Dicas para Formatura

Olá girls!!
Como minha formatura está próxima, tenho feito umas pesquisas sobre qual vestido usar na colação. Encontrei esta reportagem que achei muito válida pra quem tem as mesmas dúvidas que eu!


As festas que comemoram a graduação na faculdade – colação de grau e baile de gala – são um rito de passagem importante e motivo de alegria na vida de muita gente e, claro, ninguém quer fazer feio nesse dia tão especial. Convidados e Formandos ficam em dúvida sobre o que usar nessa ocasião.
A principal razão para tantas dúvidas é que não existe um dress code para formaturas; o estilo da comemoração pode variar muito – alguns formandos só colam grau, outros preferem festas que lembram os tradicionais bailes norte-americanos e tem ainda aqueles que querem apenas uma balada entre amigos.
Vamos ver a seguir o que seria o mais apropriado para a maior parte das comemorações que acontecem neste dia:
Colação de grau
São tradicionalmente realizadas em casas de show ou grandes teatros; os convidados ficam na plateia sentados e, portanto, devem escolher roupas confortáveis. Mas não exagerem: nada de jeans! O traje ideal é o esporte fino: calça social + camisa, para eles (não precisa usar gravata); vestidos mais simples, calça + blusa ou saia + blusa, para elas.
Os formandos estarão de beca e não precisam se preocupar com o look que vão usar por baixo. A questão aqui é a programação pós-colação: escolha sua roupa de acordo com ela. (Pergunte se a beca é fechada em baixo, se for, prefira ir de bermuda para eles, e shortinho para elas, uma vez que pode estar bem quente)
Baile
Normalmente são black-tie. Se este for o caso, longo para formandas e mães dos formandos. Para eles, é hora do smoking. Seria bom que os rapazes se rebelassem e não usassem a variação proposta por empresas que organizam estas festas e que determinam que eles usem gravata borboleta e cinto vermelhos fazendo com que se pareçam garçons de churrascaria.
As convidadas podem ir de longo, longuete ou com um vestido curto bem sofisticado. Não há restrição de cor, mas evitem o branco, que já se tornou uma cor de noiva ou debutante. Calça ou saia + blusa não são uma opção para o black-tie!
Agora, se no seu convite vier especificado traje social ou passeio completo, a roupa ainda é formal, mas não é mais hora nem de longos, nem de smokings. Prefira os curtos chiques (não tão curtos, abaixo do joelho para algumas festas, pergunte para a empresa que organizou o evento com antecedência e , para eles, terno escuro, com camisa social e gravata.