Os principais benefícios do método Pilates - parte 1


Os principais benefícios do método Pilates - parte 1

O método criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, no início do século XX, traz como um dos seus maiores benefícios a conexão entre mente, corpo e espírito, na busca pelo equilíbrio do indivíduo e qualidade de vida  em qualquer idade.

A modalidade é usada no mundo inteiro para condicionar e tratar várias disfunções neuromusculares, mio-articulares, neurológicas, psicológicas e até psicossomática. Isso é possível por meio de seus princípios e  uma série de exercícios no solo - Mat Pilates, com 32 exercícios originais, e por um complexo repertório de exercícios nos equipamentos - Cadillac, Reforme, Ladder Barrel, Wunda Chair e Spiner Corretor.

Joseph Pilates elaborou 6 princípios que norteiam o método e que trazem muitos benefícios à saúde: Concentração, Centralização, Controle, Respiração, Precisão e Fluidez que são usados durastes todos as aulas.

Entre uma infinidade de benefícios, a Profa Dra Eliane Coutinho relaciona os 12 principais benefícios do método Pilates que traremos em 3 posts aqui no blog. 

1. Ganho da Flexibilidade

A flexibilidade é considerada uma capacidade física mista, ou seja, coordenativa, na qual exige grande participação do sistema nervoso central e condicional.

A flexibilidade também é considerada uma capacidade física do ser humano que condiciona a obtenção de grande amplitude articular, durante a execução dos movimentos. Ou seja, o quanto que a sua articulação pode movimentar.

Essa flexibilidade perde-se ao longo do tempo por falta de estímulo, acarretando prejuízos musculares e articulares. Promover músculos flexíveis  é um grande benefício que o método Pilates proporciona a seus praticantes, independente da idade os efeitos são inquestionáveis. 

Todo o repertório de exercícios gera músculos fortes e flexíveis e essa flexibilidade é resultante de um extraordinário repertório exclusivo de  exercícios que promove grande  amplitude de movimento e alongamento máximo estimulando o ganho de comprimento muscular (através da produção de fatores de crescimento como NOs - óxido nítrico sintetase) e consequentemente promovendo a flexibilidade necessária para  ter-se músculos saudáveis, sem dor e com pleno desempenho funcional.

A flexibilidade preveni doenças articulares e dores musculares, pois músculos flexíveis permitem que as articulações sejam menos comprimidas e sobrecarregadas e consequentemente mais móveis e sem limitação é dor.

2. Ganho de Força muscular

A força muscular é considerada essencial para o funcionando perfeito das articulações, sustentação do corpo, performance muscular, marcha e o desenvolvimento do desempenho das habilidades motoras do indivíduo, desde a infância até a terceira idade.
  
O método Pilates proporciona o  ganho de força de forma organizada e sem sobrecargas em todos os músculos do corpo e esse benefício ocorre devido a um recrutamento muscular máximo, ou seja, um maior número de fibras em contração durante os exercícios. Esse recrutamento, essencial para o ganho de força, é potencializado pela concentração, princípio do método, durante os exercícios.

Pilates promove Força durante envelhecimento

É muito importante a prática correta dos exercícios de Pilates, para obter-se o benefício do ganho de força em  todas as fases da vida, mas em especial após os 30 anos, pois é nessa fase que inicia-se o decréscimo da força muscular.

Com a prática nessa fase o Pilates promove ganho e manutenção da força, por meio dos exercícios que usam a resistência do próprio corpo - Mat Pilates e também resistências  dos equipamentos através das molas e esse é um valioso benefício na prevenção da sarcopenia, que é a atrofia muscular durante envelhecimento.

A perda de força interfere diretamente na qualidade de vida do indivíduo, e o método Pilates tem o grande benefício de promover ganho de força muscular gerando melhora na performance e qualidade de vida.

3. Estabilidade Articular

A estabilidade articular é extremamente importante para que o indivíduo tenha completo desempenho em todas as suas atividades diárias.

Uma articulação estável é uma articulação sem frouxidão. O que promove essa estabilidade articular é  a força dos músculos que sustentam cada articulação. 

Os exercícios de Pilates promovem esse ganho de força de forma organizada, promovendo movimentos  articulares  funcionais, sem compressões, sem desgaste e sem dor. 

As articulações estáveis são articulações em perfeita congruência, ou seja, perfeito acoplamento entre os ossos, o que não causa pontos de sobrecarga e de lesão, a nível cartilaginoso.

Os exercícios de Pilares promovem estabilidade articular, um importante benefício para função articular. Um método que deixa as articulações saudáveis prevenindo e tratando das dores articulares decorrentes de processos degenerativos, como artrite e artrose.

4. Pilates  Emagrece

O processo de emagrecimento se dá por meio de com conjunto de atitudes e práticas e a prática do método Pilates contribui para perda de peso. Em especial o método Pilates  beneficia as pessoas que não gostam de praticar atividade, estimulado o prazer pela prática de exercício físico, o que é essencial para o processo saudável de emagrecimento.

O método também gera a conexão entre mente e corpo, aumentando o estado de concentração durante os exercícios e maior foco no objetivo de emagrecer.

O Pilates contribui para o  emagrecimento, uma vez que o exercício pode ser trabalhado de forma contínua e de baixa intensidade, por meio de exercícios de solo, trabalhando abaixo do limiar anaeróbio,  utilizando assim a gordura como fonte de energia, o que é chamado de lipólise, segundo a PhD Eliane Coutinho. 

Ou também, por meio de exercícios mais intensos com intervalos, que podem ser realizados nos equipamentos, com o uso de cargas, aumentando a massa muscular e acelerando o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento.

A perda de peso em quem pratica o Pilates ocorre em conjunto com o ganho de músculos e com a diminuição de medidas. Mas o principal benefício é estimular a produção do hormônio do prazer, serotonina, para assim estimular o prazer pela prática de uma atividade física saudável. O método Pilates contribui para o emagrecimento sem sobrecargas de forma saudável e prazerosa.

informações: Prof.ª. PhD Eliane Coutinho e a Fisiociência

Acompanhe os próximos posts sobre os principais benefícios do método Pilates!! Fique de olho no blog, acompanhe nossas news e nossas redes sociais!

Alinhar Studio Pilates
Av. Castanheiras Qd. 101 Lt 350 Loja 110
Ed. Laguna Mall
(61) 3567-0318
Fanpage: Alinhar Studio
Instagram: @alinharpilates

Desconto de 10% na matrícula para qualquer plano de Pilates
Bônus: 1 aplicação de ventosaterapia + aplicação de auriculoterapia
*informe que viu no blog Moda e Gestão no momento da matrícula