Você é otimista?

17 de jan. de 2013


Todo começo de ano é comum ouvir (e ler) notícias que dizem que comerciantes estão otimistas em relação ao futuro, que determinado setor está mais confiante etc. Ver as situações por um lado positivo realmente pode ser melhor para sua vida pessoal – e também para os negócios, por que não?


Uma pesquisa recente realizada por cientistas do Instituto U.S. Army de Pesquisa de Comportamento e Ciências Sociais, em Arlington, nos Estados Unidos, relacionou 14 traços de personalidade de um grupo de 147 empreendedores de pequenos negócios e o sucesso que eles alcançaram com suas empresas. Os quatro traços essenciais foram: foco no objetivo, relacionamento social (o famoso networking), resiliência emocional e ritmo de trabalho. Além disso, o estudo apontou que três características são fundamentais para a satisfação pessoal com o negócio. Qual é a primeira delas? O otimismo, que foi seguido pelo controle do negócio e pelo ritmo de trabalho. Juntos, esses três pontos representaram 29% do grau de satisfação.

Se você não é otimista por natureza, prestar atenção a alguns pontos essenciais pode ajudar a ver a vida de outra forma – e até ter mais sucesso em seus negócios. As duas dicas abaixo foram dadas por Jason Selk, autor do best-seller Executive Thoughness – The Mental-Training Program to Increase Your Leadership Performance (Perseverança executiva – O programa de treinamento mental para aumentar sua performance de liderança, em tradução livre), para a revista Inc:


1. Pense menos nos problemas e mais nas soluções

A natureza humana é dar mais atenção ao que pode ser perigoso e representar um problema. Provavelmente, segundo Selk, isso vem de nosso mecanismo de defesa, aguçado desde os tempos mais remotos. Por isso é importante fazer uma escolha consciente de mudança. A dica de Selk é perguntar a si mesmo sempre que houver um problema: o que posso fazer de forma diferente para melhorar esta situação? Isso vai fazer com que sua mente se foque em resolver o problema em vez de se preocupar com eles. Tente fazer isso rapidamente quando o problema surgir.


2. Treine sua mente

Muita gente se sente mais confiante quando recebe o estímulo de outras pessoas. Uma opção pode ser imaginar alguém em que você confia muito ou em quem se inspira e tentar se colocar no lugar dela. O que fulano faria nessa situação? Como ele pensaria? De que forma agiria? Isso tende a deixá-lo mais otimista.fonte: papo de empreendedor


Viram que não custa nada mudar um pouquinho o comportamento e os pensamentos para levar uma vida melhor? Pense nisso!!!!

Abraços

2 comentários:

  1. Confesso que não sou otimista, me auto-declaro realista kkk mas sei que sou pessimista. E isso acaba com meu dia, qualquer coisa me abala. Se eu perder quinze minutos do meu programa favorito já fecho a cara :f
    É horrível, sério, vou tentar colocar duas dicas em prática linda, por que ser pessimista não só nos atrapalha, mas também as pessoas a nossa volta, certo?

    Beijos,
    sombradosdezoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um pouco de dificuldade para ser otimista, mas ando mudando um pouco esse meu modo e tento ser o mais otimista possivel.

    Gostei muito das suas dicas e vou coloca-las em pratica.

    Bjoss

    http://dedosdemocas.blogspot.com.br/2013/01/resultado-do-sorteio-especial-de-fim-de.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL