{Saúde} Aprendendo a respirar com o Pilates

3 de mar. de 2015

Aprendendo a respirar com o Pilates

Já estou entrando no 3º mês de Pilates (no Alinhar Pilates, empresa parceira do blog!) e uma das melhorias que percebi foi o maior controle da minha respiração ao executar os exercícios. Percebi inclusive a melhoria no ajuste de pesos na musculação: consigo aumentar as cargas sem tanto esforço, apenas controlando e respirando adequadamente!
Mas... você sabe qual a melhor maneira de respirar quando está fazendo exercícios? Normalmente, se respira pelo nariz, mas durante a atividade física o corpo precisa de mais oxigênio, principalmente quando o exercício é mais intenso. A melhor maneira é inspirar pelo nariz e expirar pela boca, tornando a troca gasosa mais saudável.
De acordo com o fisiologista do exercício Paulo Correia, para o portal Global Fitness, durante a prática de atividades o nariz pode não suportar inspirar todo o ar de que o corpo precisa no processo de ventilação. Por isso, é normal inspirar também pela boca. Isso permite maior entrada de ar e garante o seu conforto. Mas a respiração principal deve ser a nasal.
Aprendendo a respirar com o Pilates

Quando você faz musculação, por exemplo, deve soltar o ar na hora do esforço e inspirar quando estiver relaxado. Se você não respirar da maneira correta pode acabar sentindo dor ou desconforto.
A respiração no Pilates é ainda mais eficaz, pois ajuda a oxigenar o sangue e evitar tensões desnecessárias. A inspiração é profunda, expandindo as costelas para os lados e fazendo força na parte inferior. A expiração acontece quando você contrai o músculo, soltando o ar a partir debaixo, contraindo o abdômen e afundando o umbigo, como se fosse colar nas costas.
Essa expiração facilita a mobilização da coluna e deixa os exercícios mais eficientes. Dessa forma, você controla melhor seus movimentos, deixa os ombros e pescoços relaxados e protege a coluna, melhorando a sua postura na hora da atividade física.
Aprendendo a respirar durante os exercícios, você vai incluindo, aos poucos, essa respiração no seu dia a dia. Ela vai ajudar a diminuir a ansiedade e o cansaço e melhorar o seu humor.(Texto com adaptações da Revista Pilates).
E realmente eu confirmo: tudo melhora, meu povo!! Quem quiser ir comigo para conhecer o Studio ou marcar uma aula experimental, manda e-mail ou entre em contato com a equipe! Será um prazer apresentar este mundo delicioso do Pilates a você!!
“O objetivo é atingir o bem-estar físico e emocional”

Alinhar Studio Pilates
Av. Castanheiras Qd. 101 Lt 350 Loja 110
Ed. Laguna Mall
(61) 3567-0318
Fanpage: Alinhar Studio
Instagram: @alinharpilates


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL