Sapatos: como cuidar bem dos seus

7 de dez. de 2011

Quem acompanha o blog sabe o quanto sou apaixonada por sapatos...e qual mulher não é?
E claro que devemos cuidar bem deles, afinal são investimentos e não devem durar somente uma estação, concordam?
Para isso, pesquisei algumas formas de mantermos nossos queridos sapatos em bom estado.Eis algumas dicas pra copiar e colar!

• Ao comprar um sapato, dê preferência para os de couro legítimo. Embora custem mais caro, tem maior durabilidade;
 • Após usá-lo, não guarde direto na gaveta ou armário. Deixe que ele descanse em um lugar aberto e arejado para que não ocorra a proliferação de fungos;
 • Não use o mesmo sapato e tênis dois dias seguidos. Intercale seus calçados para não deformar o solado;
  • Não lave seu tênis na máquina de lavar. Podem estragar o calçado e a própria máquina. Limpe o tênis com uma escovinha úmida e, se necessário, leve-o à uma lavanderia especializada.
 • Se você anda longas distâncias até o trabalho, que tal usar uma sapatilha ou um tênis confortável até o serviço e lá trocar por seu sapato social?  Andar sobre calçadas esburacadas e com pedregulhos podem estragar o solado, o salto e desgastar a ponta do sapato;
 • Os calçados de tecido são super femininos e delicados. Uma ótima pedida para festas. Periodicamente retire-os da caixa ou local onde estejam guardados para arejar e evitar que fiquem manchados com o tempo;
 • O talco antisséptico é indispensável. O seu uso diário evita a proliferação de fungos. Lembre-se que é melhor evitar o chulé do que jogar o sapato fora por falta desse cuidado básico.

Segundo Paloma Herrera, designer e estilista de calçados femininos, de São Paulo, a melhor forma de limpar a maioria dos sapatos femininos, sendo eles de couro ou material sintético, é o bom e velho paninho. "Antes de engraxá-los é necessário uma boa limpeza com pano seco ou mesmo uma escova - desde que não seja dura, para não arranhá-lo. Se estiver muito sujo, use um pano úmido, apenas com água e um pouco de sabão neutro", aconselha.
Após a "lavagem" é preciso colocá-los para secar. Mas, nada de deixá-los "torrando" ao sol. "Deixe em temperatura ambiente, longe do sol e jamais utilize algum secador", alerta Paloma. Além disso, colocar um pedaço de jornal amassado dentro dos calçados é uma boa pedida.
Lembrando que podemos praticar o "Desapego" de vez em quando, viu, meninas? Eu acho ótimo, adoro fazer troquinhas com as amigas!

























Imagens: Reprodução
Texto: M de Mulher com adaptações

3 comentários:

  1. Ótimas dicas, tbm faço isso nos meus, mas teria q fazer mais por falta de tempo as vezes esqueço do coitadinhos hehe

    Bjos

    http://dedosdemocas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dariane!
    Essas dicas a minha mãe sempre me deu, mas é sempre bom relembrá-las. Adorei as fotos dos sapatos. Liiindos!!!

    Beijos. Fica com Deus.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL