|Carreira| Porque minha empresa precisa de um Líder Coach

12 de jan. de 2015


Se você ainda não entende ou não sabe da importância de um Líder Coach na sua empresa, leia este texto que ampliará sua visão nesta área.

"No território da emoção não existem heróis, mas pessoas que treinam dia a dia sua força."
Porque minha empresa precisa de um Líder Coach
Líder Coach em Ação

A cada ano que se passa aumenta o número de jovens no mercado de trabalho em busca do “emprego de verdade”. Todos os recém-formados saem orgulhosos e prontos para colocarem em práticas todas as equações e teorias que aprenderam durante a faculdade. Mas, a busca pelo primeiro emprego é algo que requer paciência e maturidade por parte do candidato. Os processos seletivos estão cada vez mais exigentes e os jovens talentos terão que se adaptarem a estas novas exigências. Os programas de trainee são muito atraentes para qualquer pessoa que acaba de se formar, isso porque apresentam vários benefícios e grandes possibilidades de crescimento profissional dentro das multinacionais. Porém, todo esse brilho e encanto parece desaparecer quando a rotina empresarial consome todas as energias dos trainees.

Eles entraram pensando que seriam líderes de equipes com vinte colaboradores a sua disposição, pensavam quer ser sócio era só uma questão de esforço e que os jantares de negócio seriam tão comuns quanto as reuniões semanais. Mas, é bem diferente e muitas vezes o problema está no supervisor do trainee, que deveria acompanhá-los e mostrar a realidade do mundo corporativo, pois o tão sonhado caminho para o sucesso é algo que requer tempo e muita dedicação.

Será que toda frustração da meninada da geração Y se dá pelo distanciamento do supervisor ou simplesmente porque existe um alto nível de expectativa que é bem diferente da realidade? Para sermos sinceros é um pouco das duas situações.
Existe luz no fim do túnel!

Como administrar toda essa ansiedade por parte dos jovens que saem da faculdade querendo fazer fusões de milhões de dólares e vender ações na bolsa de valores? A resposta é simples, o Coaching é a solução para esse impasse. Você talvez esteja se perguntando, mas o que é o Coaching? Para uma simples definição, podemos dizer que o conceito de Coaching está relacionado a uma metodologia que visa o aperfeiçoamento pessoal e profissional de qualquer pessoa por meio de estabelecimento de metas e objetivos. Desta forma o jovem poderá contar com ajuda de um Coach, um profissional com formação e certificação em Coaching que o ajudará a criar um planejamento e gestão de carreira. Assim, será possível controlar a ansiedade, reduzir expectativas irreais e conquistar as metas conforme pactuado. Desta forma, podemos dizer que existe luz no fim do túnel e o Coaching é apenas o início para você decolar rumo ao sucesso!
O papel do Líder Coach

Conforme mencionamos logo acima, muito da desmotivação dos jovens da geração Y se dá por uma má supervisão dos gestores nos processos de trainee. A verdade é que nem todos os chefes são verdadeiros líderes, capazes de incentivar e criar oportunidades dentro da empresa. Com isso, muitas organizações acabam perdendo bons talentos por causa de um gerenciamento fraco ou mediano.
A melhor forma de ensinar é por meio do exemplo, se as empresas desejam manter jovens talentosos é preciso deixá-los sob a coordenação de um líder, ou melhor, de um líder Coach. Este profissional é alguém com alta performance e conhecimentos ligados a metodologia do Coaching. Para qualquer empresa o Líder Coach deveria ser tão importante quanto um contador. Isso porque eles são capazes de modificar e influenciar positivamente a forma de agir das pessoas, sempre dando bons exemplos e liderando equipes com maestria. Hoje em dia o líder Coach é o espelho que os jovens precisam para se manterem motivados e para que eles possam entender que um dia eles também poderão ser líderes e motivar equipes.
Com o Coaching o tão sonhado sucesso se torna algo mais real dentro de um planejamento sistemático e acompanhamento profissional. Texto: José Roberto Marques


A liderança feita com sabedoria é a melhor ferramenta de crescimento para a sua empresa nos dias de hoje, em que os produtos estão similares, aumentando a concorrência. O que diferencia você do concorrente é a sua capacidade de perceber as mudanças e atuar com forças positivas que te levam ao sucesso, onde um conjunto de ações são trabalhadas através do Coach. As palestras empresariais incompany também são um meio de crescimento importante para equipes. Entre em contato e faça um orçamento conosco! 

Nosso instagram também está cheio de dicas, vai lá: Moda & Gestão!

Abraços e uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL