Conhecer para aplicar a Gestão de Pessoas

15 de fev. de 2012


Atualmente as empresas tem apresentado uma acentuada importância para a gestão de pessoas. Depois de muito tempo os gestores perceberam que de nada adianta ter bons recursos materiais, como escritórios com uma boa infra-estrutura, maquinas e de alta tecnologia, se sua equipe não entende o propósito, missão e valores da empresa, e dia-a-dia não trabalham de acordo com esses objetivos.
Muito se fala em re-estruturação de processos, no entanto, para que a empresa funcione de modo organizado, rápido e dinâmico em direção aos resultados empresarias é necessário que seus colaboradores trabalhem em conjunto, e que dediquem suas competências e energias para o foco nos resultados esperados, e se isso não está alinhado com a equipe de trabalho de nada adianta gestão de processos ou um bom planejamento, é necessário envolver o pessoal, despertar o interesse individual de cada trabalhador para obter o resultado corporativo.
A preocupação do gestor em conhecer e perceber seus colaboradores é fundamental, pois por meio do conhecimento de sua equipe é que podemos estruturar estratégias reais de atuação em busca dos resultados.
Conhecer. Ninguém ama o que não conhece, isso é um fato.
O gestor precisa conhecer sua equipe em profundidade, saber o que cada pessoa pode agregar ao negócio da empresa, colaborar no que trata de habilidades aplicadas às tarefas e planos empresariais.
É preciso que, enquanto gestor de pessoas, saber quem da equipe é o criativo, o dinâmico e o otimista, que podem gerar uma ideia rapidamente em uma situação em que é preciso visualizar cenários contingenciais, assim como é preciso saber quem dos colaboradores possui uma visão sistêmica e analítica para prever situações de risco.
Quando as pessoas se sentem úteis e diferenciadas das demais, elas passam a sentir satisfação e amor pela profissão e o que ela representa no ambiente de trabalho.
Conhecer também traz envolvimento, não só amor.
Visto isso o gestor deve abusar da sua comunicação interna, com programas de endomarketing e canais de comunicação interna a fim de fazer com que cada pessoa entenda os objetivos corporativos e alinhe isso em suas tarefas diárias.
A ideia é fazer um "convite" para as pessoas participarem dos resultados. Fazer cada pessoa sentir que agrega muito para a organização e assim gerar melhores resultados para empresa e maior satisfação para as pessoas que dedicam suas vidas no trabalho e possam se sentir reconhecidas profissional e pessoalmente.

Fonte: Administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL