Pilates clássico X Pilates contemporâneo O que é certo ?

7 de fev. de 2017

Pilates clássico X Pilates contemporâneo  O que é certo ?


O método Pilates cresce de forma gigantesca e atualmente abrange muitas áreas, como reabilitação, condicionamento físico, fitness e qualidade de vida, contudo, esse método vem sofrendo alterações ao longo dos anos.
A origem do Pilates se deu no começo do século XX, criado por Joseph Pilates. O uso dos equipamentos clássicos, o mat pilates como base, os 37 exercícios originais, o repertório autêntico nos equipamentos, que gira em torno de 700 exercícios e os princípios filosóficos aplicados a cada exercício, caracterizam o método original.
O método autêntico aborda todos os princípios, filosofias e exercícios fielmente como Joseph Pilates criou, no qual estão  baseados na sua vivência corporal, nos seus estudos do movimento humano e na forma como sentia os efeitos de cada exercícios.
Apesar da autenticidade do método ser primorosa e atender muitas necessidades para obter um corpo saudável, ao longo dos anos, a ciência vem mostrando como o corpo se comporta, como as posições dos exercícios geram demandas maiores em estruturas importantes, como da coluna vertebral.
A ciência também mostra como o processo de crescimento que todos os métodos ligados ao movimento humano vem sofrendo. É preciso entender que a ciência hoje, demonstra descobertas em áreas importantes como biomecânica, neuroplasticidade e cinesiologia que embasam o método de forma a gerar resultados, na área de reabilitação e condicionamento neuromuscular. 
Por isso, atualmente não se pode deixar a ciência de lado e a partir dai surge o Pilates Contemporâneo, no qual tem o objetivo de somar ao método original conhecimento biomecânicos, cinesiológicos e da plasticidade musculoesquelética, descobertos por meio de pesquisa científica. O intuito dessas pesquisas é agregar informações para que o método cresça sem perder sua essência.
Tudo o que o Joseph construiu sobre o método original foi baseado em seus estudos da época: era um estudioso, estava muito além da sua geração. Ele já falava de conteúdos fisiológicos que hoje são muito estudados pela ciência, como a ativação de músculos profundos, ao invés de simplesmente ativar músculos superficiais. Para a Profa. Dra. Eliane Coutinho, se ele ainda fosse vivo, com certeza, a ciência o teria tomado e ele teria amplificado seus conhecimentos e melhorado o método ainda mais.
Portanto, o método original é a base fiel para todos os profissionais que trabalham o Pilates. A Profa. Dra. Eliane Coutinho ainda explica que o Pilates não é um método simplesmente feito com um curso de formação, ele é hoje uma carreia e entendendo dessa forma, todos que estudam querem sempre agregar mais ao método original. 
Por isso, o Pilates contemporâneo vem com o objetivo de agregar novos conhecimentos e gerar adaptações aos padrões originais para somar e melhorar a resposta plástica e músculo esquelética do indivíduo.
A Profa. Dra. Eliane Coutinho ainda defende que não há uma linha melhor que a outra, há o Método Pilates Clássico ou Original como base e o Pilates contemporâneo, a sua complementação. Logo, deve-se ter um olhar aberto para as duas versões, embora entendendo que o método é único. A Profa. Eliane Coutinho defende o Pilates Clássico Científico, pois para ela este é o original visto pelos olhos da ciência.

texto de Profª. PHD Eliane Coutinho e a Fisiociência®


“O objetivo é atingir o bem-estar físico e emocional”

Alinhar Studio Pilates
Av. Castanheiras Qd. 101 Lt 350 Loja 110
Ed. Laguna Mall
(61) 3567-0318
Fanpage: Alinhar Studio
Instagram: @alinharpilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL