Networking: Você está fazendo da maneira correta?

14 de mar. de 2012

“O sucesso de um profissional se apoia em três pilares: competência, sorte e uma boa rede de contatos. Negligenciar o networking significa menosprezar um fator que está totalmente sob o seu controle.” Adrian Tsallis, sócio-diretor da 2Get, empresa de executive search.
Pois é, o networking é algo que está sob nosso controle. Mas será que você está controlando isso da maneira certa? Você está controlando isso?
Você já deve ter ouvido a expressão “você está a, no máximo, cinco apertos de mão de qualquer pessoa do mundo”. Essa expressão é a ilustração perfeita da chamada rede de contatos, porém ter uma rede ampla e clara o suficiente para realizar essa expressão não é assim tão fácil e instantâneo. A ideia do post de hoje é dar dicas de como estabelecer uma rede de contatos favorável a sua carreira e também, através da qual, você possa favorecer a carreira dos membros da sua rede.
1)      Faça um mapa dos seus contatos
Antes de tudo, mapear o chamado “capital social” é fundamental para saber por onde começar a expansão.  Em um primeiro momento, liste apenas os nomes divididos em grupos de atuação para você saber a relação entre eles e a relação deste grupo com a sua carreira. Esses grupos podem ser área de atuação profissional ou mesmo grupos de relacionamento como universidade, empresa 1, empresa 2, etc.
2)      Organize as informações
Com os nomes e grupos listados, organizar as informações que você possui sobre cada contato ajuda a procurá-los e manter a proximidade. Você pode organizar em uma planilha única nomes, telefones, redes sociais, datas de aniversário, profissão e dados mais pessoais que você possua. O bom de organizar as informações em uma planilha única é a possibilidade de filtrar e a facilidade de busca por palavras-chave.
3)      Seja sincero
Ao abordar novos contatos ou retomar contatos antigos, seja sincero e leve na comunicação. Não force a barra ou finja ser outra pessoa pois isso pode gerar o efeito negativo na sua tentativa. Lembre-se que “é dando que se recebe”. Seja pro-ativo e não faça contatos apenas para pedir algo ou esperar algo em troca na primeira ocasião.
4)      Atualize-se
Isso vale tanto para o meio online como off-line. Manter as redes sociais e perfis atualizados favorece o relacionamento e o destaque para sua rede de contatos. Mas, atualizar-se no mundo off-line também pode ser muito útil. Além do conhecimento e de ter mais assuntos nas conversas e reuniões, permite que você se envolva com pessoas de áreas afins e expanda sua rede, como por exemplo fazer cursos e especializações.
Fonte: BDR Desenvolvimento Organizacional

Um comentário:

  1. Hoje o Networking é uma das ferramentas mais importantes mesmo!!!
    beijos
    Ma Amorim – Blog Tips and Trends
    http://blogtipsandtrends.blogspot.com/
    twitter: @_TipsandTrends

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL