Projeto de incentivo à leitura traz biblioteca itinerante ao Conjunto Nacional

2 de jul. de 2022

Projeto de incentivo à leitura traz biblioteca itinerante ao Conjunto Nacional
 

Projeto de incentivo à leitura traz biblioteca itinerante ao Conjunto Nacional

Expolivro possui mais de 500 títulos de livros que estarão disponíveis para leitura totalmente gratuita no local                                

 

Após rodar todo o Brasil e alguns países das Américas, chega a Brasília  o projeto de incentivo à leitura Expolivro, uma carreta transformada em uma biblioteca itinerante. De 28 de junho a 07 de julho, o veículo  ficará no estacionamento da Praça Lucio Costa, em frente ao Shopping Conjunto Nacional, e vai promover rodas de leitura, teatro e contação de histórias para crianças, palestras e trabalho  social. A expectativa é atrair pessoas que passam diariamente pelo local para fazer uma pausa no seu dia e se renovar. O evento é gratuito e conta com o apoio da Administração Regional da capital federal.

Com 14m 
de comprimento, a carreta é uma biblioteca móvel e conta com mais de 500  títulos de livros cristãos, para adultos, jovens e infantil. Oferece acomodação com telão, mesas, cadeiras e ar condicionado. Quem visitar o local, poderá comprar os exemplares do acervo literário ou fazer a leitura nos espaços de convivência do veículo. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas dos livros é usado para manter o projeto.

Dados do Instituto Pró-Livro de 2021 apontam que o brasileiro lê em média cinco livros por ano. No entanto, 44% da população não pratica o hábito da leitura e 30% nunca adquiriu um livro. Essa situação motivou os organizadores a restaurar o projeto Expolivro, que surgiu em 1991. Hoje, a principal missão é despertar nas pessoas a paixão pela leitura. Para os organizadores, incentivar o hábito da leitura contribui diretamente com o desenvolvimento cultural e social.

O Expolivro funcionará das 08h às 22h. Os horários das palestras e oficinas serão divulgados futuramente nas redes sociais do projeto @expolivro_. As crianças poderão apreciar a apresentação teatral “Jumentinho Guloso”; diversas atividades de pintura facial, como o movimento “Pinta cara” além de contações de histórias, inspiradas nos temas: “Primeiro dia de escola”, “Olha a Boca do João”, “Vermelho de Vergonha”, “Pintinho Peralta”, “Ovelhinha Lama”, “Medo do Escuro” e “O Semeador”. Também haverá palestras para jovens, casais e mulheres.

A programação vai contar com a ajuda de missionários voluntários do Ceape e da Igreja em Brasília, que vai oferecer  oração, acolhimento a pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social. As escolas de ensino infantil de Brasília poderão agendar visitas no Expolivro. Na ocasião, será apresentado  teatro e outras atividades infantis.

Origem - O Expolivro iniciou suas atividades em 1991 dentro de um ônibus trailer que percorria várias cidades do Brasil. Com o crescimento do projeto se adaptou para uma carreta que comporta até 70 pessoas e mais de cinco mil livros. Atualmente, o projeto conta com três carretas para atender diferentes regiões do país. Além do Brasil, o projeto já chegou a Miami, nos Estados Unidos e outros países da América do Sul. Toda a iniciativa é cristã e pertence ao Instituto Vida para Todos (IVPT), uma entidade sem fins lucrativos, que tem o apoio da Editora Árvore da Vida e do Centro Missionário Ceape.

 

ServiçoCarreta do Projeto ExpoLivro

Data: 28 de junho a 07 de julho

Hora: Das 8h às 220h

Local: Praça Lucio Costa, em frente ao Shopping Conjunto Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL