Desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, a famosa técnica que leva o sobrenome de seu criador conquistou espaço nas academias e caiu no gosto popular. O exercício, feito através de objetos simples como bolas e elásticos, é um grande fortalecedor dos músculos e proporciona flexibilidade e alongamento.
O pilates é uma técnica que trabalha tanto o corpo quanto a mente do indivíduo. Exercícios de meditação proporcionam o autoconhecimento e geram um equilíbrio da saúde mental e física. Por isso, os especialistas da área o indicam para qualquer idade e até mulheres grávidas.
Além de auxiliar corpo e mente, as aulas de pilates contribuem no tratamento da osteoporose e auxiliam as funções motoras, diminuindo o índice de quedas — além de reduzir as chances de derrame, câncer de colo do útero e depressão. O exercício também é indicado para a retomada de movimentos, já que permite ao idoso ou acidentado uma melhor compreensão de seu corpo, estimulando assim as áreas debilitadas.
É comprovado cientificamente que o envelhecimento ativo é primordial para a longevidade, e a OMS (Organização Mundial de Saúde) prevê que em 2025 o Brasil será o sexto país com mais idosos do mundo.
******Curiosidades acerca do Pilates:
# Teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos;
# Joseph Pilates criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos;
# Pilates sofreu de asma e raquitismo quando criança, assim seu método originou-se da sua determinação em fortalecer o corpo frágil e doente;
# A bailarina Allegra Kent inspirou-se em alguns dos exercícios do mat para criar uma sequência de dança que George Balanchine incorporou em sua coreografia Seven deadly sins (Os sete pecados capitais).
Vamos, corra até uma academia e experimente uma aula de pilates: você certamente vai ganhar muito mais qualidade de vida! Conte - me, caso já praticou ou há interesse em praticar pilates. Gostaríamos de saber sua opinião.
Bjs
Dayana Santiago
@DayanaSantiago
Eu faço pilates já a algum tempo! E digo que não tem contra indicação! Tenho muitas limitações articulares e o pilates foi o exercício que mais deu resultado pra mim! Ganhei força e elasticidade! Recomendo!!
ResponderExcluirbjoo
Tiemi
http://rosebox.blogspot.com
Amei a dica amiga infelismente não posso fazer pilates, tenho escoliose e bursite trocantérica, mas gostaria mtoo de fazer tenho curiosidade.. bjos
ResponderExcluirhttp://rosacompreto.blogspot.com/
Não faço Pilates, mas quase já fiz. O que me atrapalha são as péssimas opções que tenho perto de casa...Mas acho super legal mesmo!!!
ResponderExcluirBeijos!!!
Flávia.