As 5 melhores maneiras de ter um networking de sucesso

15 de jan. de 2013

Não é surpresa para ninguém o fato de que uma rede de contatos sólida pode fazer milagres pela sua carreira. Entretanto, construir essa rede com qualidade não é tão fácil quanto parece. Se apresentar às pessoas durante eventos, por exemplo, não pode ser considerado networking. Para contar com a sua rede de contatos é fundamental investir em algumas práticas. Confira quais são elas.

1. Aposte nas redes sociais
As redes sociais são um ótimo recurso para sustentar relações de networking que já estejam estabelecidas. Não importa se elas são voltadas especificamente para o contato profissional, como o LinkedIn, ou se podem ser usadas com outros objetivos, como o Facebook e o Twitter, por meio delas você pode se manter em contato com os seus colegas de profissão. No entanto, elas não são tão eficientes para criar novas relações.

2. Seja amigável e profissional
Agir de maneira profissional não impede você de ser amigável com os seus contatos. Quanto mais simpático você for, mais longa a sua relação profissional tende a ser. Isso acontece porque as pessoas costumam destinar a você o mesmo tratamento que você dá a elas. Ou seja, quanto melhor você tratar um contato, melhor será tratado por ele. Quem sabe você não descobre, inclusive, uma nova amizade?

3. Apresente-se da maneira correta
Não é segredo para ninguém que uma boa apresentação faz milagres. Embora seja um risco começar falando das suas qualidades – o que pode parecer arrogância –, é com elas que você vai conquistar seu novo contato em potencial. No entanto, você precisa saber selecionar as qualidades que pretende abordar. Um bom filtro, nesse caso, é pensar naquelas que podem favorecer o seu contato de alguma maneira. Se você deixar claro para ele de que maneiras um pode ajudar o outro será muito mais fácil estabelecer uma relação.





4. Prefira qualidade e não quantidade
Não vai adiantar muito ter um milhão de contatos profissionais se nenhum deles puder ajudar você com novos projetos ou mesmo indicações. Você precisa ser seletivo e escolher os contatos certos. Procure construir grupos de contatos direcionados para os seus propósitos profissionais, dessa maneira, será muito mais fácil saber com quem contar. Lembre-se: nem todas as pessoas que você conhece poderão ajudá-lo em caso de necessidade.

5. Conheça-os pessoalmente

Você já sabe que as redes sociais são ótimas ferramentas de networking, mas elas não são necessariamente as melhores. A melhor maneira de construir uma rede de contatos sólida é conhecendo os seus colegas pessoalmente. Isso fortalece as interações, faz com que você se identifique com a pessoa e tenha mais vontade de manter contato e, futuramente, ser útil para ela. O mesmo acontecerá com ela sobre você.

Fonte: Universia


7 comentários:

  1. Um post ótimo Dariane, eu gosto muito dessas suas dicas, ajudam demais =D.

    Bjosss

    http://dedosdemocas.blogspot.com.br/2013/01/pink-biju-muitos-bigodinhos-d.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz demais pelo feedback positivo!! É sempre bom lembrarmos desse tipo de relacionamento, em todas as áreas da nossa vida- apesar de amarmos o mundo da beleza, maquiagens, moda - precisamos cuidar dos nossos relacionamentos interpessoais sempre!!

      Excluir
  2. Otimas dicas :)

    Quando puder visita meu blog: http://cherryacessorioseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Achei super interessante as dicas, são essenciais!

    modasdacarol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, são super importantes para a nossa vida pessoal e profissional!! Beijos

      Excluir
  4. Hoje em dia isso é imprescindível para conquistar algo na vida, não basta mais ter apenas qualificação.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL