Universitários brasileiros desejam ser empreendedores

16 de jan. de 2012

Quase metade dos universitários brasileiros acredita que a carreira de empreendedor é algo que deve ser seguida. Segundo levantamento do Instituto Endeavor, a resposta foi apontada por 48,2% de estudantes de universidades do Sudeste, Sul e Nordeste.
Apesar do empreendedorismo ser bem visto pelos estudantes, as universidades brasileiras não estão conectadas com este movimento. No Brasil, apenas 6,3% das universidades brasileiras convidam palestrantes focados em empreendedorismo. Ao comparar com outras instituições de ensino no mundo, o indicador é bem inferior, já que o percentual é de 71,4%.
Além disso, cerca de 37% das universidades no mundo promovem excursões para que os alunos tenham contato com empreendedorismo. No Brasil, o indicador é 18,8%.
Importância dos cursos

Ter feito cursos que ajudem a empreender é importante porque traz mais confiança. Os estudantes que entram em contato com temas específicos se sentem mais confiantes e acreditam que são mais capazes de realizar bem suas tarefas.
O instituto recomenda que no País os cursos sejam mais práticos, assim como as aulas ministradas fora do Brasil, que sejam mais conectados com o mercado, com mais palestras com empreendedores e que incentivem mais as mulheres por meio de modelos e ferramentas específicas.
Mulheres empreendedoras

A preocupação com as mulheres se deve ao fato de que o número de mulheres que gostariam de empreender é inferior a dos homens, 58,4%, contra 51,4%.
As mulheres investem menos tempo aprendendo como abrir uma empresa e também economizam menos com o objetivo de empreender. Já os homens são mais confiantes para encontrar meios e maneiras de conseguir o que querem, se alguém se opõe.
Além disso, eles mantêm a calma frente a problemas e encontram soluções quando estão em apuros. As mulheres, por sua vez, são mais confiantes que podem focar em seus objetivos e alcançá-los.
Papel dos pais

Entre os jovens, os pais exercem um papel importante no momento de escolher abrir uma empresa. Os estudantes pedem a opinião dos pais, assim como do namorado (a) e esposo (a). Se depender dos pais, os filhos começam na carreira de empreendedor, já que 56,5% consideram a ideia positiva.
Ter a aprovação dos familiares é fundamental, pois 37% dos que abrem a sua empresa têm como sócio alguém da família.

De qualquer forma, estude e aprenda bastante sobre o ramo de negócios antes de empreender.
Sucesso!
Fonte: Infomoney

Um comentário:

  1. Isso é muito bom pq hoje todos pensam mais alto e lutam p conseguir o melhor.Bjs
    http://quemakeup.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL