|Diversão| Nova Roda-Gigante no Parque Nicolândia

13 de mar. de 2014


O brinquedo de 40 metros de altura é a mais moderna roda panorâmica da América Latina, com vista de 360 graus e capacidade para receber até 144 pessoas simultaneamente

Sempre em busca de novas aventuras para seu público, o Parque Nicolândia inaugura, em março de 2014, sua nova roda-gigante. Com 40 metros de altura e tecnologia de ponta, o brinquedo passa a figurar como o mais moderno do tipo na América Latina. Inspirada na Copa do Mundo, a atração recebeu decoração especial. Toda a estrutura metálica foi revestida com as cores da bandeira do Brasil, criando uma visão inspiradora para a torcida canarinho.




Fabricada pela Technical Park, empresa italiana com mais de 30 anos de experiência na construção de rodas-gigantes, a nova atração do Nicolândia oferece vista aérea de 360 graus. Segundo o diretor executivo do parque, Marcelo Souza, a sinalização com as cores da seleção será um dos grandes destaques da capital, que se prepara para receber sete partidas da Copa do Mundo: “As cores da bandeira reforçam que a nossa cidade está unida à seleção em busca do título”.


Segundo o empreendedor, este é o momento perfeito para o parque receber a nova atração: “Brasília é uma cidade com forte vocação turística. Essa aquisição consolida o Nicolândia como excelente opção de entretenimento, inclusive para receber os visitantes de outros países durante o campeonato”. Ao lado do Estádio Nacional de Brasília, o passeio na roda gigante revela vistas inusitadas da cidade, a partir de suas gôndolas, como a área central, a esplanada dos ministérios e, até mesmo, o Lago Paranoá e a Terceira Ponte.


Pioneirismo em Brasília e no Brasil

A história do Parque Nicolândia se confunde com a de muitos brasilienses. Inaugurado em 1967, e estabelecido no Parque da Cidade Sarah Kubitscheck desde 1978, sua marca registrada é oferecer grande variedade de atrações e proporcionar alegrias para todas as idades. Seu Nico, o fundador, é pioneiro da capital federal, e reconhecido pela indústria de entretenimento como um dos grandes ícones deste mercado. “No Brasil, existem apenas cinco parques urbanos fixos, e o de Brasília tornou-se uma importante referência no país”, atesta o presidente da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), Francisco Donatiello.

A Adibra é associada e segue as mesmas regras da IAAPA – The International Association of Amusement Parks and Attractions – principal referência mundial em regulamentação e normas para parques de diversões. Vale ressaltar que Donatiello é, também, presidente do Comitê de Segurança Latino-Americano da IAAPA, e foi o coordenador da comissão que elaborou as normas em conjunto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para parques de diversões.



Segurança e instruções

Com Licença de Funcionamento concedida pelo Governo do Distrito Federal, e credenciado pelas normas da ABNT (NBR 15926), o novo brinquedo oferece diversos itens de segurança para o público. Uma equipe de engenheiros eletricistas, mecânicos e de segurança, sob a coordenação de Donatiello, emitiu todas as avaliações de responsabilidade técnica (ARTs), e garante que a nova roda-gigante dispõe dos itens mais importantes para garantir um passeio tranquilo para todos os visitantes. “Essa roda tem sistemas redundantes de segurança que fazem dela um brinquedo top de linha, com as mais avançadas tecnologias disponíveis no mundo”, assegura o engenheiro.

Há um sistema de monitoramento e manutenção contínua de segurança, que oferece uma estrutura moderna e estável. Os sistemas semiautomático, automático e de emergência, complementam a transmissão de dados que fazem com que o movimento da roda seja perfeito e equilibrado. Altamente seguras, as cabines destravam somente pelo lado de fora e impedem o usuário de qualquer tentativa de abertura.

Projetadas com seis lugares, as cabines recebem os visitantes com todo o conforto em passeios que duram, aproximadamente, cinco minutos. No total, são 24 gôndolas que acomodam até 144 pessoas simultaneamente. O aparelho permite a gestão computadorizada de entrada e saída dos passageiros, e lê o peso de cada cabine, parando automaticamente se houver sobrecarga. Em casos de falta de energia, um sistema de emergência com baterias de reserva permite movimentar a roda para realizar a evacuação do público.



Diversão garantida e muita beleza

Toda a família pode curtir a novidade do Parque Nicolândia. Contudo, crianças com até 1,30 metro somente podem entrar acompanhadas de adultos. Para os portadores de necessidades especiais, uma cabine com rampa de acesso garante a diversão. “Incluir esse público é uma preocupação crescente no mercado de parques”, explica Donatiello.

“Produto exclusivo, essa roda é a melhor panorâmica da América Latina e a primeira a receber iluminação em LED, que a torna ainda mais bonita durante a noite”, elogia Marcelo. De dia, a beleza também impressiona. “Vale levar máquinas fotográficas e filmadoras para registrar o passeio e as belíssimas paisagens aéreas”, destaca. Para complementar o passeio, um painel eletrônico de LED, medindo 4x4 metros, é um atrativo à parte. Nele, podem ser divulgadas mídias simultâneas com luzes multi coloridas.

FOTOS: TELMO XIMENES

SERVIÇO:
Parque Nicolândia – Nova Roda-Gigante de 40 metros
Endereço: Parque da Cidade Sarah Kubitschek, estacionamento 12
Horário de funcionamento do parque:
- Quinta a domingo – das 14h às 22h
- Feriados nacionais – 10h às 22h

Fonte: Assessoria de Imprensa

Meus amores, que dica maravilhosa para o fim de semana!!!!!!! Todos lá, curtido e se divertindo, hein?
Beijos e beijos!!!

Um comentário:

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL