FEED DOG BRASIL - Festival Internacional de Documentários de Moda

11 de mar. de 2019

FEED DOG BRASIL - Festival Internacional de Documentários de Moda


Entre os dias 12 a 17 de março, Brasília recebe a terceira edição FEED DOG BRASIL - Festival Internacional de Documentários de Moda – desta vez no Museu Nacional da República com entrada gratuita. Pela primeira vez na capital, a mostra conta com patrocínio da Riachuelo por meio da LIC – Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal.
A abertura do Festival será no dia 12, numa sessão para convidados, com a exibição de The First Monday in May, dirigido por Andrew Rossi, sobre o Baile de gala do MET 2015, que teve como tema China: Through the Looking Glass. A direção de arte é assinada pelo cineasta chinês Wong Kar-Wai.
FEED DOG é um festival de filmes de moda que retrata a moda como arte, comportamento e expressão cultural. A mostra nasceu em Barcelona em 2015 e em 2017 fez sua estreia na cidade de São Paulo e a segunda edição em Belo Horizonte em 2018. 
Além da exibição dos filmes o festival contará com duas mesas de debates e duas oficinas, traçando um diálogo com os filmes exibidos. O FEED DOG – Edição Brasília vem mostrar a potência da moda como um fenômeno cultural vivo e complexo, em permanente transformação. O objetivo do festival é iluminar o mundo da moda com filmes que aliam informação, vibração, estilo, mercado e qualidade cinematográfica.
FEED DOG BRASIL - Festival Internacional de Documentários de Moda
O festival conta com curadoria da documentarista e jornalista Flavia Guerra e traz doze títulos nacionais e internacionais que abordam o mundo da moda e da imagem.
Além da exibição dos filmes, há também debates, oficinas e uma exposição com fotos do acervo da Agência Fotosite, sob a curadoria de Jussara Romão.
EXPOSIÇÃO
Seguindo seu compromisso em apresentar a pluralidade de manifestações e possibilidades do universo da moda, o FEED DOG promoverá entre os dias 12 de novembro a 17 de março, no hall do Museu da República, a exposição fotográfica “FEED DOG Fotosite”. A montagem apresenta 40 retratos de um acervo de mais de 2 milhões de fotos de passarelas, backstages e das ruas, que foram registradas durante 20 anos pela Agência Fotosite, responsável por um dos mais importantes acervos fotográficos sobre a moda brasileira e internacional no país.
Com curadoria de Jussara Romão, a exposição procura explorar manifestações que tangenciam a realidade e o que existe de lúdico no universo da moda.

OFICINAS

Moulage por Karina Petzold
Dias:  quarta 13,  quinta 14 e 15 sexta 
Horário: das 16 às 18h
Moulage é a técnica de criação do molde no próprio manequim, em qee o desenho da roupa é constrído no espaço tridimensional para depis ser traduzido em um modelo-piloto.

• Participação: livre e gratuita.
• Limite de 10 vagas. Inscrição pela rede social do evento.
• Inscrições em breve.

Upycicling por Nina Maria Fonseca
Dias: 16 sábado e 17 domingo
Horário: das 15 às 20h
O Upcycling, também conhecido como reutilização criativa, é o processo de transformação de subprodutos, resíduos e produtos inúteis em novos materiais. É uma forma de dar vida nova a roupas, restos de tecido, acessórios e tudo o que couber na nossa imaginação.
Nesta oficina Nina Maria propõe uma nova maneira de criar e pensar o vestuário. 
• Participação: livre e gratuita.
• Público rotativo por ordem de chegada no local.
• Inscrições em breve.

DEBATES

Mesa 1 - Sexta 15/03, às 17h 
“Sustentabilidade e Responsabilidade Social estão na Moda?” discute os rumos que a indústria e o mercado da moda têm traçado para criar produtos, meios e métodos de produção socialmente e ambientalmente responsáveis e sustentáveis. Hoje há uma preocupação pelo reaproveitamento de materiais e há também uma exigência do consumidor pela transparência das empresas. O que este movimento traz de mudança tanto para a produção da moda quanto para o estilo? As relações de produção e de trabalho no universo da moda também serão debatidas. As iniciativas e criações que são fashion e também propõem mudanças entram na discussão, como o upcycling, o trabalho com materiais não convencionais, entre outros.

Nomes confirmados 
Rafaela Lacerda - SP - mediadora 
Romilda Gomes Moreira - BSB - debatedora
Iara Vidal - BSB  ebatedora 
Daniela Auler - SP - debatedora

Mesa 2 - Sábado 16/03, às 17h 
“Cinema e Moda – Uma Relação ao Longo da História” debate a relação do universo da moda com a sétima arte. Mais que contar com figurinos criados por grandes estilistas, o cinema sempre teve uma relação dinâmica com a moda, seja refletindo e incorporando as mudanças ocorridas na sociedade, seja influenciando a própria moda.

Participam da Mesa: 
Flávia Guerra – SP - mediadora
Cecília Barroso - BSB - debatedora 
Fernando Martins - BSB - debatedor


PROGRAMAÇÃO DOS FILMES
• 12/03 – Terça-feira
20h: First Monday in May (LSE)
http://br.feeddog.org/programa-2018/the-first-monday-in-may-2/
Sessão de Abertura para convidados e coquetel.
• 14/03 – quinta-feira
17h: Idades da Moda http://br.feeddog.org/programa-2018/idades-da-moda-2/ + curta Mini Misshttp://br.feeddog.org/programa-2018/mini-miss-2/
19h: Deixa na Régua http://br.feeddog.org/programa-2018/deixa-na-regua/
21h: Fios de Alta Tensão – com diretor Sergio Gag http://br.feeddog.org/programa-2018/fios-de-alta-tensao/
• 15/03 – sexta-feira
17h: MESA - SUSTENTABILIDADE.
19h: Out of Fashion http://br.feeddog.org/programa-2018/out-of-fashion/ + curta Mini Miss http://br.feeddog.org/programa-2018/mini-miss/
21h: Mapplethorpe: Look at the pictures http://br.feeddog.org/programa-2018/mapplethorpe/
• 16/03 – Sábado
17h: MESA - CINEMA E MODA
19h: Mapplethorpe: Look at the pictures http://br.feeddog.org/programa-2018/mapplethorpe/
21h: Antonio Lopez (LSE) http://br.feeddog.org/programa-2018/antonio-lopez-1970-2/ + curta Perfect Fithttp://br.feeddog.org/programa-2018/perfect-fit/
*LSE = Legenda Descritiva



FEED DOG BRASIL 2018 – Festival Internacional de Documentários de Moda
Local: Museu Nacional da República
Setor Cultural Sul Lote 02 – Esplanada dos Ministérios – Brasília DF
Quando: De 12 a 17 de março de 2019
Entrada franca

Facebook: 
https://www.facebook.com/events/1914023055393536/
ServiçoExposição FEED DOG Fotosite
Hall do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul Lote 02 – Esplanada dos Ministérios
Visitação de 12 a 17 de março de 2019 (terça-feira a domingo, das 9h às 18h)
Entrada franca



*informações enviadas pela assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL