|Saúde| Os benefícios do Pilates

14 de fev. de 2015

Os benefícios do Pilates
Alongamento no Reformer


Aos 90 anos, o Pilates se renova e atrai cada vez mais pessoas. Segundo pesquisa da Sporting Goods Manufacturers Association (Associação de Fabricantes de Produtos Esportivos), só nos Estados Unidos o número de praticantes aumentou 471% de 2000 para 2008, e hoje estima-se que sejam quase nove milhões. Só para ter uma ideia do que isso significa, no mesmo período, o spinning cresceu 42% e a corrida na esteira apenas 32%.

No Brasil inexistem esses dados, mas estúdios e salas em academias estão cheios (e se você mora em Águas Claras, conheça o Studio onde faço minhas aulas!). Antes de iniciar a pessoa deve saber o que esperar do pilates.

Por exemplo, se quiser melhorar a postura, a coordenação motora e o equilíbrio; fortalecer e alongar a musculatura, vá em frente. Mas se a ideia for ficar muito musculoso ou queimar muitas calorias para emagrecer em pouco tempo, será necessário associá-lo a outros tipos de atividades. Aqui conto um pouco qual o meu objetivo com o Pilates, aliado à musculação.


MUSCULAÇÃO X PILATES: Ambas as atividades são o que chamamos de “Neuro-Musculares”, ou seja, trabalham os músculos, ossos e articulações de forma intensa. Em termos de fortalecimento, prevenção de doenças como osteoporose e outras, ou a recuperação da musculatura, Pilates e musculação se equivalem. Se quiser ter um corpo com músculos definidos e fortes (seco e durinho) mas sem muito volume, o Pilates é para você, mas se você quiser ser um fisiculturista, o melhor caminho será a musculação mesmo, com o Pilates apenas auxiliando na prevenção de lesões.

Pois quem faz pilates se sente mais bem preparado física e mentalmente para qualquer atividade comum do dia a dia, para a prática de esportes e ainda protegido contra lesões. O pilates valoriza a qualidade do movimento, não a quantidade. A técnica ‘endurece’ a musculatura pois trabalha com exercícios contra-resistência (com carga), que pode ser o próprio peso, como nas séries no solo, ou a resistência das molas dos aparelhos. Há também pequenos acessórios (elásticos, bolas, bosu etc) que exercem essa função. Mas sem excessos, sem priorizar uma parte do corpo em detrimento de outra. O pilates visa ao equilíbrio entre a força e o alongamento, mantendo a elasticidade e a amplitude dos movimentos.

PREVENÇÃO DE LESÕES: O pilates fortalece a musculatura mais profunda, o core, a área do tronco e da pelve envolvida na estabilização da coluna. O core bem trabalhado previne lesões. Para fortalecer e definir o abdômen não é preciso se acabar em séries de dezenas de abdominais: poucas repetições com alto grau de qualidade são suficientes para trabalhar essa região. Além disso, também trabalha todos os músculos do corpo, mesmo aqueles que não vemos e que são acessórios aos nossos movimentos.

MELHOR CONCENTRAÇÃO: É verdade que o pilates treina a concentração. Como os exercícios no solo e nos aparelhos exigem grande concentração, o treino termina sendo bom para o dia a dia e no trabalho.

ALÍVIO DE DORES: A técnica previne e trata dores, além de corrigir desvios posturais acentuados, como hiperlordose e hipercifose (a corcunda). Um dos motivos é que o indivíduo aprende a corrigir sua postura, a tirar o peso dos calcanhares e da coluna, levando-o mais a frente, mudando seu centro de gravidade para o abdômen. Até mesmo nos casos de hérnia de disco há benefícios, desde que o médico libere. Os praticantes sentem grande alívio de sintomas e ganham mobilidade. Nas situações mais graves, combinam-se outras técnicas de fisioterapia.

BAIXO RISCO: Apesar do esforço, o pilates tem baixo risco de acidentes e lesões na execução do exercícios. Tanto que ele é indicado para gestantes, pois quase não há impacto nos movimentos e se trabalha muito a musculatura abdominal e pélvica, o que ajuda a preparar para o parto. E após o nascimento do bebê o método ajuda a recuperar e reativar a musculatura. O Pilates como um todo não tem contra indicações, desde que a pessoa esteja apta a praticar atividade física.

PRIMEIROS RESULTADOS: Na primeira aula normalmente a pessoa já percebe se vai gostar ou se adaptar ao método. Segundo o próprio Joseph Pilates: “Em dez sessões você se sentirá diferente. Em vinte sessões parecerá diferente. E em trinta sessões terá um corpo completamente novo!” Os exercícios são mais lentos e o objetivo é a excelência do movimento. Há vários níveis, incluindo básico, intermediário e avançado, mas não necessariamente é preciso mudar de fases, como num jogo de computador. É mais importante ter bom senso e se exercitar corretamente.

PILATES NÃO EMAGRECE: Esse é um dos grandes mitos que enfrentamos hoje em dia… PILATES EMAGRECE SIM! A grande diferença entre o Pilates e as atividades aeróbicas é que o Pilates queima gordura DEPOIS de praticar o exercício e as atividades aeróbicas queimam gordura DURANTE o exercício. O importante é a quantidade de calorias que se queima durante o exercício e isso está ligado à intensidade do exercício. Se você faz Pilates “quase dormindo” de preguiça, mas se mata correndo numa esteira, é claro que vai queimar mais calorias na esteira. Mas se anda na esteira “quase dormindo” e se mata na aula de Pilates, estará queimando mais calorias durante a aula. E sempre é importante lembrar que para emagrecer é necessário ingerir menos calorias do que se gasta, ou seja: sem controlar a alimentação, não adianta se matar de fazer exercício!

Já falando no sistema cardiovascular, os alunos em estágio avançado têm maior habilidade e experiência na execução dos exercícios, que podem ser feitos num ritmo mais dinâmico, sem pausas, o que estimula mais esse tipo de condicionamento. 


FREQUÊNCIA CERTA: O pilates pode ser praticado todos os dias. Antes é preciso passar por uma avaliação cuidadosa, inclusive com fotos, para comparar a evolução do treinamento. O importante é que o programa seja individualizado, porque algumas pessoas têm mais dificuldade do que outras, ou lesões prévias e encurtamentos.

Texto com adaptações do Studio Zen.

Os benefícios do Pilates

Os benefícios do Pilates


Estou amando esse novo estilo de vida e sei que você irá adorar! Faço um convite a todos para conhecerem o Studio, em Águas Claras: marque sua aula experimental gratuita e converse com os profissionais para saber quais os melhores treinos adaptados ao seu objetivos.

“O objetivo é atingir o bem-estar físico e emocional”

Alinhar Studio Pilates
Av. Castanheiras Qd. 101 Lt 350 Loja 110
Ed. Laguna Mall
(61) 3567-0318
Fanpage: Alinhar Studio
Instagram: @alinharpilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL