|Gestão Empresarial| Como alavancar sua carreira


Cada pessoa investe em forma e proporções diferentes em sua carreira, de acordo com seus valores, prioridades ou momento de vida. Neste contexto é muito importante ter uma visão macro para refletir sobre alguns fatores que afetam a carreira com maior ou menor ênfase. Abaixo, seguem oito fatores que podem fazer a diferença nesse momento, listados pelo professor da BBS Business School e coach executivo, Antônio Ornellas.


1) Ser "dono" incondicional da sua carreira.
Como escreveu Fred Kofman, em seu livro Negócios Conscientes, é fundamental “ter responsabilidade incondicional, ser o protagonista”. Nunca se deve deixar ou esperar que a empresa ou alguém possa agir por você.
Com um plano de carreira em mãos o diferencial é a atitude de rever onde você está e, com frequência poder alterar o rumo sempre que necessário. Entendendo a atitude, como a lente que você vê o mercado ou a si mesmo.

2) Para resultados não é necessário justificativas.
Os resultados são a mola propulsora da nossa carreira. Cada área/empresa tem sua metodologia própria de alcançar esses resultados. Estar em linha com esses métodos a fim de alavancar seus resultados é estar sempre a um passo à frente. Para isso, é necessário que o colaborador tenha um senso crítico e uma auto avaliação realmente sincera, a fim de buscar sempre por melhorias.

3) Trabalhar para ter e cultivar um grupo em Networking.
Hoje, quando você pergunta a um headhunter o quanto networking é o fator gerador de novas oportunidades de carreira, ele vai dizer que a média de mercado está em 60%, sendo ainda conservador. Em minha experiência pessoal, posso afirmar que o networking foi responsável por 100% das oportunidades vivenciadas. O profissional que considerar o networking uma moeda, estará investindo no futuro da sua carreira.

4) Planejar e executar sua educação continuada
Atualização profissional é outro fator determinante. É fundamental estar a par do que existe de mais atual no mercado, via cursos, seminários, livros. Essa atualização ainda permite fortalecer sua rede de networking.

5) Eleger um mentor na sua empresa ou ter um coach.
Um mentor ou um coach pode ser uma forma de acelerar sua carreira logo após uma promoção, mudança de área ou mesmo transição entre empresas. No alto escalão (Presidentes, CEOs) tem um ponto comum é a solidão, não ter com quem compartilhar dúvidas e problemas. Neste aspecto, um coach é uma ponte na consecução e descoberta dos próximos passos e um processo isento na direção do crescimento.

6) Gestão de pessoas; Foco no desenvolvimento da sua equipe
Um dos grandes diferenciais de uma carreira de sucesso reside em líderes ,com comprovada competência. motivar, comprometer e engajar sua equipe voltada a exceder resultados. Quanto mais responsabilidades, mais dependente da equipe para conseguir resultados. Trabalhar a satisfação da sua equipe é importante para ter parceiros unidos em um só propósito. Olhar para cada profissional e se perguntar: como posso ajudá-lo? Quais são seus objetivos? Possuem as ferramentas necessárias para ter um bom desempenho? É fundamental. Ouvir sempre e ouvir ativamente... faz toda a diferença.

7) Desenvolver suas competências de inteligência emocional.
Hoje, se admite por competências técnicas e se demite por falta de inteligência emocional. Essa afirmação diz muito sobre a relevância da inteligência emocional no ambiente profissional. Ao longo da carreira, vamos entender que processos e competências usadas até então precisam ser trabalhadas e ajustadas para um novo patamar. O autoconhecimento é a primeira parada nesta evolução. Reconhecer seus pontos fortes e os que precisam evoluir é uma etapa crucial. Vale citar uma frase de Charles Darwin: “não são os mais fortes (as espécies) ou inteligentes que sobrevivem, mas sim os que melhor se adaptam a mudança”.

8) Desenvolver a capacidade de se reinventar
Desenvolver a capacidade de se reinventar para as diferentes etapas e papéis que a vida profissional exige ou proporciona. Para tanto, é necessário o exercício do desprendimento.
Vale registrar que esses são compromissos indelegáveis.

Fonte: Seg


Todos estes tópicos mostram que a empresa deve ser sempre reavaliada; sua gestão e o dia a dia empresarial são o que movimentam a empresa; portanto, devem acompanhar a constante mudança do mercado. Conte com profissionais que podem ajudar (consulte aqui os serviços empresariais que oferecemos na área de gestão - treinamentos e palestras!).

Beijos e uma semana muito produtiva a todos nós!!