COVARDES TAMBÉM MANDAM FLORES

12 de jun. de 2012

Há muito tempo queria postar esse assunto aqui no blog. Pois, a violência doméstica contra a mulher, está absurdamente acontecendo a cada instante. Eu, particularmente, fico triste em saber que um homem, quero dizer, homem que é homem, não bate em mulher e essa criatura nem ser humano pode ser chamado (alguns), tem coragem de praticar tamanha brutalidade. Então queridas leitoras, fica um alerta.












A violência doméstica tem sérias consequências para a saúde física e mental. Mulheres que sofrem abuso tornam-se mais aptas a sofrerem de depressão, ansiedade, sintomas psicossomáticos, problemas de alimentação e traumas sexuais. E na maioria das vezes, o agressor é o homem com o qual elas mantêm - ou mantiveram - um "relacionamento amoroso". Os tipos de violência cometidas contra as mulheres:

Violência sexual: é cometida por meio de atos ou tentativas de relação sexual sob coação ou força física. Atos sexualmente violentos podem ocorrer em diferentes circunstâncias, como: sexo forçado dentro do casamento ou namoro, exigência de sexo como pagamento de favores, abuso sexual de pessoas mental ou fisicamente incapazes, negação do direito de usar anticoncepcionais ou de adotar outras medidas de proteção contra doenças sexualmente transmitidas e aborto forçado.

Violência física: ocorre quando o parceiro agride a mulher por meio do uso da força física ou de algum tipo de arma que pode provocar ou não lesões. Esta violência pode se manifestar de várias formas, como: tapas, empurrões, socos, mordidas, chutes, queimaduras, cortes, estrangulamento ou lesões por armas ou objetos. Um homem obrigar a mulher a tomar medicamentos inadequados, como álcool e drogas, tirá-la de casa à força e abandoná-la em lugares desconhecidos também está praticando um crime de violência doméstica. É importante lembrar que o castigo repetido, mesmo o não severo, também é considerado violência física.

Violência psicológica: é tão prejudicial quanto a física e se caracteriza por toda ação ou omissão que causa dano à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. Inclui insultos constantes (xingamentos), humilhação, desvalorização, chantagem, isolamento, privação da liberdade (impedir, por exemplo, a mulher de trabalhar, estudar, cuidar da aparência, gerenciar o próprio dinheiro, sair com as amigas etc) e criticas pelo desempenho sexual.

Qual a razão da violência doméstica?????
Muitas situações de violência contra mulheres acontecem simplesmente porque alguns homens acreditam que são "melhores" que suas companheiras. Pensam que têm mais poder e levam as esposas a aceitarem isso. Assim, quando não são obedecidos, pensam estar no direito de fazer qualquer coisa - agredir, xingar, desvalorizar e, até mesmo, matar - para fazer valer sua vontade ou aquilo que acreditam que é certo.

O quer fazer em caso de violência doméstica???
O primeiro passo é ligar para o número 180 e entrar em contato com a central telefônica para atendimento às vítimas, criada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Colocado à disposição das brasileiras, é um canal para as mulheres denunciarem seus agressões, com serviço gratuito, que funciona 24 horas por dias (inclusive fins de semana) e orienta as mulheres a buscarem o apoio necessário e explicando os passos que devem ser tomados para resolver o problema.

Você pode, também, recorrer ao Disque Direitos Humanos, o Disque 100. A central funciona 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, inclusive feriados. Basta ligar, de qualquer cidade, para o número 100, para denunciar violações aos direitos de crianças, adolescentes, idosos, portadores de deficiências físicas e de grupos em situação de vulnerabilidade, ou ainda para obter informações. A pessoa não precisa se identificar.

Você conhece a Lei Maria da Penha???
A lei contra violência doméstica ganhou o nome da biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, agredida várias vezes pelo marido, que ficou paraplégica após levar um tiro dele enquanto dormia, em 29 de maio de 1983. Este triste caso tramitou lentamente na justiça e teve uma enorme repercussão negativa na imprensa mundial. Em 2001, o Brasil foi condenado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), devido à negligência com que tratava a violência contra a mulher. Em 2006, a lei Maria da Penha foi criada a fim de punir as agressões de forma mais severa - até então a violência doméstica era considera crime de menor poder ofensivo, punido apenas com multa ou cesta básicas. Agora, a pena é de 1 a 3 anos de prisão e o juiz pode obrigar o agressor a participar de programas de reeducação ou recuperação.

A música de Beth Carvalho "Vou Festejar" resume bem o post:

Chora! Não vou ligar Não vou ligar 
Chegou a hora Vais me pagar 
Pode chorar Pode chorar Mas chora!

É, o teu castigo 
Brigou comigo Sem ter porquê 
Eu vou festejar Vou festejar 
O teu sofrer O teu penar

Você pagou com traição 
A quem sempre Lhe deu a mão...

Quantas mulheres deixaram de denunciar seu esposo/companheiro por medo??? Vamos dar um basta!!!!!! DIGA NÃO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!!!!

ASSIM, MUITAS MULHERES NÃO RECEBERIAM FLORES HOJE!!!!

Fonte: fotos da internet (Google); alguns fragmentos de texto do site M de Mulher.

Gostaria de saber a opinião dos (as) Senhores (as), faça seu comentário a respeito do assunto.



Dayana Santiago
Colaboradora do blog

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post!!!
    Muito bem escrito e sobre um assunto de suma importância!!!
    Bjussss...
    almaruiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É triste, mas é a realidade de muitas mulheres pelo mundo todo!
    Infelizmente!
    Beijos,
    Flávia.
    www.flaviapersonalbeauty.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fiquei até feliz por não ter recebido flores hoje!!! também fico triste com essa realidade e a forma com que a sociedade/família/amigos fecham os olhos para ela, usando do "briga de marido e mulher ninguém mete a colher"para se esquivar do real problema!!

    ResponderExcluir
  4. Isso é mto triste, tive uma amiga q viveu isso, mas ela logo denunciou.
    P/ quem faz isso com mulheres não é homem, nem mesmo pode se chamar de gnt.

    Ótimo post Dayana

    Bjosss

    http://dedosdemocas.blogspot.com.br/2012/06/recebi-da-indafarma.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL