Como construir uma loja de roupas online?

18 de mai. de 2022

 

Como construir uma loja de roupas online?

Como construir uma loja de roupas online?

Abrir uma loja de roupas é algo que exige uma série de responsabilidades por quem busca se destacar nessa área. Contudo, não deixa de se tratar de umas das áreas mais tradicionais entre as opções para quem busca abrir um empreendimento próprio.


Até por ser um modelo de comércio de grande expansão no mercado, parte por se tratar de uma área de necessidade, acerca da demanda constante das pessoas por peças de roupa, principalmente durante a infância, onde as roupas de um mês já não servem no próximo.


Além disso, existem também as tendências associadas ao mundo da moda, a fazer com que novos modelos surjam com frequência, resultando em novas correntes a dominarem  as passarelas, capas de revista e principalmente as ruas das cidades, como ponto final.


Tratando-se então de um mercado capaz de se renovar tanto quanto empresas de sistemas, sempre trazendo novas opções para o mercado, para o público e para a sociedade como um todo, acompanhando todos os processos de mudanças associados.


Reagindo ao processo de transformação da sociedade, e em alguns casos, atuando até mesmo na definição desses novos costumes, como por meio de uma celebridade, que ao vestir uma peça exclusiva em um evento, passa a se tornar um modelo de inspiração.


Com diversas lojas de roupas tendo que trabalhar com a venda de peças similares, conversando com os gostos do seu público, o que leva a um melhor aproveitamento de suas atividades comerciais, após responder a tais demandas levantadas.


Mesmo se tratando de um negócio seguro, assim como a moda, é preciso acompanhar o movimento de mudança do mercado, que hoje tem uma atenção maior para o modelo digital, a ser adotado pelos mais variados modelos de empresas.


Desde a forma com que um fornecedor de material de limpeza realiza contato com o seu público, até o sistema de vendas a ser adotado por uma loja de produtos infantis, responsável também por comercializar na internet peças para o enxoval do bebê.


E se é possível encontrar com frequência exemplo de lojas que estão em processo de migrar suas atividades também para a internet, o mesmo pode ser dito para as lojas que trabalham com o comércio de roupas.

O papel de uma loja de roupas no e-commerce

Uma das razões pela qual o comércio digital - conhecido como e-commerce - cresce de forma exponencial está na ampliação das próprias ferramentas digitais, sendo possível hoje acessar a internet diretamente pelo celular em suas mãos.


E na medida com que o acesso aos canais digitais cresce, aumenta também a confiança do público em realizar transações comerciais por meio dessas plataformas virtuais. Tudo a fazer com que seja importante para uma empresa saber como se posicionar nesse cenário.


E entre os mercados que vêm se destacando na internet, é importante citar a posição de lojas de roupas dentro desse cenário. Atualmente, o setor de moda corresponde a cerca de 42% de todas as atividades de compras que são feitas dentro de um sistema digital.


Índice impressionante constatado pela pesquisa NuvemCommerce de 2022, tratando-se de um relatório anual produzido por uma companhia que atua com esse modelo de comércio digital, apontando o processo de renovação cada vez mais frequente do mercado.


A permitir, por exemplo, com que seja possível realizar compras até mesmo de lojas presentes no mercado internacional, tendo a garantia de que tais peças chegarão até sua casa, por meio de uma assessoria para exportação contratada por tais estabelecimentos.


Um conjunto de opções faz com que o mercado de roupas se torne ainda mais competitivo por meio da internet. O que pode fazer com que certas lojas que não se encontrem disponíveis dentro desse modelo possam acabar por perder a atenção do seu público.


Sendo preterido por lojas que se apresentem via e-commerce, trabalhando com um conjunto de benefícios que não podem ser encontrados em uma loja presencial, como entrega em casa, descontos diferenciados entre outras opções.


Ações essas a fazerem com que seja importante saber como migrar sua loja física para o modelo digital, entendendo então como funciona a estrutura desse tipo de negócio.

A estrutura de uma loja digital

O modelo tradicional de uma loja de roupas lida com uma série de relações comerciais acerca da administração de tal negócio, como a necessidade de lidar com bons fornecedores, as estratégias adotadas para lidar com o público e seus concorrentes.


Junto a tudo isso, é possível destacar também a posição estratégica de tal estabelecimento. Como a opção por abrir uma loja dentro de um centro comercial para facilitar a visibilidade de tal negócio diante de um espaço já conhecido pela presença de outras lojas.


Mas a verdade é que os mesmos tipos de conceitos possuem valor dentro de um sistema digital, existindo apenas uma adaptação acerca de cada um dos tópicos citados, como na escolha da melhor plataforma virtual e a adoção de táticas virtuais, por exemplo.


Realizando muitas vezes contato com os seus fornecedores por meio dos mesmos canais digitais, tal como uma distribuidora de algodão, que também passa a trabalhar com o modelo virtual, acompanhando uma mudança estrutural do meio comercial como um todo.


Sendo assim, é importante estar atento a uma série de práticas que estão associadas a montagem de uma estrutura digital para sua loja de roupas, que pretende migrar para um sistema digital, sendo elas:


  • Adoção de uma plataforma virtual;

  • Organização do seu estoque;

  • Adaptação da sua loja;

  • Mudança em sua comunicação.


Etapas que permitem a criação de uma nova estrutura para sua loja de roupas, permitindo com que a mesma passe a lidar com os benefícios disponíveis no cenário digital.


Agora, seja qual for o seu estágio em relação à abertura de uma loja de roupas virtual, tendo ou não um empreendimento físico como suporte anterior, as dicas a seguir se destacam como etapas de importância no processo de abrir seu negócio digital.

Passo a passo para abrir sua loja virtual de roupa

Uma série de etapas são necessárias para garantir a qualidade de um escritório a ser aberto, desde o aluguel do espaço, a compra de imóveis, assim como a contratação de uma empresa para cuidar do sistema de climatização deste local.


E o mesmo tipo de responsabilidades diversas pode ser citada em relação a abertura de uma loja digital, como é o caso de uma focada no setor de vestuário. Com essas etapas sendo:

  1. Escolha o seu público

Dentro do setor de roupas existe uma variedade de opções, como roupas íntimas, infantis, fantasias, entre outras variações. Sendo assim, o primeiro passo é escolher sua área de negócio e o tipo de público com que tal loja pretende trabalhar.

  1. Formalize o seu negócio

A internet facilita com que um indivíduo consiga abrir sua loja virtual, e o mesmo pode ser dito acerca da regulação desse projeto, facilitando também a gestão da sua opção física, como na realização de uma auditoria ambiental sobre o espaço da loja.

  1. Selecione a plataforma ideal

Da mesma forma com que um negócio físico depende de sua posição para melhorar a visibilidade deste empreendimento, o mesmo pode ser dito em relação a sua acomodação na internet.


Por meio de um site próprio ou por uma plataforma de marketplace, no qual uma loja repassa uma porcentagem dos seus lucros, no entanto, passa a ter acesso a todas as ferramentas disponíveis nessa plataforma de vendas.

  1. Design do site

Da mesma forma com que a organização de uma loja de roupas pode garantir uma melhor movimentação e compra por parte dos clientes, o mesmo é válido em relação a uma loja virtual, destacando-se nesse caso o layout presente em tal plataforma de vendas.


Ele que se destaca por meio das cores, logotipos, ambiente de navegação do site, entre outros pontos que levam a uma melhor experiência por parte dos usuários ao acessarem esse site de vendas.

  1. Contato com fornecedores

Toda loja depende dos seus fornecedores, a diferença no caso do modelo virtual está na forma com que esses contatos internos são realizados, sendo importante trabalhar com uma empresa de logística que atue na organização do estoque de peças do seu site.


Da mesma forma com que é importante estabelecer um sistema de entregas, levando os produtos comprados até a mão dos consumidores.

  1. Canais de pagamento

Por ser um espaço ao qual serão realizadas as transações comerciais, é essencial apresentar ao público opções nesse sentido, como por meio de opções como cartão de crédito, débito, boleto, transferência via PIX, entre outros sistemas comerciais.

  1. Divulgação adequada

Por último, é importante saber como divulgar tais empreendimentos, adotando justamente de canais digitais, que facilitam com que um usuários seja levado de um anúncio diretamente para o endereço de tal loja.


Pois da mesma forma com que alguém procura na internet por um laudo ergonômico esperando encontrar por uma clínica que realiza esse tipo de exame, é esperado que um usuário em busca de um vestido específico encontre a sua loja de roupas.


Aumentando assim a possibilidade de vendas desta loja, que por meio de um sistema digital pode amplificar a sua relação com uma audiência de clientes, além de crescer esse número de público.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL