Formas de relacionamento nas mídias sociais

Você é profissional ou estudante de marketing e comunicação? Ou seria de RH ou Ciências Sociais? Antropologia por acaso? Você se relaciona, desenvolve ou trabalha com mídias sociais? Se positivo, então siga em frente porque esse post pode valer a pena, apesar que ele se aplica a qualquer um.




Existem 4 formas de você se relacionar com mídias sociais: se omitir, olhar, participar ou liderar.

SE OMITIR é simples, basta fingir que não existem mídias sociais, que isso não é importante, que isso é moda e que daqui a pouco tudo vai voltar a ser como antes.

OLHAR significa ler a respeito, falar com pessoas sobre o assunto e até criar uma “contazinha” no LinkedIn e/ou Facebook para entender o que rola. Pelo menos dá para contar para os colegas que você está lá.

PARTICIPAR significa estar ativo nas mídias sociais, conversar, trocar ideias, enviar mensagens, criar algum conteúdo, mesmo que mínimo e que isso signifique posts poucos inspirados no Twitter. Porém, nesse estágio, você sentirá o que é participar de uma conversa virtual e a sensação de pertencer a um grupo.

LIDERAR significa experimentar, testar novas mídias, adorar tecnologia, ser o primeiro em algumas coisas, talvez ter um blog (não necessariamente), participar de múltiplos grupos sociais, compartilhar conhecimento de modo contínuo e aberto, atuando como evangelizador e trazendo outros para esse novo mundo.

Em resumo, você pode escolher SE OMITIR, APENAS OLHAR, PARTICIPAR ou LIDERAR. A decisão é sua, individual. 
Mas nunca tire da mente que a liderança de sua empresa espera que as áreas de marketing e comunicação sejam ousadas, transformadoras e até um pouco transgressoras. Estar na frente, no meio ou no banco de trás desse trem em alta velocidade é decisão sua.

Fonte: CRN Brasil



Photobucket