{Empreendedorismo} As lições de Steve Jobs Parte final

27 de abr. de 2015

As lições de Steve Jobs Parte 5

Se você acompanhou as postagens anteriores sobre Steve Jobs, acredito muito que estas lições já estejam sendo trabalhadas na sua vida – na sua mente, a princípio – pois o nosso poder de ação começa por ela!.
Vamos a mais 13 lições que sim – transformaram muitas atitudes desta blogueira, empreendedora, palestrante, empresária, amante da vida, que vos fala!

1.   Queime os navios. Jobs matou o mais popular iPod para dar lugar a um modelo novo e mais fino. Queime os navios e você terá que ficar e lutar.

2.   Faça protótipos. Até as lojas da Apple foram desenvolvidas como qualquer produto: prototipadas, editadas e refinadas.

3.   Pergunte aos clientes. O popular Genius Bar surgiu a partir de uma demanda dos clientes.

4.   Se você perder o barco, trabalhe duro para recuperar o terreno perdido. Jobs não percebeu a revolução da música digital no início, mas logo recuperou o terreno.

5.   Busque oportunidades. A Apple não estava no negócio de dispositivos eletrônicos, mas Jobs estava curioso para ver se havia algum espaço em aberto.

6.   Procure por “vetores que se propagam no tempo” - mudanças mais profundas no mundo, que possam ser usadas a seu favor. O iPod se beneficiou muito dos avanços em baterias e displays gerados pela indústria de telefonia celular.

7.   Defina um prazo. Jobs queria o iPod nas lojas antes do final de outono. Havia apenas seis meses para levá-lo ao mercado. Extenuante, porém necessário.

8.   Não se preocupe com a origem das ideias. Foi Phil Schiller, o chefe de marketing da Apple, que sugeriu a click wheel do iPod. Outras empresas nem mesmo teriam chamado o pessoal de marketing para uma reunião de desenvolvimento de produtos.

9.   Não se preocupe com a origem da tecnologia - é a sua combinação que importa. O iPod é mais que a soma de seus componentes.

10.         Aproveite a sua expertise. nunca comece do zero - a equipe das fontes de alimentação da Apple resolveu o problema da bateria enquanto os programadores criavam a interface. Apenas seis meses para colocar um produto no mercado não seriam suficientes se a Apple tivesse reinventado a roda.

11.         Acredite no seu processo. O iPod não foi um surto de genialidade súbita ou uma ideia que surgiu do nada. Ele surgiu do processo de projeto iterativo já existente e funcional na Apple.

12.         Não tenha medo do processo de tentativa e erro. Assim como os infindáveis protótipos de Jonny Ive, a interface revolucionária do iPod foi descoberta por tentativa e erro.

13.         Faça as coisas em equipe. O iPod não é cria de uma única pessoa; não há um único Grande Criador que tenha dado origem ao produto. Nunca é apenas uma pessoa  - o sucesso vem do trabalho em equipe.
Uma ótima semana para você, e acompanhe as próximas lições de Steve Jobs aqui, na próxima semana! Beijos!

As lições de Steve Jobs

Estas lições me ensinaram muito, muito mesmo.
Estou em Brasília há 15 anos, e neste tempo aprendi, lutei, levei muitos nãos, como também tive muito sucesso em vários negócios. O blog é uma paixão ativa, que, desde a sua criação (em 2010), me dá muitos frutos recompensadores – não falo em dinheiro em si – mas relacionamentos e conhecimentos que são a razão dele existir.
Nosso empreendimento (separado do blog, mas com uma ramificação aqui dentro), que é a Consultoria em Moda e venda de produtos (já conhece a nossa loja online?) é mais um passo neste desenvolvimento e nesta tentativa que ele tanto fez. Se houve medo? Sim, muito. Muita busca de oportunidades, busca de conhecimentos e parcerias, e muita força de vontade diária – além das inspirações, do amor e da paixão, que deve fazer parte de qualquer empreendimento.

E você, já seguiu estas lições? O que elas fizeram por você?
Sinto-me muito feliz em poder compartilhar com vocês, e adoraria saber quem também teve uma mudança na sua vida a partir de lições de grandes empreendedores como Jobs.
Beijos!!

Conheça a nossa loja virtual

Conheça nosso instagram

Conheça os nossos serviços!

Livro: A cabeça de Steve Jobs
Autor: Leander Kahney
Editora: Agir (Texto de Espaço ERP)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL