Moda Africana recebe apoio em Brasília

3 de jul. de 2019



MODA AFRICANA RECEBE APOIO EM BRASÍLIA


Moda, alegria, solidariedade e colaboração marcaram o evento Égalité, que mostrou, em ação social realizada no Venâncio Shopping, a moda de qualidade produzida por empreendedores africanos refugiados ou imigrantes em Brasília. De origem de países como Guiné-Bissau, Togo, Costa do Marfim, Congo e Gana; Isabel Da Costa e Saturnina da Costa, Akou Avogtnon e Rose Somyalo Pissang, Dja Franck Lagbre, Lucie Atumesa Nsimba e Gladys Edem encantaram com sua arte para o estilismo, costura e bordado em um desfile assistido por mais de 200 pessoas na sexta 28 de junho. Após a performance, os presentes foram convidados a participar da inauguração da loja colaborativa Égalité, localizada no 1º piso do shopping.  
A ação foi uma iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil (GMB), dirigido pela empresária Janete Vaz e pelas executivas Samara Braga, Glória Guimarães e Ilda Peliz. "Foi emocionante para o Grupo Mulheres do Brasil promover uma conexão tão saudável entre culturas tão diferentes. Foi um trabalho conjunto de vários comitês: Refugiados, Social, Empreendedorismo e Cultura. Todas unidas em um projeto concreto e com foco na viabilidade e sustentabilidade. Foi um ato de dar aos refugiados africanos 'a vara para pescar'. Não é só a promoção de um espaço, mas metodologias e processos. Tudo para que eles possam dar continuidade”, disse Janete Vaz.

Moda Africana recebe apoio em Brasília

Surgiu a partir do Comitê de Inserção de Refugiados do Grupo Mulheres do Brasil, que tem à frente Mônica Alvares e Cesira Jardim. Mônica desenvolveu o projeto e apresentou às demais integrantes do grupo como Nágela Maria, Ivonice Campos e Cesira Jardim que se comprometeram em alavancar o talento dos africanos para a moda. O Venâncio Shopping abraçou a ideia, oferecendo uma loja para a comercialização da produção deles e também apoiando a realização do eventoA loja é uma cessão isenta de custos com aluguel e condomínio pelos próximos seis meses. “Este projeto tem sido marcado pelo sucesso e vem encontrando tantas portas abertas...Que no futuro próximo essa iniciativa do GMB e Venâncio Shopping possa se multiplicar alcançando mais refugiados e imigrantes e possibilitando sua inclusão na sociedade   por meio do empreendedorismo”, afirmou Mônica.
 “Acreditamos que temos a missão social de acolher, incentivar e apoiar o empreendedorismo,  sem discriminação. A economia criativa também encontra aqui no Venâncio, espaço para se desenvolver”, disse João Marcos Mesquita, superintendente do Venâncio Shopping. Ana Lúcia Rodrigues – Gerente de Marketing - Venâncio Shopping.  “É muito importante dar a oportunidade a essas pessoas de um recomeço. Ninguém saiu do seu país porque quis. Acolher faz parte do propósito de uma empresa que revela estar conectada com o dia a dia das pessoasEntão a gente acolhe, porque “o meu país é a terra, o meu país somos todos nós”, completou Ana Rodrigues, gerente de marketing do shopping.
Moda Africana recebe apoio em Brasília

Ao cair da tarde, o evento teve início com performance das jovens Emmanuella Edem e Salomey Otori, que apresentaram ao público uma dança típica de Gana. Em seguida, sob a produção da Scouting Agência de Modelos, o desfile apresentou cerca de 40 looks assinados pelos africanos para homens e mulheres, inclusive plus size. A concepção e confecção das peças aconteceu sob a supervisão e consultoria das estilistas e empresárias Nágela Maria e Andréa Monteiro, de Brasília. Coube a elas adaptar para o mercado consumidor brasileiro, a inventividade, exuberância e colorido característicos do estilo africano, valorizando a identidade de cada um desses artistas da moda.  
A inciativa também contou com o apoio de La Porta Buffet, Ânfora Importadora, Levvo Instituto e IMDH.
GRUPO MULHERES DO BRASIL
O Grupo Mulheres do Brasil é uma rede suprapartidária. Criada em outubro de 2013, por 40 mulheres executivas, de diferentes segmentos, com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país.
Presidido pela empresária Luiza Helena Trajano, hoje, soma mais de 26 mil mulheres de diferentes classes sociais e profissões, no Brasil e em 11 países. Com ações nas áreas de educação, saúde, empreendedorismo, combate à violência contra a mulher, igualdade racial, políticas públicas, refugiados e imigrantes, entre outros temas, em núcleos instalados no Brasil e exterior. Estimulam o protagonismo feminino, e ativam talentos por meio de parcerias e interlocução com os poderes Executivo, Legislativo, e Judiciário para execução de planos de ação, representam a essência dos trabalhos do Grupo.
Em Brasília, o Grupo foi lançado em agosto de 2017, e é liderado pela empresária Janete Vaz, e as executivas Samara Braga, Glória Guimarães, e Ilda Peliz. O Grupo se reúne mensalmente, e a cada encontro são apresentados temas relacionados à mulher, e o andamento das ações e dos projetos temas implantados na cidade.
VENÂNCIO SHOPPING
Quando o Venâncio Shopping reabriu suas portas em 2016, após realizar um dos maiores retrofits já vistos em um empreendimento comercial, retomou sua relação com a história de Brasília de forma a voltar a fazer parte da vida das pessoas, continuar contando histórias e contribuir de forma relevante com os temas contemporâneos que acolhem o brasiliense nos dias atuais. Assim, o espaço identificou as causas convergentes com os valores da empresa e resolveu abrir seu espaço para ser também um ativador da cultura, da conscientização, informação e conexão das pessoas com assuntos de importância na sociedade. É neste sentido que escolheu a causa dos refugiadas como uma das serem apoiadas em 2019. 

Serviço:
Loja Égalité
Venâncio Shopping- 1º Piso – Loja 126 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL