Dicas para ser bem fotografado em um evento corporativo




O momento da foto numa festa ou evento corporativo é sempre de descontração, mas a tranquilidade não pode provocar a falta de atenção às regras de comportamento, etiqueta e postura profissional. A consultora de media training, Aurea Regina de Sá, listou 10 dicas importantes que devem ser lembradas na hora da foto em um evento de negócios:

1. Se estiver em pé, capriche na postura da coluna, mas sem afetação: nem desleixado, nem arrogante.
2. Para os homens, pernas levemente distantes uma da outra, em paralelo. As mulheres sempre devem estar com as pernas fechadas e os pés direcionados para o mesmo ponto.
3. Se a foto for individual os braços podem ficar soltos ao lado do corpo ou cruzados no meio do peito, mas de forma tranquila e com uma das mãos sobre um dos braços. Se a foto for em grupo, junte seu corpo ao indivíduo ao lado sem apertá-lo e procure não envolvê-lo num abraço lateral. Homens não devem passar o braço na cintura das colegas de trabalho. Mulheres devem manter o corpo ereto e evitar destacar o quadril com movimentos laterais.
4. Meio sorriso mostra simpatia e tranquilidade. É sempre bom ter um pronto para expor diante da máquina fotográfica.
5. Mesmo de frente para o sol evite os olhos muito fechados ou as mãos sobre o rosto para tapar a luminosidade.
6. Numa foto estilo ‘time de futebol’, os mais altos ficam atrás e os mais baixos à frente. Os homens devem preferir agachar na fila da frente; se isso for necessário, agache de uma vez ou fique totalmente em pé. Nunca fique com as pernas flexionadas como se quisesse reduzir a própria altura.
7. Nunca faça gestos depreciativos com as mãos.
8. Não se permita fotografar com copo, garrafa ou cigarro nas mãos. Não se acanhe em interromper o movimento do fotógrafo e pedir que ele espere para você abandonar os símbolos de vícios que podem não indicar uma imagem positiva.
9. Mulheres devem evitar decotes, transparências ou saias muito curtas, nas festas e nas fotos. As roupas também comunicam a sua personalidade e a imagem que deseja transmitir.
10. Os tecidos mais recomendados são os lisos. Estampas com listras e bolinhas provocam um efeito borrado na imagem.
11. Dê uma arrumada nos cabelos rapidamente para mostrar asseio.
12. Lembre-se: as fotos que registrarem a festa farão parte da memória da empresa, portanto saiba que essa é mais uma oportunidade de você transmitir uma imagem de credibilidade.

Aurea Regina de Sá, especialista em Media Training. Veja mais dicas em: www.treinamentodemidia.com.br