motivação, que se caracteriza como um processo intencional, ativo e dirigido a uma meta, o qual depende da relação de fatores pessoais (intrínsecos) e ambientais (extrínsecos). 
Motivo é definido como alguma força interior, impulso, intenção, etc. que leva uma pessoa a fazer algo ou agir de certa forma. Sendo assim, qualquer discussão sobre motivação implica investigar os motivos que influenciam um determinado comportamento, ou seja, todo comportamento é motivado, é impulsionado por motivos. 
Fonte do texto: Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

Qual a sua motivação para começar hoje a cuidar da sua qualidade de vida?
Em Brasília, conte com a ajuda profissional com treinamento personalizado e ambiente exclusivo, o Lean Fitness Studio!!


Lean Fitness Personal Trainer em Águas Claras
Horário: Segunda a Sexta 06:00 as 22:00.
Sábado 07:00 as 17:00.
Av. das Castanheiras lotes 1310 e 1370 lj 24, Ed. Real Splendor – Águas Claras
Fone: (61) 99559-4479
@LeanFitnessBsb

Exercícios físicos para idosos: objetivos, motivos e efeitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL