10 dicas para não perder tempo nas redes sociais

3 de jun. de 2011

Pra ninguém dizer que tem pouco tempo!

1 – Seja seletivo nas suas redes – Quantidade de redes não é qualidade. Para que participar de redes sociais que não são relevantes? O ideal é focar nas principais redes em que seus amigos e interesses estão. Eu, por exemplo, uso apenas quatro redes: Facebook, LinkedIn, Twitter e Orkut, nessa ordem de importância.
2 – Cancele e-mails de notificações – Todas as redes permitem configurar o aviso de recebimento de e-mails. O melhor é cancelar todos, assim você comanda a rede e acessa quando quiser. Caso contrário, vai ser difícil controlar a vontade de saber por que você foi “tagueado” na foto da sua amiga…
3 – Determine um foco nas redes – Quem tenta agradar a gregos e troianos ao mesmo tempo se complica com um dos lados. Crie uma estratégia para cada rede que você tiver. Por exemplo: se você for utilizar o Twitter para fins profissionais, não misture com assuntos pessoais. Muitas empresas utilizam as redes sociais na hora de contratar um profissional e “pega mal” ter fotos constrangedoras, por exemplo. Mantenha coerência no perfil definido com fotos, textos e comentários. Muita gente tem se queimado sem perceber por falta de estratégia!
4 – Determine horários – Eu não sou contra checar o perfil pessoal no Facebook durante o horário de expediente, mas sou contra o abuso. Utilize os horários antes ou após o expediente e o horário de almoço caso queira acessar no trabalho as redes para fins pessoais. Eu costumo ver e responder minhas redes no final do dia, em casa.
5 – Siga poucas pessoas, mas relevantes – Para que seguir gente que não tem nada a ver ou cujo conteúdo se tornou irrelevante? Faça uma dieta de pessoas que você segue. Repare nos próximos dias quem não tem agregado valor e simplesmente deixe de seguir esta pessoa.
6 – Utilize agregadores – Existem sites e softwares que permitem centralizar as redes sociais ou atualizar a partir de um único post. Eu tenho utilizado o Tweetdeck, que permite atualizar Facebook, Twitter e LinkedIn de uma só vez. Um site em que vale a pena conhecer é o http://www.threadsy.com/, que junta e-mails e redes em um só lugar.
7 – Seja relevante nas suas redes – As pessoas gostam de seguir pessoas que fornecem um conteúdo relevante, na medida certa e com periodicidade. Aquele chato que tuíta muito de uma vez só acaba perdendo seguidores. E aquele que tuíta posts dizendo que acordou de mau humor também não agrega.
8 – Aproveite seu tempo de espera – Eu gosto muito de atualizar minhas redes quando estou no aeroporto ou esperando um evento começar. Aproveitar esse tempinho é muito válido, desde que seu celular ou tablet estejam habilitados para tal. Existem centenas de softwares para esses dispositivos que mandam muito bem.
9 – Rede social não requer “real time answer” – Não se sinta obrigado a responder uma mensagem na mesma hora em que a pessoa enviou. Se fosse urgente de verdade, ela encontraria outra forma de falar com você. Se você cria esse péssimo hábito de responder assim que chega, além de acostumar mal as pessoas, vai perder muito tempo desnecessariamente.
10 – A vida existe lá fora – Não é porque a vida social se tornou digital que você vai se esconder atrás de um computador em seus relacionamentos. É preciso reservar um tempo para estar junto com os amigos e família presencialmente!

Fonte: HSM

3 comentários:

  1. Nossa que legal! Ótimas dicas!
    Bjo e bom final de semana pra ti!

    Gisele Ferreira
    www.viciadinhaemmake.com
    @viciadinhamake

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    obrigada por visitar o meu blog

    ja estou participando do sorteio da pulseira, tomara que eu ganhe =]
    adorei as dicas
    beijos e bom fds

    Mary
    http://comasunhasfeitas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL