{Imagem Pessoal} Vamos começar um mês maravilhoso?

Como você fará para que lembrem de você, do seu trabalho, quando precisarem dos seus serviços? 

Hoje inicia o 9º mês do ano, faltam 4 meses para mais um ano findar e, provavelmente, você deve ter trabalhado a sua marca nestes meses de 2015. Sim ou não? 

Eu, como profissional liberal e administradora, sempre prezo pela boa apresentação pessoal, seja ela no dia a dia ou no meio empresarial. Mas, como criar uma marca forte, um diferencial competitivo, uma marca pessoal para ter sucesso profissional e ser lembrado quando mais precisem? Sei que não é fácil, até mesmo porque antes de tudo, a empatia nos relacionamentos deve acontecer, seja ela on line ou presencial.

Sim, sua marca também é vista on line: observe a análise que você faz de alguém através do seu perfil do facebook. Dá para tirar algumas conclusões em alguns minutos de “observação”, não é mesmo?

Dariane Vale - Blog Moda e Gestão


Promova sua imagem

O marketing pessoal é o marketing que promove pessoas, no entanto, cada pessoa é uma marca ou produto. Como produto, precisamos evidenciar esta marca pessoal e trabalhar os elementos que nos diferenciam. Pode ser através de palavras, fotos e até mesmo um estilo de vida (lifestyle). As pessoas conseguirão te diferenciar através do seu modo de ser e agir. 

Conexão é a chave para o sucesso de uma boa gestão de imagem. Sem um link com a sua audiência, sem o elo com quem poderia estar interessado no que você tem a oferecer, seria praticamente impossível gerar resultados consistentes e manter um negócio sustentável. Conhecer – Gostar – Confiar : trilogia para o mundo real e o virtual.

Mas, o que é a marca pessoal? Ela é uma soma de elementos únicos de cada um de nós: conhecimentos, capacidades, habilidades, interesses, qualidades. Em resumo, tudo o que realizamos até aqui, o que realizamos atualmente e o que realizaremos é o registro no mundo da nossa marca pessoal. 

Exercício pratico para trabalhar a sua imagem pessoal


1. Autoconhecimento. O primeiro passo para qualquer coisa que você fizer para crescer pessoalmente, é também o primeiro passo para se diferenciar dos outros. Identifique seus pontos fracos e seus pontos fortes. Descubra qual o seu diferencial, esteja confiante em todos os momentos e mostre sua marca exatamente como você planejou ou desejou.

2. Objetivo: onde você quer chegar e como quer ser lembrado. Sabe o tradicional 5W2H, da Administração? Faça com a sua imagem e descubra o seu objetivo através do conhecimento de todo o planejamento – veja que o autoconhecimento te levará ao teu objetivo, sem esquecer quais estratégias você usará no percurso! Lembrando o 5W2H:

Quem – O que – Como – Quando – Quem – Onde 

3. Aparência: como você se apresenta ao mundo. Sim, ao mundo, pois com o intermédio das redes sociais, mesmo que você não seja participante ativo, você estará em algum momento visível a todos. Essencial o planejamento com relação ao que vestir e a higiene pessoal. Pode ser que não haja outra chance de causar uma boa primeira impressão. 

4. Divulgue sua marca: mostre as pessoas o que você faz, sem medo e “sem vergonha”. Não deixe guardado o seu talento!! Como fazer isso com eficiência? Procure ter uma boa rede de contatos, um bom network, estar em locais e com pessoas que podem precisar do teu serviço. Não esqueça jamais o seu cartão de visitas, ok? Use ferramentas de internet para o seu crescimento também.

5. Conteúdo: crie uma imagem de valor através de conteúdos que prendam a atenção e que gerem a necessidade de te conhecer melhor, de conhecer o seu trabalho e que te capacitem para dar sempre o seu melhor, on line ou pessoalmente. Jamais entregue menos do que promete. Esteja bem atualizado e, claro, leia bons livros (aqui dou umas dicas de livros e blogs para te inspirar!).


Para finalizar, ninguém se sustenta sendo o que não é (como dizem por ai, sendo “falso” ou mantendo uma imagem que não é você na real), portanto construa sua história, seja fiel ao que você diz e mostra, ao seu estilo, ao seu comportamento. A paixão é o segredo para não errar. Faça do marketing pessoal sua rotina, assim ele se torna natural e evidenciará seu estilo e marca pessoal.

Conheça e Siga nossas redes sociais:

Instagram: @modaegestao
Youtube: Dariane Vale
Periscope: Dariane Vale
Snapchat: Dariane.Vale
Pinterest: Moda e Gestão
LinkedIn: Dariane Vale

Loja on line> www.darianevale.com.br