Festival de Bonecos apresenta “Tem Gente Que Acredita” no Diversão em Conjunto

5 de jul. de 2022

 

Festival de Bonecos apresenta “Tem Gente Que Acredita” no Diversão em Conjunto

O espetáculo é mais uma das criações do ator e animador de bonecos Jorge Crespo. A criançada ainda pode participar de uma oficina para aprender a montar um boneco de vara.   

 

Diversão em Conjunto segue com sua programação especial de julho com o Festival de Bonecos. No próximo sábado, dia 9 de julho, às 15h, o público conhecerá histórias de várias partes do mundo no espetáculo Tem Gente Que Acredita. Além da peça, as crianças ainda podem participar de uma oficina gratuita de bonecos de vara, das 16h às 18h. Todas essas atividades estarão sob o comando de Jorge Crespo, um dos maiores bonequeiros do Brasil, há mais de 30 anos trabalhando como ator, criador e animador de bonecos para teatro, cinema e TV. Excepcionalmente, o Festival de Bonecos deste fim de semana será realizado no Espaço Sustentável, no 2º Piso do Conjunto Nacional. A entrada é gratuita.

Nesse espetáculo solo, com direção de Emmanuel Santos, Jorge Crespo apresenta o boneco “Zé Canhoto”, de sua criação, que interage com o público e conta histórias adaptadas da literatura brasileira e universal, ilustradas com o uso de diferentes técnicas do teatro de animação. A montagem do espetáculo utiliza em sua cenografia redes que, penduradas, ambientam e interagem com o espaço cênico do palco. Desta maneira, são elas que, costuram e dão acabamento aos contos e histórias que Zé Canhoto nos conta, como a “História do Boi e da Lua”, adaptação livre de um conto popular moçambicano, “O Boi e a Garça” recolhido e publicado pelo escritor Mia Couto, em Noite Sonâmbula.

A história do Boi Estrela é ilustrada com efeitos cênicos e recursos de animação de bonecos de luva e varas, criando um clima de suspense e encantamento. A “História que é toda de mentiras” é uma adaptação livre de um conto, do clássico “As Mil e Uma Noites”. Divertida, surpreendente e romântica, esta narrativa utiliza a técnica do teatro de sombras, estimulando a imaginação dos espectadores.

A fábula do “Compadre Rico e o Compadre Pobre” é do folclore brasileiro, recolhida e publicada pelo historiador e folclorista Basílio de Magalhães. Nesta montagem, utiliza-se técnica mista de animação de boneco e projeção de imagens, ilustrando de forma divertida as desventuras do “compadre pobre” frente à ambição do “compadre rico”.

Oficina de bonecos

         Para quem tem curiosidade de saber como funcionam os bonecos que ganham vida no teatro, o evento oferece um momento especial na oficina de criação e montagem de bonecos, sob a coordenação da equipe de Jorge Crespo. Neste sábado, o tema da oficina serão os bonecos de vara. A atividade acontece após a apresentação do espetáculo, das 16h30 às 18h, com capacidade de 30 crianças por turma. As crianças aprenderão a criar e montar seus próprios personagens. As oficinas serão gratuitas, com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo aplicativo do Conjunto Nacional.

 

Jorge Crespo

Em 1980, Jorge Crespo iniciou seu trabalho com bonecos na TV, participando de várias atrações infantis, como Bonequeiro nas produções dos programas Arco-íris, Era Uma Vez, Porque Sim, Por que Não, Ilhas das Caixas na TV: Educativa e de Xuxa Meneguel, Os Trapalhões, Bia Bedran, Daniel Azulay. Atuou, também, como ator em novelas, especiais e seriados para TV.

Pioneiro no uso da espuma de poliuretano laminado para a confecção de grandes alegorias carnavalescas, tem confeccionado bonecos, alegorias e adereços para as principais agremiações carnavalescas do Rio de Janeiro – Mangueira, Beija-Flor, Mocidade Independente, Império Serrano, Portela. Fundador do Bloco das Carmelitas de Santa Teresa, criador de Bonecos Gigantes para vários blocos carnavalescos. Desde 1995, desenvolve projetos de visitas animadas com bonecos e atores a museus e centros de culturais no Rio de Janeiro; Museu da República, Museu do Índio, Museu Nacional, Museu do Folclore, museu da Maré.

Em 1996 criou a Cia. Jorge Crespo de Teatro de Bonecos, na qual vem realizando espetáculos de cunho educacional e visitas teatralizadas a convite dos principais museus do Brasil. Em 2008 transferiu seu ateliê para Brasília, desde então, atua na capital do país encantando e mobilizando pela arte.

Jardim Urbano – O Jardim Urbano do Conjunto Nacional é um espaço multiuso de convivência, que integra o ar puro e o sol com cultura e gastronomia, com projeto arquitetônico inovador, instalado no 3º piso do Conjunto Nacional. O complexo atualmente está dividido em três decks suspensos e cobertos, com 52 mesas, instaladas respeitando o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde. Interligado ao ambiente ao ar livre está o CNJ Lab, um espaço colaborativo e criativo, com o diferencial de estar dentro de um shopping de fácil acesso, localizado no coração da capital do país. O complexo também tem a proposta de ser um ponto de encontro, com duas operações gastronômicas: O Maria Teresa Café e o Job Social Bar. O CNJ Lab funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.

 

Festival de Bonecos apresenta “Tem Gente Que Acredita” no Diversão em Conjunto

Serviço: Diversão em Conjunto – Festival de Bonecos

 

Tem Gente Que Acredita
Data: 09/07 (sábado)
Hora: 15h
Local: Espaço Sustentável, 2º Piso – Shopping Conjunto Nacional

 

Oficina de Bonecos – Bonecos de Vara
Data: 09/07 (sábado)
Hora: 16h30 às 18h
Local: Espaço Sustentável, 2º Piso – Shopping Conjunto Nacional
Obs: Inscrições antecipadas pelo aplicativo do Conjunto Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL