5 ideias para deixar suas encomendas melhores

18 de jun. de 2012


Creio que para todo mundo que gosta de comprar pela internet, o melhor momento é quando o carteiro toca a campainha e finalmente entrega o pacote tão esperado em mãos! É uma delícia abrir a embalagem e encontrar sua compra ali, não é??
Esse também é o primeiro contato físico entre a sua loja e o seu cliente. Pela internet ele conheceu o produto através de fotos e informações, mas não pôde tocar, sentir, provar ou cheirar, por isso todas essas sensações são geradas no momento em que ele recebe a encomenda.  Claro que o mínimo que o cliente está esperando é que o produto seja exatamente o que ele comprou, que esteja devidamente embalado e que chegue em segurança. Mas é nesse momento também que o lojista pode ir além, surpreendendo, causando uma boa impressão e oferecendo um diferencial para seu cliente!

Então separamos 5 ideias para deixar suas encomendas ainda melhores, confiram:

1. Pacotes/caixas personalizados

Você pode tornar a encomenda mais especial personalizando o pacote/caixa com a sua marca ou de outra forma que diferencie da concorrência. Não é preciso mandar fazer caixas estampadas ou gastar um dinheirão com isso, até porque esse valor deve estar previsto nos custos. Também é preciso cuidar para que a embalagem não deixe o frete mais caro.
Algumas ideias: mandar fazer um carimbo personalizado e carimbar os pacotes, embrulhar em um papel colorido, fechar a embalagem com fitas, colocar um laço, mandar fazer adesivos personalizados com seu endereço, fechar com fitas adesivas estampadas, uso de papel reciclado. São muitas possibilidades, pense em algo que reflita a personalidade da sua loja.

2. Embalagem interna

Dentro do pacote ou caixa você pode embalar o produto para deixar mais seguro ou bonito, e essa embalagem interna ainda pode ser um brinde para o cliente caso ele possa reutilizar.
Algumas ideias: papel seda, embalagem de tecido ou furoshiki, sacola personalizada, caixinha de papel, garrafa plástica ou reciclados como caixinha de leite, papel corrugado colorido, lenço, saquinho de tule. Depois você pode dar o acabamento colocando um tag, fitas ou cordões, laços de tecido ou crochê, flores secas…

3. Brindes!

Quem não gosta de ganhar brindes? E se for supresa é melhor ainda, já que o cliente não está esperando isso. Pense em algo que seja um carinho com seu cliente, mas que não seja caro demais e principalmente, que não seja “tralha” que ele vá jogar fora depois. O ideal é que seja algo leve, que não estrague no envio e claro, que seja algo que sempre o faça lembrar da sua marca.
Algumas ideias: cartão postal com uma foto da sua coleção, adesivos, broches de tecido, coisas de papelaria como mini cadernos ou papel de carta, chaveiros, acessórios como anéis ou headbands, porta celular ou moedas, sabonetinhos.

4. Conversando com o cliente

Já que você não estará junto no momento da entrega, é legal criar uma maneira de “conversar” com esse cliente, como uma cartinha ou um bilhete falando mais sobre o produto, lembrando pontos importantes de como ele deve cuidar, lavar, etc., agradecendo por ele ter escolhido comprar da sua loja, ou para comunicar qualquer outra coisa que você queira. Pode incluir também um cartão da loja, caso tenha.

5. Outros diferenciais

Você ainda pode ter outros diferenciais que surpreendam o cliente: colocar um cheiro especial na embalagem, oferecer cupons de desconto para clientes que estão comprando pela segunda vez ou no mês de aniversário do cliente, enviar brindes melhores em compras maiores, ter um cartão fidelidade.
As ideias para deixar seu cliente surpreso e feliz com a encomenda são muitas! Pesquise, pense nas marcas que você compra e o que gosta nas encomendas delas, invente algo exclusivo da sua loja.
Mas claro, você não precisa fazer tudo de uma vez, tente dosar conforme seus custos e fazer que esse diferencial seja algo que não influencie demais no preço dos seus produtos. Tome cuidado também para não sufocar o cliente com tantas informações e deixar seu produto em segundo plano (já pensou se o brinde acaba sendo melhor do que o produto?). Por exemplo, se ofercer o cupom não mande brinde, e vice versa. Texto: Tanlup
E aí? O que você faz para surpreender seu cliente através do envio do produto?
Conheça a minha página de vendas: Lady Like Store no Facebook ou Lady Like Store no Tanlup! Produto importados, com garantia de procedência e entrega garantida por mim!! 

2 comentários:

  1. Adorei as idéias, qdo a gnt pensa em montar um negócio são tantas coisas que são envolvidas que sempre esquecemos de pequenos detalhes como esses.

    Um ótimo post =D.

    Bjosss

    http://dedosdemocas.blogspot.com.br/2012/06/testei-shampoo-e-condicionador.html

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!!!! Nossa!!! Que maravilhoso post!!! Na realidade, antes de abrir qualquer negócio primeiro: planejar e depois executá -lo com todo o carinho e dedicação!! O cliente sempre quer produtos maravilhosos e de ótima qualidade!!! Mas para agradar os clientes e aumentar suas vendas, é importante sempre colocar amostras de produtos, para que na próxima compra possar comprar. Antes de comprar o produto, os clientes sempre gostam de experimentar #ficadica Bjs

    Parabéns maravilhoso post!!!! :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL