Verão na pele, chapéu na cabeça!

9 de jan. de 2013



O chapéu é um dos acessórios mais versáteis do guarda-roupa feminino. O grande número de modelos permite montar looks diferentes e cheios de estilo. A chegada do verão e o aumento da procura pelos chapéus também têm feito com que a variedade aumente ainda mais. 

No entanto, as brasileiras não são grandes fãs desses acessórios. Muito mais difundido entre as europeias, o uso de chapéus em terras nacionais ainda é bastante tímido. Mas isso não significa que você vai abrir mão de se proteger do sol, cuidar de seus cabelos e ainda desfilar cheia de elegância na praia, na piscina ou no parque.

A peça, que a princípio foi criada para ser usada como uma barreira para o sol, foi ganhando espaço nas ruas e deixou de ser apenas um acessório para ser usado durante os dias de verão. Alguns modelos passaram a ser confeccionados em tecidos mais pesados, como o brim e o feltro, para ser usados no inverno e proteger do frio, e outros ainda ganharam um toque de estilo para combinar com festas e baladas.

Para não errar, prove vários chapéus e escolha aquele que mais combina com o seu estilo. O fundamental é apostar em um acessório que faça você se sentir bem e deixe seus looks com uma cara mais moderna e atual.

Conheça um pouquinho mais sobre os modelos de chapéu mais usados:


Floppy

Fonte: lookbook.nu - Kasia G. e Anastasia S.

Os chapéus de modelo “Floppy” recebem esse nome por terem abas mais largas e maleáveis. É o modelo mais queridinho do verão por proteger do sol e deixar o look muito mais feminino. Se combinado com peças de corte reto e em cores sóbrias, cria produções elegantes. Já as versões coloridas e confeccionadas em materiais vazados usadas com saias e vestidos esvoaçantes de comprimento longo deixam o look descontraído. Complemente o visual com maxióculos ou brincos grandes e coloridos.


Panamá

Fonte: lookbook.nu - Angela R. e Kasia G.

O chapéu “Panamá” é um dos modelos mais tradicionais. Confeccionados em palha, o acessório geralmente é adornado com uma fita em toda a volta e possui aba média e reta. Por ser um chapéu de proporções menores e com um toque masculino, combina perfeitamente com peças de alfaiataria – camisas, calças e shorts de corte seco e reto ganham ainda mais estilo quando acompanhados de um chapéu Panamá. Para completar o visual boyish, aposte em sapatos oxford. Mas essa não é a única opção: por ser um dos modelos mais usados, você pode explorar muitas outras opções com essa versão do acessório.


Fedora
Fonte: lookbook.nu - Alexandra P. e Bethany S.

Os chapéus “Fedora” são um modelo clássico e muito conhecido. Em geral, são confeccionados em feltro, mas as versões de verão já vêm em tramas e materiais mais leves. O tamanho da aba é médio, como o do chapéu “Panamá”, mas a diferença é uma leve inclinação na parte de trás da peça. Além disso, possui depressões laterais na copa que são uma das marcas registradas do modelo. Escolha uma versão feita em fibras naturais para garantir conforto nos dias mais quentes. Assim como o chapéu “Panamá”, o “Fedora” pode dar um toque mais masculino à produção. Caso queira criar um look com mais feminilidade, invista em fitas e lenços com estampas delicadas para decorar a copa do chapéu.


Clochê

Fonte: lookbook.nu - Mayo W.

Os chapéus “Clochê” são acessórios ultrafemininos de pegada retrô. Com uma copa arredondada, bem ajustado na cabeça e de aba baixa, o modelo cria looks charmosos e delicados. A influência vem diretamente dos anos 1920, por isso o acessório combina muito bem com vestidos rendados e saias de tecidos leves e fluidos. Para completar o look romântico, aposte em estampas como os poás e florais. As versões mais tradicionais são confeccionadas em feltro, mas existem opções de palhas naturais que são perfeitas para o verão.


Cowboy

Fonte: lookbook.nu - Malin O. e Glory A.

As características mais marcantes do modelo “Cowboy” são a copa alta com depressões e a aba larga curvada nas laterais. Apesar da peça ser facilmente associada ao estilo country, os novos looks propõem visuais que fujam dessa tendência, e os modelos de verão contribuem para isso. As versões mais leves do chapéu “Cowboy” combinam com os dias mais quentes sem ter aquela cara de festa junina ou música sertaneja. Aproveite o modelo para criar looks inusitados e abuse da versatilidade do acessório.


Chapéu-coco

Fonte: lookbook.nu - Ebba Z. e Bethany S.

O modelo que chamamos de “Chapéu-coco” também é conhecido como “Bowler”. Apresenta copa alta e bastante arredondada, com aba média e curvada para cima. Tipicamente masculino, o “Chapéu-coco” vai muito bem com produções femininas que contrastem com o acessório. Crie looks com vestidos curtos e de modelagem mais solta ou shorts jeans, que podem ser acompanhados de meia-calça. Ao combinar o acessório com essas peças, você terá uma visual confortável, despojado e inusitado, que é a cara do verão.


Chapéu-palheta
Fonte: lookbook.nu - Mayo W.Ebba Z. e Tiffany Y.

Em inglês, esse modelo de chapéu recebe o nome de “Boater”, que vem da palavra boat (barco), pois foi um modelo criado especialmente para ser usado em atividades marítimas, como passeios de iate, barco à vela e remo. O mais quadradinho dos modelos, o “Chapéu-palheta” tem a copa e aba retos, por isso também é um acessório tradicionalmente masculino. O modelo foi muito popular nos anos 1940 e 1950 e agora volta para o próximo verão em versões coloridas e feitas de materiais leves. Use também para montar produções que contrastem o acessório masculino com peças femininas.


Valorize seu chapéu


Depois de conhecer tantos modelos, você pode ficar um pouco confusa quanto ao que usar. Mas lembre-se de que a alternativa é experimentar vários chapéus e escolher aquele que mais combina com você.

No entanto, existem duas dicas que podem ser bastante úteis na hora de eleger o seu chapéu de verão. A primeira delas é que as mulheres altas ficam bem com peças grandes de abas largas, já as baixinhas podem apostar sem medo em modelos mais enxutos. E a segunda dica é quanto ao formato do rosto: para preservar as proporções, os chapéus mais quadrados combinam mais com rostos arredondados, e o contrário também cria produções harmoniosas.

Para renovar seu chapéu e deixá-lo com a sua cara, você pode investir em pequenos mimos. Fitas, laços, flores de tecido e lenços podem ser aplicados ao redor da copa, deixando a peça ainda mais feminina. Sempre que trocar essas aplicações, você terá um chapéu diferente!

Aproveite o calor e a alegria da estação para combinar seu chapéu com outros acessórios que estejam no clima do verão. Maxióculos e brincos grandes e coloridos completam a produção com muito charme e estilo.

Beijos e curtam muito o verão!!!!

4 comentários:

  1. Amo chapéu,é lindo.
    @awnste
    http://www.senhoritaliberdade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chapéu sempre dá um toque na produção. Pode observar, onde vamos, se tiver alguém de chapéu, será a primeira a chamar a atenção, não é? Beijos

      Excluir
  2. Há 8 anos sonho com um chapéu Panamá... Pode isso??? E agora que fiquei louca por um mesmo. Mas acho que tenho vergonha de usar. rsrs
    Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que teria vergonha? Nossa, fica lindo, ainda mais com seu cabelo!!! Use sem moderação!! Beijo

      Excluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL