|Moda| O que faz o Diretor Criativo

26 de jan. de 2015

O que faz o Diretor Criativo
Sarah Jessica Parker é estrela de campanhas Maria Valentina
A cada temporada de moda ouvimos bastante o termo “Diretor Criativo” das marcas.
Você sabe o que este profissional faz e qual a sua importância no mundo da Moda?

O termo Diretor Criativo de Moda foi popularizado durante a primeira década do século XXI quando uma nova formatação tomou conta do mercado de moda em escala global. A origem da profissão remonta a meados dos anos 80 quando empresas de moda com longevidade como a Chanel, Dior e outras começaram a passar por um processo de aquisições e fusões, o que resultou na criação de grandes conglomerados de moda como o LVMH e PPR – Pinault-Printemps-Redoute que, para manter o “espírito da marca”, começaram a trabalhar com criadores que deveriam seguir os arquivos da marca, inovando dentro destes princípios. Nascia aí a figura do Diretor Criativo.
Ao longo dos anos 90, a idéia do estilista que criava sem observar um calendário específico de temporadas, tendências e desejos do mercado foi substituída pela figura do Fashion Designer, profissional vindo dos bancos acadêmicos que dominava não só a técnica criativa, mas também outros fatores como o DNA da marca, o lifestyle do público atendido, as estratégias mercadológicas e um savoir-faire com relação à criação e a gestão do negócio da moda.
O que faz o Diretor Criativo
Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel

O mercado da moda não existe simplesmente baseado na venda de roupas. Vende desejos, emoções, personalidade e estilo por meio das roupas. Estima-se que por volta de um trilhão de dólares sejam gastos em roupas e acessórios ao ano (Fonte: Fashion Brands – TUNGATE, 2005). Esse dinheiro todo é gasto em peças de roupa que expressam como as pessoas se sentem, como veem a elas mesmas e como gostariam de ser percebidas pelos outros. Contestar a importância desse mercado seria uma tolice. “Você não compra roupas – você compra uma identidade” (TUNGATE, 2005).

Em discurso sobre o mercado de moda que acaba de ser editado no livro Fashion Marketing pela Glória Kalil (editora Senac) Didier Grumbach, presidente da Câmara Francesa da Costura, do Prêt-à-Porter, dos Costureiros e dos Criadores de Moda, o que difere um Diretor Criativo para um Criador é que o Diretor Criativo trabalha dentro de um sistema limitado e complexo para indústria têxtil e adapta suas criações às tendências às possibilidades de produção e de distribuição, enquanto que o criador (estilista) está próximo a ideia de alta costura, pois é um artista que trabalha sobre o corpo humano, assim como o pintor sobre a tela.

O diretor criativo hoje vai além do seu papel de projetar coleções e passa a projetar o estilo da marca, pensando como o DNA da marca deve se manifestar ao longo da cadeia produtiva e nos inúmeros produtos que carregarão seu signo. O Diretor Criativo atua desde a construção da imagem da marca, passando pelo produto até o lançamento e o ponto de vendas, sendo o fator integrador da identidade da marca e da forma como ela se comunica com seu público alvo através de campanhas, desfiles, produtos, linhas exclusivas, linhas de expansão (com marcas de difusão mais acessíveis), linhas diferentes do vestuário como projetos arquitetônicos (hotéis, lojas, show rooms, bares, restaurantes etc) e linhas de life style (homewear, decoração, objetos, móveis etc) que levem assinatura da marca e sirvam como produtos extensores da identidade criativa da marca.
Portanto, para um trabalho de tal envergadura e extensão, é necessário que os profissionais que queiram atuar como diretores criativos de moda, dentro desta nova realidade do mercado, devem ter conhecimento sólido em criação, negócios e gestão.
O que faz o Diretor Criativo
Croqui da Brand Sacada Inverno 2015

“A continuidade das marcas depende fortemente tanto da maneira como a marca é formulada e comunicada, quanto da forma como ela é percebida e julgada pelos públicos que sustentarão, ou não, a imagem das marcas no mercado.” (MARTINS, 2006, p. 25).

Já pensou em trabalhar nesta área tão significativa no nosso dia a dia? 
um beijo e uma ótima semana!

Siga nosso instagram @modaegestao!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL