Continuamos com a série de posts sobre os principais benefícios do método Pilates!
5. Diminuição do Estresse e Ansiedade
Atualmente, o estilo de vida dos indivíduos aumenta significativamente os níveis de ansiedade, estresse e de depressão. Contudo, estudos científicos comprovam que a prática de exercícios físicos controla esses distúrbios psicoemocionais cada vez mais frequentes na sociedade contemporânea.
Esses distúrbios psicoemocionais são bioquímicos e se manifestam por meio da carência de substâncias importantes que modulam a alegria, a satisfação e a vontade de cuidar-se. Dentre esses moduladores, um dos mais importantes é a serotonina, que é um hormônio secretado durante o exercício físico.
Como o Pilates conecta o corpo com a mente durante os exercícios, há um desligamento dos causadores desses distúrbios. Dessa forma, o benefício é o aumento do prazer durante o exercício e o aumento da produção da serotonina.
A grande maioria dos praticantes de Pilates, segundo Eliane Coutinho, relatam muitos benefícios, entre eles o bem-estar, não só durante as aulas, mas também após.
Com isso, os alunos criam um hábito saudável que gera, não só um ganho muscular, mas uma melhora emocional, deixando-o menos ansioso, focado e mais tranquilo. Consequentemente, melhorando a qualidade de vida, a autoestima e diminuindo a ansiedade e outros distúrbios psicoemocionais.
6. Pilates no Pré e Pós-parto
Pilates na gestação é uma das áreas que mais cresce em todo o mundo, visto que as mulheres desejam ter uma gravidez mais saudável, sem riscos e limitações, como edemas de extremidades, dores lombares, fadiga, dores muscular, dispneia, câimbras, stress e até depressão.
Com a prática do método é possível evitar todas essas intercorrências durante os três trimestres de gestação, uma vez que o Pilates tem como filosofia trabalha a futura mãe como um todo, integrando mente e corpo.
Primeiramente, o método ajuda a organizar o padrão respiratório da gestante, para melhorar a quantidade de oxigênio nos músculos e em todos os sistemas do corpo, prevenindo dispneia e cãibras, além de, melhorar o desenvolvimento fetal.
A melhora da capacidade respiratória contribui para aumentar o metabolismo muscular diminuindo o índice de câimbras e melhorando o padrão respiratório, em especial no final da gestação.
O Pilates também promove outros benefícios importante, como o aumento do retorno venoso, reduzindo os edemas e dores de extremidade e os desconfortos articulares, em especial nos punhos e tornozelos.
A dor lombar é um dos principais sintomas presentes durante a gestação e o método Pilates tem como função prevenir e tratar essa dor, estabilizando a coluna através do fortalecimento dos músculos profundos e reorganizando a biomecânica das suas curvaturas durante todas a gestação.
Uma coluna estável e sem sobrecargas e com músculos fortes previne as dores pélvicas, as dores irradiadas para os membros inferiores e o desconforto durante a marcha, principalmente no último trimestre de gestação.
O Pilates ainda melhora a frequência cardíaca da gestante, estabilizando os batimentos cardíacos o que possibilita uma gestação com menos aceleração cardíaca e melhor desempenho na atividades de vida diária.
O método por fim traz o benefício da melhora do sono pela diminuição da ansiedade, pelo alongamento e relaxamento muscular durante a prática.
7. Pilates na Artrose
A artrose é um processo degenerativo articular que causa dores e perda de movimento. O método Pilates tem como principal função aumentar os espaços intra-articulares, por meio do ganho de flexibilidade e estabiliza as articulações e do ganho de força muscular.
Os exercícios de Pilates trabalha os músculos em cadeia cinética fechada, que melhoram a artrose, pois esses exercícios não sobrecarregam as articulações e geram fortalecimento dos grandes grupos músculos, de forma organizada.
A amplitude de movimento conseguida pelo alongamento muscular é outro benefício que ameniza a artrose. O alongamento muscular aumenta os espaços intra-articulares permitindo movimentos amplos e melhora das habilidades motoras durante o dia a dia.
O método ainda trabalha as articulações de forma preventiva, ou seja, o Pilates é capaz de fortalecer e alongar os músculos, estabilizando as articulações e prevenindo o processo de sarcopenia (atrofia muscular) e sobrecarga que ocorre durante o envelhecimento.
8. Pilates na Escoliose
Os desvios posturais são muito comuns durante a infância (entre 10 e 12 anos), em especial a escoliose e a hipercifose, que é uma alteração do alinhamento da coluna. A escoliose caracteriza-se por uma torção da coluna vertebral, sendo assim, é um desvio tridimensional. Porém, antes de nos atermos à escoliose, faz-se necessário diferenciar a escoliose propriamente dita da chamada atitude escoliótica.
A atitude escoliótica é resultante de um desvio apenas no plano frontal e é totalmente redutível. Além disso, não apresenta nenhuma deformação estrutural, não é permanente e não evolui. Ela é considerada como uma atitude de compensação por perturbações que não estão diretamente ligadas à coluna vertebral, como, por exemplo, a diferença de comprimento dos membros inferiores, o desequilíbrio na pelve, fraqueza dos músculos do tronco, posturas antálgicas (postura compensatória por dor), vícios de mau posicionamento, entre outros.
O Pilates tem o objetivo reorganizar o eixo da coluna vertebral, tratando o desequilíbrio muscular, a alteração da imagem postural, a fraqueza e o encurtamento muscular, por meio da flexibilização e fortalecimento dos músculos superficiais e profundos dos músculos do tronco.
O método trabalha de forma dinâmica, com o repertório original dos exercícios no solo e nos equipamentos, como o objetivo de promover reorganização vertebral e reequilíbrio muscular, tratando não só a alteração postural mas, estimulando o cuidando com a postura corporal, através do equilíbrio entre, força e flexibilidade dos músculos que sustentam a coluna vertebral.
informações: Prof.ª. PhD Eliane Coutinho e a Fisiociência
Alinhar Studio Pilates
Av. Castanheiras Qd. 101 Lt 350 Loja 110
Ed. Laguna Mall
(61) 3567-0318
Bônus: 1 aplicação de ventosaterapia + aplicação de auriculoterapia
*informe que viu no blog Moda e Gestão no momento da matrícula
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale