A importância do feedback para a comunicação


Queridos leitores,
Este é um texto válido não só no meio empresarial, mas que atende o nosso dia a dia, nas nossas relações pessoais.
Nada melhor que uma boa comunicação, seja ela de qualquer meio.
Espero que curtam e aprendam com a leitura!

Abraços!



A comunicação pode ser tida como a troca de entendimento entre pessoas, e informações entre máquinas. Sem ela é impossível qualquer relação interpessoal dentro ou fora do ambiente de trabalho.
Os elementos da comunicação são:
  • O emissor e o receptor
  • A mensagem
  • O canal de propagação
  • A resposta (feedback)
  • O ambiente (ruído)

Todos os elementos da comunicação são igualmente importantes, mas hoje vou falar especificamente de um vilão da comunicação, a falta de feedback. Existem muitas teorias sobre este elemento.
Porém, no momento, vou me referir ao tipo mais simples de feedback. Geralmente expressado por um ok, legal, beleza, entendi, um jóia ou acenar de cabeça.

Mensagem enviada e mensagem recebida
Os e-mails tornaram-se parte integrante da comunicação no trabalho e são peça fundamental para realização de algumas tarefas, que hoje em dia, estão relacionadas à troca de informações importantes ou até indispensáveis para o funcionamento de algumas empresas.
Não é incomum assistir um funcionário cobrando determinado e-mail que deveria ter recebido e a contra-parte responder com um indignado; mas eu mandei! Tenho certeza!
Mensagem enviada não significa que foi recebida. O correto aqui seria enviar um e-mail importante solicitando a confirmação ou feedback. A comunicação entre pessoas refere-se a entendimento da mensagem e encerra-se na confirmação de recebimento, não antes.
O exemplo do e-mail serve para ressaltar uma falha de comunicação que acontece até em uma conversa, pessoalmente. A ferramenta (e-mail) neste caso foi o canal de propagação e não passa de um vetor do que acontece no face a face.

O mau hábito de supor coisas
O princípio do desentendimento está no hábito de supor coisas. Achar que o outro recebeu sua mensagem é o primeiro erro. O segundo, está no ato de quem recebe a mensagem e nunca confirma.
Algumas pessoas são assim; você diz algo, elas recebem a informação, mas não dizem nada. Como geralmente sabe-se que elas entenderam, surge o mau hábito de supor que elas sempre recebem suas mensagens.
Até o dia em que o ambiente (ruído) as impossibilite de ouvir.
Como nunca respondem, você não saberá identificar o momento em que não escutaram. Irá deduzir que entenderam sua mensagem e pronto. 

A comunicação em prol da produtividade
O ambiente onde a comunicação é eficiente também é produtivo. Pesquisas comprovam que 80% dos problemas nas empresas são oriundos das falhas de comunicação e muitos deles podem ser evitados apenas valorizando o feedback.
Faça seu ambiente de trabalho mais produtivo simplesmente disseminando a cultura de confirmar todas as mensagens recebidas e pedir a confirmação das que são enviadas. Basta um – Ok.
O bom hábito de confirmar todas as suas mensagens pode até servir de álibi quando esquecerem de passar aquele recado importante. Afinal, não adianta alguém falar que lhe deu determinada mensagem se você não confirmou o recebimento. 

Comunicação sem confirmação é monólogo.

Texto de: Roberto Machado