Como reduzir o colesterol ruim com exercícios físicos

18 de dez. de 2013

Quando elevado, o colesterol alto torna-se um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, responsável pela morte de 17 milhões de pessoas por ano, segundo a OMS. Conheça as dicas da Unique Fitness para combater o colesterol elevado

Quem possui hábitos pouco saudáveis, como alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade, pode elevar a taxa de colesterol no sangue, ocasionando sérios problemas cardiovasculares. Segundo o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre a dieta alimentar do brasileiro, mais da metade dos jovens de 14 a 18 anos ingerem itens que possuem níveis de colesterol elevado. Em 2012, as estatísticas mostravam que pelo menos 40% dos brasileiros, de todas as idades, apresentavam colesterol alto.
 “Existem diversos fatores que contribuem para este resultado preocupante”, afirma o professor de Educação Física da Unique Fitness, Giliard Garcia. Para ele, a modernização das novas tecnologias contribuiu para que as pessoas se exercitassem menos, favorecendo o sedentarismo. “A alimentação inadequada, o tabagismo, a obesidade e histórias de doenças cardiovasculares na família, também são fatores que aumentam o perigo de distúrbios cardiovasculares e, quando associados ao colesterol alto, elevam ainda mais a probabilidade de desenvolver outros males na saúde”, alerta Giliard.
Para quem procura controlar o colesterol, o professor avisa que a dieta e a reeducação alimentar não bastam. Segundo a pesquisa do Instituto do Coração (InCoor), em São Paulo, quem pratica atividades físicas consegue remover o LDL – o colesterol mau – do sangue 200% mais rápido do que aquele que é sedentário. “A recomendação é que o aluno complete a dieta com a prática de exercícios físicos, pois eles são ótimos aliados para manter a saúde plena e manter o controle dos níveis do colesterol”, ressalta.
Os exercícios cardiorrespiratórios (aeróbicos) e os resistidos (musculação) são os mais indicados para auxiliarem no combate ao colesterol alto. “Antes que o aluno inicie as atividades, vale ressaltar que ele deve realizar antes uma avaliação médica e, em seguida, uma prescrição do profissional da Educação Física, como medida de segurança”, conta o professor da Unique. 
Fonte Sugerida: Giliard Garcia – Professor da Educação Física da Unique Fitness, unidade Sudoeste (Grupo Unique Fitness).
Texto: Assessoria de Imprensa Unique Fitness

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL