PILATES: UM ALIADO CONTRA O ENVELHECIMENTO

30 de nov. de 2011

Queridas amigas e seguidoras deste maravilhoso blog!!!!! Vamos entrar em 2012 com o corpo em forma e combater um mal que nós mulheres temos medo - ENVELHECIMENTO - com uma técnica simples e que qualquer pessoa pode praticar - Pilates.




Desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, a famosa técnica que leva o sobrenome de seu criador conquistou espaço nas academias e caiu no gosto popular. O exercício, feito através de objetos simples como bolas e elásticos, é um grande fortalecedor dos músculos e proporciona flexibilidade e alongamento.

O pilates é uma técnica que trabalha tanto o corpo quanto a mente do indivíduo. Exercícios de meditação proporcionam o autoconhecimento e geram um equilíbrio da saúde mental e física. Por isso, os especialistas da área o indicam para qualquer idade e até mulheres grávidas.

Além de auxiliar corpo e mente, as aulas de pilates contribuem no tratamento da osteoporose e auxiliam as funções motoras, diminuindo o índice de quedas — além de reduzir as chances de derrame, câncer de colo do útero e depressão. O exercício também é indicado para a retomada de movimentos, já que permite ao idoso ou acidentado uma melhor compreensão de seu corpo, estimulando assim as áreas debilitadas.

É comprovado cientificamente que o envelhecimento ativo é primordial para a longevidade, e a OMS (Organização Mundial de Saúde) prevê que em 2025 o Brasil será o sexto país com mais idosos do mundo.



******Curiosidades acerca do Pilates:

# Teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos;

# Joseph Pilates criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos;

# Pilates sofreu de asma e raquitismo quando criança, assim seu método originou-se da sua determinação em fortalecer o corpo frágil e doente;

# A bailarina Allegra Kent inspirou-se em alguns dos exercícios do mat para criar uma sequência de dança que George Balanchine incorporou em sua coreografia Seven deadly sins (Os sete pecados capitais).


Vamos, corra até uma academia e experimente uma aula de pilates: você certamente vai ganhar muito mais qualidade de vida! Conte - me, caso já praticou ou há interesse em praticar pilates. Gostaríamos de saber sua opinião.

Bjs


Dayana Santiago
@DayanaSantiago

3 comentários:

  1. Eu faço pilates já a algum tempo! E digo que não tem contra indicação! Tenho muitas limitações articulares e o pilates foi o exercício que mais deu resultado pra mim! Ganhei força e elasticidade! Recomendo!!
    bjoo

    Tiemi
    http://rosebox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei a dica amiga infelismente não posso fazer pilates, tenho escoliose e bursite trocantérica, mas gostaria mtoo de fazer tenho curiosidade.. bjos

    http://rosacompreto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não faço Pilates, mas quase já fiz. O que me atrapalha são as péssimas opções que tenho perto de casa...Mas acho super legal mesmo!!!
    Beijos!!!
    Flávia.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL