Dicas para a maquiagem não derreter no verão!


Tarefas aparentemente corriqueiras como fazer o esfumado sobreviver a uma festa ao ar livre e manter o visual digno entre um compromisso de trabalho e outro viram um verdadeiro desafio durante o verão, culpa do calor e do suor, que fazem a maquiagem derreter e evaporar. Mas não se desespere: algumas adaptações no nécessaire e técnicas específicas ajudam a manter a maquiagem impecável, apesar do clima.
O primeiro passo é incorporar à rotina produtos que têm fórmulas de longa duração, oferecendo maior fixação e resistência ao suor, – e, graças a polímeros tecnológicos, sem deixar um aspecto emplastrado na pele. De olho no nosso clima tropical, a Avon acaba de lançar a linha Extra Lasting – destaque para a base e para o pó, que têm ação matificante e prometem durar 18 horas. Outra marca que investe no assunto é a MAC. O batom, a base o corretivo da Pro Longwear são poderosos e têm vasta gama de cores. A sombra cremosa, o gloss e o lápis de boca dessa linha realmente duram mais, ainda que exijam cuidados. “Produtos de longa duração também precisam de retoque, a diferença é que eles serão menos frequentes”, diz a maquiadora Vanessa Rozan, do Liceu de Maquiagem.
Aliás, caprichar no retoque é o segundo passo para o sucesso da sua maquiagem ao longo do dia ou da noite. É imprescindível carregar na bolsa um kit com lenços antibrilho (eu, Dariane, uso os lenços Mary Kay!!), pó facial leve, blush e o batom/lápis/sombra que você está usando – se o make sumir ou borrar, dá para consertar.
Na hora de aplicar, um bom truque é sobrepor texturas, especialmente da sombra e do blush, usando um mesmo tom na versão cremosa seguida da versão em pó, o que garante durabilidade estendida. Já o lema “menos é mais” vira regra no calor: eleger um só foco e ousar na cor – boca laranja, delineador azul – garante máximo impacto e mínima necessidade de carregar no resto do rosto. Muitas camadas de rímel – à prova d'água, claro – também dão ótimo efeito, com poucas chances de catástrofes.
Antes de começar o make não se esqueça do primer, de preferência com efeito matificante, superaliado para controlar a oleosidade. Em ocasiões especiais vale apelar para os sprays de fixação, que funcionam mais ou menos como os de cabelo, para finalizar. Alê de Souza ensina: “Dê algumas borrifadas com o produto longe do rosto, em uma distância de um braço, quando estiver pronta. É preciso tomar cuidado para que o jato do spray não manche a maquiagem”.
Dicas rápidas para adequar sua maquiagem ao clima quente:
1. Adote um primer: além de uniformizar a textura do rosto e minimizar a aparência dilatada dos poros, ajuda a fixar a maquiagem e manter a pele sequinha.
Eu uso o Primer da Avon, recomendo!!
2. Aposte no dois em um: hidratante com cor é um bom aliado, quanto menos camadas de produto, menos chances de derreter. Fórmulas oil-free também são uma boa pedida.

3. Troque o pó pelo cremoso: blushes e iluminadores de textura cremosa têm boa pigmentação e  aderem melhor à pele, deixando um aspecto ultranatural

4. Garanta o make dos olhos: rímel, lápis e delineador à prova d’água ou de longa duração evitam que seu esfumado vire um borrão fora de controle no meio da festa.
Rímel à prova d'água: Revlon!! O melhor!
5. Capriche no retoque: nada de acumular camadas de pó criando uma crosta na pele. Borrife água termal, elimine a oleosidade com lenço antibrilho e aí reaplique o make.

E vamos curtir o verão!!!

Fonte com adaptações: Vogue