{Mulher Empreendedora} Chieko Aoki e 7 dicas para ABRIR UM NEGÓCIO

Chieko Aoki e 7 dicas para ABRIR UM NEGÓCIO

Chieko Aoki, 66, é fundadora da rede Blue Tree Hotels, que possui 23 hotéis em 18 cidades do Brasil e emprega 2.300 pessoas. É considerada uma das maiores empresárias no Brasil. Em 2013, foi eleita a segunda mulher de negócios mais importante do Brasil pela revista "Forbes", atrás somente de Graça Foster, presidente da Petrobras. A rede faturou R$ 349,7 milhões em 2013 (o lucro não foi divulgado). 

No ranking, a empresária desbancou Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e a top model Gisele Bündchen. 

Nascida no Japão e naturalizada brasileira, Aoki rodou o mundo e acumula experiências no Brasil, na Ásia e nos EUA. Apesar da longa bagagem, as características que considera fundamentais nos empreendedores não dependem de viagens pelo mundo: são a inquietação e a vontade de fazer acontecer. 

"É uma necessidade de executar ideias que ele acredita serem diferentes das práticas do mercado", diz. 

Formada em direito pela USP (Universidade de São Paulo), fez cursos de administração na Sophia University, em Tóquio, e de administração hoteleira na Cornell University, nos EUA. 

Podemos ter planos extraordinários. Porém, o desafio é a execução deles, que depende do fator humano. Estabeleça metas e não as perca de vista. Chieko Aoki, fundadora da rede Blue Tree Hotels 

Conhecida como "dama da hotelaria", Aoki inspira mulheres empreendedoras e é atuante na causa. Ela diz que é importante combinar habilidades técnicas com comportamentais. "No meio turístico, formação acadêmica e experiência são muito importantes, mas também é necessária muita força de vontade", afirma. 

Sua trajetória na hotelaria começou na diretoria de marketing e vendas do Caesar Park São Paulo na década de 80. Virou presidente da Caesar Park Hotels & Resorts e da mais antiga companhia hoteleira dos Estados Unidos, a Westin Hotels & Resorts. 

Em 1992, fundou a empresa Caesar Towers, que em 1997 passou a se chamar Blue Tree Hotels. O nome da marca é a tradução do seu sobrenome para o inglês - Aoki significa "árvore azul" em japonês. 

Além da Blue Tree Hotels, Aoki preside um grupo que leva o seu nome e inclui o Noah Gastronomia, composto pelos restaurantes Noah, em São Paulo, e pelas áreas de alimentação hospitalar e catering para grandes eventos. 
Chieko Aoki e 7 dicas para ABRIR UM NEGÓCIO

Confira as 7 dicas de Chieko Aoki que compartilhamos com você que quer abrir a sua empresa:


1. Estude o mercado com uma lupa 

Segundo Aoki, é muito importante estar atento ao mercado e estudá-lo detalhadamente. Isso ajuda na hora de criar soluções diferentes e ter ideias para não concorrer com muitos. 

2. Ofereça uma experiência única 

"O sucesso de um negócio está diretamente ligado às ações inovadoras do empreendedor", afirma Aoki. Mas, para ela, não basta uma boa ideia e um preço atraente. "É preciso criar valor para as pessoas, para que elas comprem seu produto porque ele proporciona uma experiência única." 


3. Seja exemplo de persistência para a equipe 

Aoki diz que, no turismo, formação acadêmica e experiência contam, mas força de vontade é que leva adiante. "É preciso estar preparado para suar muito, arregaçar as mangas, ser exemplo de persistência e de força nos momentos de dificuldades, que não serão poucos." Para isso, é essencial valorizar o maior patrimônio do negócio: "os funcionários, que vão lutar com você para a realização dos sonhos". 

4. Conheça as regras do jogo 

"É importante que a pessoa entenda sobre requisitos legais e financeiros para abrir uma empresa neste segmento", declara Aoki. O mercado de turismo online é um exemplo. São negócios que precisam oferecer preços competitivos, clareza e rapidez na apresentação de informações. "Ao mesmo tempo, há uma série de normas que regulamentam a atividade e também asseguram maior segurança para o cliente." 

5. Não se intimide com a concorrência 

Para Aoki, o empreendedor de turismo não deve se intimidar com grandes concorrentes. "Quando fundei a Blue Tree Hotels, por exemplo, decidi que queria ser a melhor rede hoteleira em serviços, e não a maior."A melhor forma de encontrar um nicho ideal para o seu tamanho, segundo ela, é analisar o seu campo de atuação e ter como meta satisfazer o seu cliente. 

6. Parta para a ação e siga a meta 

Segundo Aoki, o maior desafio é a execução, sempre. "Podemos ter os melhores planos, a mente voa, aperfeiçoa e, junto com mais pessoas pensantes, podemos ter planos extraordinários. Porém, o desafio é a execução dos planos para os resultados que desejamos, que dependem do fator humano. Estabeleça metas e não as perca de vista." 

7. Procure melhorar como líder sempre 

"O empreendedor deve tentar ser um líder melhor todos os dias, estar atualizado e aprender a superar obstáculos", diz Aoki. Para isso, ela recomenda exercitar os ouvidos. "É preciso saber ouvir os colaboradores e clientes e estabelecer um relacionamento de confiança mútua. Essa troca tende a render frutos bastante positivos."

Estas dicas são para todos, inclusive para quem está desmotivado a continuar com um negócio já atuante no mercado. Seja forte e feliz!! Uma ótima semana para todos nós!!!
E não deixe de seguir o nosso instagram @modaegestao!www.instagram.com/modaegestao