{Cultura} Ciclo de Arte no Brasília Shopping

Ciclo de Arte no Brasília Shopping


Ciclo de Arte
Segunda exposição de projeto com curadoria de Ralph Gehre lança o olhar ao trabalho de jovens artistas da capital

Depois de apresentar ao grande público brasiliense trabalhos que marcaram a carreira da gravurista Lêda Watson, o Ciclo de Arte - um projeto inédito de exposições com curadoria de Ralph Gehre - traz à cúpula sul do Brasília Shopping o talento de jovens artistas com a mostra A série Sem/Registro, que fica em cartaz de 28 de maio a 28 de junho. “Com grande objetividade, ela complementa a mostra inaugural, na qual apresentamos a rigorosa gravura de Lêda. Nessa sucessão, vemos a amplitude do universo gráfico, a validade da gravura como expressão ininterrupta e o interesse pelo múltiplo como fator de difusão impressa”, revela o curador do Ciclo.
Ciclo de Arte no Brasília Shopping

A Sem/Registro
A Sem/Registro é uma coletânea de 60 gravuras que reúne, desde 2013, obras de 20 artistas. Até hoje, quatro álbuns foram organizados pelo designer Felipe Cavalcante e o artista plástico Pedro Ivo Verçosa. “Convidamos colegas com distintas atuações - pintura, desenho, gravura, quadrinhos, moda, ilustração e design - a experimentarem a serigrafia”, revela Felipe. O designer relata que o projeto surgiu com a intenção de realizar um apanhado com trabalhos de diversas pessoas em um mesmo suporte. A técnica sugerida é a serigrafia pela facilidade de adequação e reprodução de um desenho original em uma série.

Ciclo de Arte no Brasília Shopping
A ideia, completa Pedro Ivo, é elaborar uma publicação que questione pré-classificações e limites, gerando uma edição impressa manualmente com tiragem restrita e de periodicidade definida, onde as páginas são apresentadas soltas. A cada número, cinco artistas são convidados a produzir uma série de três gravuras diferentes em serigrafia no formato 33 × 48cm. “Os limites propostos são: eleger livremente apenas duas cores a serem impressas sobrepostas e escolher um papel a ser utilizado como superfície, o qual pode ser diferenciado pelo artista”, detalha. Dessa forma, cada edição é formada por 15 gravuras diferentes, divididas em três caixas com cinco páginas soltas.

A Sem/Registro no Ciclo de Arte

Para Ralph Gehre, curador do Ciclo de Arte, trazer a coletânea Sem/Registro ao projeto e, consequentemente, aos olhos do público, é refletir nas paredes da galeria montada na cúpula sul do Brasília Shopping a proposta e a expressão de um novo tempo. Gehre lembra que a série ecoa referências da gravura brasileira das décadas de 1960 e 1970 e demonstra o apelo que o universo gráfico exerce sobre uma nova geração, educada sob a abundância de acessos. “A Sem/Registro imprime a qualidade do trabalho de um grupo atento à velocidade com que os meios podem se tornar obsoletos, à forma como as imagens se desgastam continuamente e aos valores que podem emergir dessa dicotomia”, relata.
As obras reunidas nas quatro edições da série Sem/Registro são, todas elas, de talentos atuantes na capital. A multiplicidade de linguagens deste conjunto de 60 imagens será apresentada em sua totalidade pela primeira vez no Ciclo. “Embora já expostas separadamente em feiras de arte fora de Brasília e do Brasil, somente agora o público terá a oportunidade de apreciar a coletânea inteira”, revela a publicitária Cláudia Pereira, idealizadora do Ciclo de Arte.
Segundo Maíra Garcia, gerente de marketing do Brasília Shopping, mais do que expor e divulgar o trabalho dos jovens artistas, o Ciclo de Arte proporciona um encontro dos autores das obras e curadores da exposição com os brasilienses. “Felipe Cavalcante e Pedro Ivo Ferçosa fazem um talk show no teatro do próprio shopping no dia 8 de junho. O tema é Feiras e Edições Alternativas + Produção. A conversa com o público teráa participação do diretor de arte Lucas Gehre. Quem gosta de arte está mais que convidado”, sugere.

Entendendo o Ciclo de Arte
O Ciclo de Arte é um projeto que vem fazendo um retrato da arte contemporânea de Brasília a partir de quatro diferentes referências. “Selecionamos dois artistas renomados e dois coletivos com produção jovem da cidade. As obras serão expostas sob o céu de Brasília”, diz Ralph Gehre referindo-se ao local no qual os brasilienses terão acesso livre para apreciar os trabalhos: uma praça com teto de vidro. Lêda Watson abriu o projeto no dia 22 de abril com uma exposição que marcou o mês das mães. Elder Rocha encerra a coletânea em outubro, depois do público conhecer o trabalho de Pedro Ivo Verçosa, Felipe Cavalcante, Renato Rios e Rodrigo Cruz, novos expoentes das artes plásticas na capital do País.

SERVIÇO:
CICLO DE ARTE BRASÍLIA SHOPPING 2015
SÉRIE SEM REGISTRO – ORGANIZADA POR PEDRO IVO VERÇOSA E FELIPE CAVALCANTE

Data da Exposição: 28 de maio à 28 de junho 
Horário: 10h às 22h
Local: Brasília Shopping – praça em frente à Caixa Econômica
TALK SHOW – 8 DE JUNHO, 19H (*SUJEITO A LOTAÇÃO)
Local: Teatro Brasília Shopping
Tema: Feiras e Edições Alternativas + Produção
Convidado: Lucas Gehre (artista plástico, quadrinista, diretor de arte, roteirista e editor de publicações)
Classificação indicativa: LIVRE

RENATO RIOS E RODRIGO CRUZ
Data da Exposição: 30 de julho à 30 de agosto 
Horário: 10h às 22h
Local: Brasília Shopping – praça em frente à Caixa Econômica
TALK SHOW – 10 DE AGOSTO, 19H (*SUJEITO A LOTAÇÃO)
Local: Teatro Brasília Shopping
Tema: Espaços Alternativos e Relações de Trabalho
Convidado: Galeria Objeto Encontrado + Galeria Elefante
Classificação indicativa: LIVRE
  
ELDER ROCHA
Data da Exposição: 24 de setembro à 25 de outubro 
Horário: 10h às 22h
Local: Brasília Shopping – praça em frente à Caixa Econômica
TALK SHOW – 28 DE SETEMBRO, 19H (*SUJEITO A LOTAÇÃO)
Local: Teatro Brasília Shopping
Tema: Formação e Consolidação de Nomes no Mercado da Arte
Classificação indicativa: LIVRE
Classificação indicativa das exposições:livre
Mais informações para o público:
Brasília Shopping – (61) 2109-2122



Os artistas do Ciclo
Pedro Ivo Verçosa e Felipe Cavalcante -trabalham com serigrafia e são responsáveis pela série Sem/Registro, que reuniu em quatro edições 20 artistas, três designers gráficos e dois escritores, todos eles jovens expressões de Brasília. Felipe Cavalcante é designer formado pela UnB. Além do trabalho autoral, faz publicações em diversos setores editoriais e atua como ilustrador e artista plástico. Expôs em diversas mostras nacionais e internacionais, como o London Design Festival e o Trimarchi DG, na Argentina. Professor substituto do Departamento de Design da UnB, ministrou as disciplinas de tipografia, ilustração e materiais e processos de impressão. Faz parte do Irmãos Colagem, projeto coletivo com Júlio Lapagesse e Pedro Ivo Verçosa desenvolvendo colagens gigantes. Também com Verçosa é criador da revista Sem/Registro, curadoria portátil de gravuras em serigrafia. É um dos fundadores do Mopa, estúdio de design e ilustração. Pedro Ivo Verçosa é artista plástico formado pela UnB, com participação em diversas mostras nacionais e trabalha na produção de exposição de diversos artistas da cidade. Sua principal pesquisa é a sobre a percepção do tempo e seu registro. Tal preocupação é expressa principalmente em seus trabalhos de pintura e fotografia. Desenvolve diversos projetos coletivos, entre os quais o Irmãos Colagem. Felipe e Pedro pesquisam serigrafia desde 2004, ministrando oficinas e desenvolvendo trabalhos com a técnica. Fazem parte do Espaço Laje, em Brasília, ateliê coletivo reunindo sete artistas e que desenvolve projetos em cinema, quadrinhos, artes visuais, design e música.

Lêda Watson - Nascida Lêda Campofiorito Saldanha da Gama, em Niterói, graduou-se em Artes Plásticas no Rio de Janeiro (Escola Nacional de Belas-Artes), em Paris (École de Beaux-Arts) e Brasília (UNB). Especializou-se em gravura em metal no Rio e Paris (atelier Friedlaender) durante mais de 3 anos. Como arte-educadora, criou o 1º Núcleo de Formação de Gravadores em Brasília, o qual funcionou de 1975 a 1987. Ministrou cursos de Gravura em Metal e palestras na Universidade Católica de Lima (Peru), Universidade de Brasília, Escola Nacional de Artes Plásticas (Nicarágua), Universidade Nacional - Heredia (Costa Rica), Universidade Central da Venezuela (Caracas) e no Museu de Arte Contemporânea da Cidade do Panamá. Como artista plástica/gravadora, participa desde 1968 de exposições coletivas e individuais na América do Sul, na América do Norte, na Europa e no Oriente. Recebeu vários prêmios, tendo obras suas em inúmeras coleções particulares e museus.

Elder Rocha - nasceu em Goiânia, Goiás, em 1961. Vive e trabalha em Brasília desde 1972. Licenciado em Artes Plásticas na Universidade de Brasília (1979/1985). Mestrado em Arte no Chelsea College of Art and Design (Londres 1990/1991), com bolsa do British Council. É professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília desde 1993. Recebeu prêmios no Salão Nacional de Arte de Goiás em 2005, no Prêmio Brasília de Artes Visuais em 1998, no Salão de Artes Plásticas do DF em 1991 e 1987 e no IX Salão Nacional de Artes Plásticas, Rio de Janeiro, em 1986. Possui trabalhos nas seguintes coleções públicas: Centro Cultural de Belas Artes, Lima, Peru; MAC, Goiânia, GO; EAV-UFG, Goiânia, GO;Fundação Jaime Câmara, Goiânia, GO; MAB, Brasília, DF; FUNDAJ, Recife, PE; MASC, Florianópolis, SC; MARCO, Campo Grande, MS e FUNARTE, Rio de Janeiro, RJ.

Renato Rios e Rodrigo Cruz –
Renato Rios é Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília UnB.
Principais exposições: 2014: Pintura e Pictorialidade em Brasília 2000 - 2014, Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, curadoria Matias Monteiro; Pela Superfície das Páginas, Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, curadoria Júlio Martins; Rios + Cruz = Mapa, Galeria Objeto Encontrado; Rios + Cruz = Mapa, Galeria Ponto, curadoria Ralph Gehre. 2013: TRIANGULAÇÕES - Circuito das Artes 2013, no Museu Nacional da República, em Brasília, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, em Recife, e no Museu Carlos Costa Pinto e Galeria Paulo Darzé, em Salvador, com curadoria geral de Alejandra Hernández Muñoz. O Charivari dos Garis, Galeria CAL - Casa da Cultura da América Latina, curadoria do grupo Corpos Informáticos – DF. 2012: - Individual, Foyer da Sala Martins Pena, Teatro Nacional; Possível Utopia Contemporânea, Galeria Anexo IV, Câmara dos Deputados, curadoria Suzana Magalhães e Moisés Crivelaro; coletiva Centerfolder, Referência Galeria de Arte, curadoria Ralph Gehre - ocasião na qual teve oito trabalhos incorporados ao acervo da galeria.
Rodrigo Cruz - é Bacharel em Artes Plásticas e Mestre em Poéticas Contemporâneas pela UnB.
Principais exposições: 2014 Coletiva 20 - pintura & pictorialismo em Brasília 2000 - 2014, Espaço Cultural Marco Antonio Vilaça - TCU, curadoria de Matias Monteiro. Coletiva Setemais, Casa da Cultura da America Latina: assistência de curadoria e artista. Curadoria geral Vicente Martinez. Realiza em parceria com o artista plástico Renato Rios a segunda edição do projeto RIOS+CRUZ=MAPA, na Galeria Objeto Encontrado. Realiza em parceria com o artista plástico Renato Rios a primeira edição do projeto RIOS+CRUZ=MAPA, na Galeria Ponto. 2013 -Participou da publicação Sem Registro “C”, revista de gravura, curadoria editorial de Felipe Cavalcante e Pedro Ivo Verçosa. Participou da exposição Charivari dos Garis (Proposta Corpos Informáticos), CAL, Casa de Cultura da América Latina. Participou da exposição Novas Linguagens, na Referência Galeria de Arte, curadoria Onice de Oliveira. 2012 - Participou da exposição Habitação/Residência, Hill House, com curadoria de Matias Monteiro. Participou da exposição Center Folder, Referência Galeria de Arte, curadoria Ralph Gehre.

Artistas participantes da Série Sem/Registro:
1a edição
Eduardo Belga
Felipe Cavalcante
Lucas Gehre
Pedro Ivo Verçosa
Renato Reno

2a edição
Gregório Marangoni
Julio Lapagesse
Rogério Lionzo
Vanessa Cavalcante
Virgílio Neto

3a edição
Douglas BSF
Gabriel Góes
Jean Matos
Luisa Malheiros
Rodrigo Cruz

4a edição
Daniel Gizo e Alline Luz
Gabriel Mesquita
Matias Monteiro
Polyanna Morgana

Rafael Coutinho

Todos convidados!!!

*Material enviado pela assessoria de imprensa e publicado gratuitamente! 
Compartilhe com seus amigos!! Siga o nosso instagram @Modaegestao!