SIMBOLOGIA DAS FLORES

26 de nov. de 2011



As flores são símbolos nacionais e religiosos usadas em rituais, celebrações, comemorações, funerais, decoração de ambientes e também consideradas presente especial para alguém que você goste muito.

Antigamente as flores simbolizavam o trabalho do Sol, e flores amarelas e laranjas, intensificavam essa conexão. Já na tradição Hindu, as flores são relacionadas ao “éter”, isto é, o espírito.

Atualmente, as flores dos buquês oferecidos têm significados específicos, por exemplo, as rosas vermelhas representam o amor e as rosas brancas, a pureza; enquanto o lírio branco está associado à morte, um sinal de dor e compaixão.

Queridas leitoras, vamos aprender tudo sobre a simbologia das flores??


Lírio

Sabemos que o Lírio é citado na Bíblia e os judeus decoravam seus templos com Lírios por todo o ambiente, pois simbolizavam a simplicidade e a pureza. Já na simbologia cristã, ela representa castidade, pureza e sofrimento. Nos países católicos, essa maravilhosa flor é dedicada a Virgem Maria como símbolo de pureza e na Páscoa, símbolo de ressurreição. O cálice cristão deriva do “Copo de Lírio”, sendo assim o recipiente da vida sagrada.



Flor-de-Lis

O Rei Felipe I, na França século XII, escolheu essa flor como o emblema de seu país. Flor-de-Lis é também símbolo da Virgem Maria e considerado sagrado porque era incluído nas roupas e nas chamas de guerra, antigamente. A Flor-de-Lis vermelha é o símbolo heráldico da cidade italiana de Florença.




Tulipa

A origem dessa flor se deu na Turquia e era considerada a flor do amor perfeito e também simbolizava uma declaração de amor. No Império Otamano simbolizava a pureza e a divindade. Já na Holanda, século XVII, uma “tulipamania” tornou-se extremamente caro e é o símbolo nacional nesse país.





Papoula

Da papoula obtemos o ópio e outros derivados e está associada ao sono, ao inconsciente e à morte. Na Grécia Antiga, essa flor era dedicada ao deus do sono, Hypnos, ao deus dos sonhos, Morfeu, a senhora da morte, Perséfone. Essa flor é também símbolo de fertilidade, uma vez que a papoula produz muitas sementes.As Papoulas vermelhas têm sido usadas para homenagear soldados mortos desde a Primeira Guerra Mundial e em outros países, as coroas de papoulas são postas em memoriais de guerra, isto é, quando todos os soldados mortos na guerra são lembrados.


As flores passam energias positivas e podem despertar as diversas sensações de prazer e alegria no ambiente em que estiverem. Agora que já sabem a simbologia das flores, cultive você também uma planta em sua casa ou presenteie alguém.

Espero que tenham gostado do post. Comentem!!! Adoooro saber suas opiniões.
Bjs



Dayana Santiago
@DayanaSantiago

3 comentários:

  1. Eu amo flores, trazem vida ao nosso lar, além de perfumarem! Sem contar essa energia positiva que ela tras!!!!
    Amei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber a simbologia das flores, afinal, amo flores!!!
    Adorei o post! Parabéns!
    Beijos,
    Flávia.
    www.flaviapersonalbeauty.com.br

    ResponderExcluir
  3. Jura? Não sabia nem metade das informações desse post. Obrigada por compartilhar sobre essas flôres linda, Dayana.

    Super beijo e ótima semana, linda.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL