ENTRE EM FORMA COM ESSES SETE TIPOS DE DANÇAS

17 de mar. de 2012

Além de emagrecer e tornear nos músculos, você se diverte!!!

Entrar em forma dançando é tão simples quanto "dois pra cá, dois pra lá". Nas escolas de dança de salão, o aluno escolhe as modalidades que vai aprender. Geralmente, bolero, rock e samba fazem parte do mesmo grupo e são ensinados em sequência. Tango, salsa, forró e samba-rock exigem aulas específicas.A maioria dos cursos é composta por aulas de uma hora e meia, uma vez por semana. Três meses são suficientes para aprender os passos básicos. Já o aperfeiçoamento leva, em média, um ano.

Quem se animou para enxugar a silhueta e trabalhar os músculos dançando, mas não tem parceria garantida, pode ficar tranqüilo. Companhia não é requisito para a matrícula. "Na nossa academia, por exemplo, as vagas são abertas de acordo com o número de homens e mulheres inscritos, que podem se conhecer ou não", afirma a professora de dança de salão da Academia Jaime Arôxa de São Paulo, Karina Saba. O Minha Vida preparou uma lista com os tipos de dança mais comuns nas academias. Escolha o que mais se encaixa ao seu perfil.




Samba de gafieira

Graças à ginga pulada típica do ritmo, as pernas são os músculos mais trabalhados de quem pratica samba de gafieira. O abdômen também desempenha papel fundamental na hora do remelexo - a barriguinha firme garante o equilíbrio necessário para os movimentos mais rápidos. A maior dificuldade do estilo, diz a professora, é adquirir o gingado certo e entrar no compasso.

Calorias gastas por hora: 470 kcal






Rock

Também conhecido como "soltinho", o rock dançado envolve movimentos rápidos de braços e pernas que garantem bom condicionamento físico ao praticante. O soltinho é bem rápido e os passos, bem marcados. Por ser mais coreografado, é um estilo que requer certa técnica.






Tango

Ao contrário do que muitos pensam, os quadris devem ficar imóveis durante o tango. A elegância e a sensualidade que caracterizam o ritmo ficam por conta das trançadas de pernas e, claro, dos olhares sedutores trocados entre os parceiros. "Esse é um dos estilos mais difíceis de ser aprendido", acredita Karina. "Além de não ter o quadril solto, o tango é bem diferente dos outros ritmos a que os brasileiros estão acostumados."

Calorias gastas por hora: 470 kcal





Salsa

Modalidade bastante aeróbica, a salsa trabalha essencialmente os braços e as pernas. A professora garante que, na maioria das vezes, é o ritmo mais facilmente aprendido.

Calorias gastas por hora: 590 kcal


Forró

A popularização do forró, no final da década de 90, tornou o ritmo mais familiar. Além de ser bem movimentado, os passos são menores e você tem mais liberdade para inventá-los. O estilo também proporciona músculos definidos para o corpo todo.

Calorias gastas por hora: 470 kcal



Samba rock
Apesar do gingado familiar, a marcação e a coordenação entre braços e pernas (sempre juntos e em movimento) é uma das principais dificuldades do estilo. O que diferencia esse tipo de samba do tradicional são os passos e os giros, bem mais constantes e velozes.

Calorias gastas por hora: 590 kcal






Bolero

"O bolero é um dos estilos mais fáceis de aprender", diz a professora da Academia Jaime Arôxa. Trata-se de um ritmo lento, de baixo impacto e cheio de idas e vindas - passos que rendem trabalho árduo para os músculos das pernas. Ao mesmo tempo, é um dos estilos que mais exige postura do aluno.

Calorias gastas por hora: 350 kcal



Queridas leitoras, que mega post, não?! Amo a dança!!!!!! Todas as danças são ótimas. Faz bem para o corpo e a alma. Mas confesso que tenho vontade de aprender a dançar TANGO. E vocês?? Conte - nos. Faça seu comentário!!!!! Bjs



Dayana Santiago
@DayanaSantiago






* Texto: Site Minha Vida
* Imagens: Google

3 comentários:

  1. Como eu amo dançar, sou super suspeita para escolher um ritmo...
    Fora que dançar é uma forma muito divertida de fazer exercício físico, nem sentimos o tempo passar. Isso também faz bem para a mente!
    Adoroooo!!!
    Beijos,
    Flávia.
    www.flaviapersonalbeauty.com.br

    ResponderExcluir
  2. tenho vontade de aprender todas hehehe, 'e 'otimo dançar n'e gente

    ResponderExcluir
  3. Oi, lindona!!! Tudo bem?
    Eu adoro dançar, mas não sou nenhuma profissional. apenas dou meus dois passinhos pra lá e pra cá. rsrs A Helô é qua dança zouk muito bem.

    Queria fazer dança de salão, mas cadê tempo? rsrs

    Beijocas, linda.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL