Ex-faxineira é uma das mulheres de negócios mais bem sucedidas do Brasil

27 de jun. de 2013

Impulsionada pela escolha recente de Dilma Roussef como a segunda mulher mais poderosa do mundo e do crescimento da economia brasileira na última década, a renomada revista Forbes publicou em seu site internacional, a lista das ‘10 Mulheres de Negócios Mais Poderosas do Brasil’.




Entre empresárias de destaque internacional como Maria das Graças Silva Foster, presidente da Petrobras, Gisele Bundchen e Adriana Machado, CEO da GE, um nome chama a atenção: Heloisa Helena de Assis, a Zica. Negra, ex-babá, empregada doméstica e faxineira, Zica é fundadora do Instituto Beleza Natural, maior rede do Brasil especializada em cabelos crespos e ondulados, com 13 salões (10 no Estado do Rio de Janeiro, 2 no Espírito Santo e um na Bahia), 1.700 funcionários, um Centro de Desenvolvimento Técnico, uma fábrica de produtos próprios com capacidade de produção de 300 toneladas por mês e crescimento de 30% ao ano.


Zica tinha uma insatisfação constante com seus cabelos, muito crespos e armados. Não queria alisá-los, mas não existiam produtos no mercado que “domassem” os seus cachos. Enquanto trabalhava em casas de família, fez um curso de cabeleireira e foi misturando produtos até chegar à famosa fórmula do Super-Relaxante, abrindo espaço para um nicho de mercado não muito explorado no início da década de 90.

Para abrir o primeiro salão, num fundo de quintal na localidade da Muda (Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro), juntou-se a outros três sócios. Seu marido, Jair Conde, vendeu um Fusca. Rogério Assis e Leila Velez, ex-funcionários do McDonald’s, aplicaram suas economias e trouxeram um processo inovador para a realização dos serviços, semelhante a uma linha de montagem, além da preocupação com atendimento encantador e rígidos padrões de qualidade. Não demorou muito para as filas começarem a se formar e a equipe trabalhar até de madrugada para tentar atender toda a demanda. A expansão foi inevitável.

“Estar nesta lista é reconhecimento à minha trajetória e à história do Beleza Natural. Nossa empresa sempre acreditou na Classe C e cresce junto com ela. Sempre tivemos o foco em dar a oportunidade do primeiro emprego às pessoas. Eu nunca tive carteira assinada e me orgulho de hoje ter 1.700 funcionários legalizados, oferecendo benefícios como plano de saúde e odontológico e convênio com universidade”, declara Zica, de 52 anos.

Para Leila Velez, sócia-fundadora do Beleza Natural, ter a Zica na lista da Forbes representa o que é o Brasil de verdade para o mundo. “Nascemos praticamente junto com o Plano Real e crescemos com essa parcela da população que vem ganhando poder de compra cada vez mais. Tivemos muita dificuldade em ter quem acreditasse que o negócio era promissor. Mas isso nos deu ainda mais força para construir nosso próprio caminho. Aos poucos, quando fomos crescendo, passamos a ter o apoio de outras pessoas também. Hoje, fazemos parte de uma ONG internacional, a Endeavor, que ajuda empreendedores no mundo todo. Eles nos ajudam dando aconselhamentos, nos aproximando de grandes consultores e outras grandes empresas.”

Prestes a completar 20 anos, o Instituto Beleza Natural oferece, de forma revolucionária e com produtos exclusivos, soluções completas no cuidado e tratamento para cabelos crespos e ondulados. Ainda este ano, a rede inaugura mais cinco unidades: duas no interior do Estado, em Campos e Volta Redonda, e mais três filiais na cidade de São Paulo.

Entre outros prêmios recebidos pelos sócios do Beleza Natural, destacam-se: Empreendedor do Novo Brasil (2005); Empreendedor do ano Ernst & Young (2006); Mulheres Mais Influentes do Brasil (2007); Mulher Empreendedora de Alto Impacto do Ano Veuve Clicquot (2011), Prêmio Claudia – categoria Negócios (2012).

Desejamos todo o sucesso a você, e que sua história continue inspirando mulheres no Brasil e no mundo!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL