Quem gosta de comemorar o final de ano – seja participando de uma confraternização, festa natalina ou apostando na hora da virada do ano – precisa estar atento à conservação das roupas que marcam tais datas.
Hoje estive observando uma peça guardada, que estava começando a amarelar, daí fui pesquisar sobre como cuidar delas e compartilho com vocês. Quem sabe usamos o vestidinho do ano passado em alguma festinha nesse ano!!
Vestidos com detalhes em metal, paetê, miçanga, pedraria e brilho podem aparecer danificados se não forem guardados de maneira correta. Já as roupas brancas podem estar amareladas ou mesmo manchadas. Isso ocorre, principalmente, se elas não tiverem passado pela limpeza correta antes de serem guardadas.
Vestidos de Festa: delicadeza é palavra de ordem
- Em geral, os vestidos de festa são confeccionados em tecidos nobres de seda, como cetim e musseline. Por se tratarem de tecidos de espessura fina e tramas delicadas, estão sujeitos ao esgarçamento, a marcas e ao rompimento do tecido, além de poderem desbotar com facilidade devido à baixa solidez dos corantes. O ideal para essas peças é a limpeza a seco (na lavanderia), por oferecerem maior segurança. O cuidado é amplo: as peças são acondicionadas em sacos de proteção na hora de lavar, para promover uma limpeza mais delicada e evitar danos. Caso seja necessário lavar na água, isso é feito à mão, com produtos especiais e bastante delicadeza. Não é permitido centrifugar ou torcer esses tecidos, pois ficarão marcados definitivamente ou danificados.
- Nem todos os vestidos de festa são lavados a seco: o tipo de limpeza escolhida – a seco ou a água – vai depender muito do tecido e de como foi confeccionado. Quando a peça possui bordados, paetês e pedrarias, precisa de cuidados especiais para não marcar, principalmente na hora de passar. Isso não quer dizer que o processo realizado em casa seja ineficiente, mas muitas vezes o consumidor, por falta de conhecimento, tecnologia ou produtos eficientes, pode danificar o tecido e até causar a perda peça.
- As pedrarias podem receber limpeza a água sem perder o brilho. Porém, a água pode desprender acessórios colados. Já a limpeza a seco, com solvente, pode dissolver ou remover o brilho de enfeites ou pedrarias plásticas, além de descolá-los. Há casos em que o tipo de aviamento utilizado na peça e a forma como os detalhes foram colocados (costurados, colados ou prensados) não são compatíveis com o processo de limpeza do tecido utilizado na confecção, ou seja, a peça não pode receber nenhum dos processos de limpeza (nem a seco, nem a água), porque podem correr grande risco de danos.
- Há casos em que o forro do vestido é diferente do tecido principal, mais nobre, exigindo que a lavagem seja feita separadamente, porque um tecido exige lavagem a água e o outro, a seco. Isso acontece quando a confecção não se preocupa em montar a peça com tecidos compatíveis. Se lavados pelo mesmo processo, um deles pode ser danificado, como é o caso de o forro encolher, por exemplo.
- Na hora de guardar os vestidos de festa, use sacos de TNT (tecido não-tecido), evitando que se sujem ou desbotem pela ação da luz: os de plástico criam umidade e o bolor, por conseqüência. Uma vez por mês, pelo menos, coloque as peças para tomarem ar em local fresco, à sombra, para evitar a proliferação de fungos.
- Os vestidos podem ser guardados do avesso, para não puxarem fios ou perderem a cor. Porém, não devem ser dobrados, ou poderão ganhar vincos e marcas que não sairão. Guarde-os, de preferência, em cabides de ombros largos, para evitar marcas.
- Mesmo sendo usada somente por uma noite e que não haja sujeira aparente, a roupa tem resquícios de suor, fumaça e até respingos de bebidas com açúcar, doces e gorduras. Assim, precisa ser limpa para não atrair traças ou ganhar manchas oxidadas, de difícil remoção.
Roupas brancas
A cor branca, associada na cultura ocidental à paz, calma, ordem e limpeza, é a predileta para a passagem do Ano Novo. Nesta época, comece a se preocupar em apresentá-la realmente branca, mesmo que não seja nova. Isto vale também para os que precisam usar o branco para suas atividades profissionais.
- Para lavar a roupa branca, dissolva o sabão e o amaciante em água antes de colocá-los em contato com as peças.
- Capriche no enxágüe: resíduos de sabão podem estragar as peças.
- Seque as roupas brancas sempre pelo avesso e à sombra; se a peça estiver com manchas amarelas, lave-a normalmente. Em seguida, use um alvejante à base de peróxido e o dilua em água quente a 60ºC. Deixe a peça de molho nessa mistura por cerca de 15 minutos. Enxágüe bem.
- Não tente remover manchas com alvejantes que tenham cloro ou água sanitária. Esses produtos podem trazer mais manchas, além de amarelar e enfraquecer as fibras dos tecidos.
- Na hora de guardar as roupas brancas, envolva-as em sacos de TNT para protegê-las do pó e dos raios de luz. Não use sacos plásticos, que não permitem que a roupa “respire”, o que resulta em manchas e mofo.
Boas dicas!!! Vamos aproveitar o tempo que temos até o fim do ano pra cuidar das nossas peças brancas??
Beijos!
Texto adaptado de Portal Bagarai
Amei as dicas lindona, realmente ée uma dica super útil bjinhosss
ResponderExcluirhttp://rosacompreto.blogspot.com/