Macrotendências de Moda para a Primavera Verão 2015

2 de jul. de 2014

As tendências de moda Primavera-Verão 2015/2016, segundo o 5º Seminário de Tendências de Moda promovido pela Tendere, na Unicamp, mostram mais uma vez que as cores predominam, assim como o conforto, a urbanidade e a sofisticação. Continuaremos seguindo as tendências esportivas: estamos em período de Copa do Mundo, e em 2016 teremos as Olímpíadas, que já fazem parte do planejamento de várias marcas da moda.
Como eu estudo bastante as tendências, compartilho com vocês as macrotendências identificadas neste seminário. Dica fashion para todos os antenados da Moda!!!!  E o melhor: dica para eles e para as crianças!!!


As cinco macrotendências identificadas são:

Rio 40° - com uma paleta de cores bem iluminada e vibrante, vemos elementos de alta moda e alfaiataria misturados com o mundo esportivo.  Colorida, sensual e confortável. A soma na natureza e arquitetura vai refletir em desenhos de coqueiros, folhagens, favelas coloridas. Essa tendência representa a mulher guerreira, a amazonas, com penas e plumagens que irão se refletir nas texturas e caimentos das roupas. As pedras brasileiras estarão em destaque, como a água marinha. Na Moda Praia, a tendência será os anos 70 do Rio de Janeiro, uma atmosfera bem retrô.
  
Macrotendências de Moda para a Primavera Verão 2015
Água Marinha em maxi anel | Favela Santa Marta colorida | Mulher Guerreira (Amazonas) | Estampas com coqueiros e folhagens | Moda praia com referências dos anos 70.



Tropicalismo Étnico –  a presença da cor verde bandeira será forte e também de animal print com folhagens. Índios estilizados, tricô com pontos mais abertos como se representassem redes, materiais que remetam aos animais silvestres, estampas que imitem a madeira nas roupas a exemplo do que é feito com os materiais usados na decoração. Amarrações para sandálias e rasteiras, tear, tranças. O vestido é a peça-chave dessa tendência, além do forte contraste de cor.  Lingerie coloridas, de verde, é claro! E com estilo anos 20 e luxuosas. Para os homens, o underwear pede peças mais divertidas para sair do comum, pois eles não tem medo de cores e querem estampas de flores, folhagens etc. No life style masculino o destaque serão as camisas havaianas (tendência na qual as mulheres pegaram carona).  O short deles também vai ficar mais curto e teremos fortes referências de elegância da moda africana, mais especificamente do Quênia. Para os adolescentes há o resgate das cores violeta e amarelo, muito usadas nos anos 1980. No segmento infantil, as roupas tendem a ser mais lúdicas e com modelagem feita especialmente para os corpos pequeninos. As bolinhas (póas) e o lúdico serão tema para as crianças.

Macrotendências de Moda para a Primavera Verão 2015
Tricô com pontos mais abertos remetendo à uma rede | Sandálias com amarrações 
| Camisaria estilo havaiana | Shorts mais curtos e tropicais 
| Lingerie verde estilo anos 20 | Referência a elegância do Quênia.

Natural & Handmade Nessa tendência a palavra chave é conforto. É para um público que gosta de uma natureza mais distante, como ir andar de bicicleta no parque, ir a uma represa ou a fazer trilha numa serra. São pessoas zen, que gostam de sol e  calmaria. Valorizam o  conforto do vestuário e a elegância, mas sem deixar de ser sexy. Para esse segmento, a tendência será as peças que aparentam ter sido feitas à mão (handmade). Decote discreto, tecido leve e simplicidade visual. Praticidade como uma peça só que define o look, como é o caso do macacão. ideia de produtos reciclados, sustentáveis feitos por comunidade que serão beneficiadas na sua compra regem a tendênciaSofisticação na modelagem, ideia de toque delicado, como o algodão. Nos acessórios, a tendência será o prata e o vintage dos anos 40. Na moda masculina, a ideia é de estar à vontade, com calças largas e mais curtas. Estampas delicadas nas camisas (também de manga curta) e tecido com bom toque como o linho e outros com sensação de natural, algo que remeta ao filme “Miami Vice”, nas cores lilás, verde claro e amarelo bebê. No universo da decoração o rústico e o contraste: o brilho com o fosco, o verde com o cru e o envelhecido.
Macrotendências de Moda para a Primavera Verão 2015
Inspiração no “Miami Vice” | Peças que aparentem ter sido feitas à mão (handmade) | Produtos sustentáveis | Decote discreto, tecido leve e simplicidade visual | Decoração com pegada rústica


Urbanidade - Nessa tendência as cores são mais frias, mesmo no verão. É dedicada a um público extremamente urbano que precisa que sua roupa seja confortável para a cidade. Cinza com cor e modelagem com malharia serão o diferencial. O macacão também é apreciado nesse life style. Roupa solta, como a calça boyfriend, camisaria bem cortada e reta. O jeans deve ser justo, mas com elastano para proporcionar conforto. Peças levemente assimétricas. Para o público masculino: mistura de tecidos, camisa jeans com blazer, bermuda com blazer + camisa + gravata (movimento #BermudaSim). No segmento infantil, veremos o adulto em miniatura, pois usarão roupas do guarda roupa de gente grande como camisa polo e calça saruel.
Macrotendências de Moda para a Primavera Verão 2015
Cinza associado a cores | Modelagem confortável e urbana 
| Homens com blazer, camisa jeans e bermuda | Crianças com saruel e camisa pólo


Dramático & Criativo É uma tendência para um público mais sofisticado. Eles têm roupas que poucos têm,  não vão a lugares que todo mundo vai. Gostam de modelagem e de corte diferentes, daqueles que confundem as pessoas: sutil com desnível. Uma forma de representar essa confusão e diferenciação da peça é usando a estampa. Masculino: malharia estampada, calça saruel estampada, recortes em tecidos diferentes, camisa com recortes. Vivianne Westwood é o principal nome nessa tendência. Acessórios também serão conceituais. 

Macrotendências de Moda para a Primavera Verão 2015
Modelagem conceitual e diferente | Vivianne Westwood 
| Saruel masculina estampada | Acessórios conceituais

Esta pesquisa é feita pela Tendere, escrita por Carla Barroso Marks, colunista do MMdaMODA. 

Sempre gosto de voltar nos posts anteriores em que citamos as tendências de cada temporada. A moda é sempre uma releitura, e tudo o que é dito nas pesquisas de tendências passa por estudos que englobam vários temas, entre eles os tipos de consumidores de moda, em cada região específica. E é sobre isso que falaremos em breve aqui no blog!!

Beijos, amores! E siga nosso instagram Moda e Gestão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL