CONJUNTO NACIONAL REALIZA EVENTO EDUCATIVO COM QUATRO AGÊNCIAS ESPACIAIS

24 de mar. de 2019

CONJUNTO NACIONAL REALIZA EVENTO EDUCATIVO COM QUATRO AGÊNCIAS ESPACIAIS
 Em celebração aos 50 anos da chegada do homem à Lua, a bordo da missão espacial Apollo 11, cinco shoppings da Ancar Ivanhoe realizam a segunda edição do NASA Science Days. O encerramento será em Brasília, no Conjunto Nacional, nos dias 30 e 31 de março.
Nesta edição, o evento educativo desenvolvido pelo grupo de shoppings rodou o Brasil e reuniu, pela primeira vez, as agências espaciais NASA, Agência Espacial Brasileira (AEB), Agência Espacial Europeia (ESA) e a Fundação Astronauta Ian Ramon parceira da Agência Espacial Israelense (ISA) para levar crianças e adultos às palestras inéditas, oficinas interativas e exposição de artigos históricos sobre a memória aeroespacial.
Inspirado no Dia do Espaço da Flórida, o evento tem como propósito educar e sensibilizar jovens, pais e educadores sobre a importância da ciência e tecnologia. Ao longo do evento, são oferecidas oficinas interativas, palestras com profissionais das agências espaciais parceiras e exposição de artigos históricos e raros da memória aeroespacial da NASA. Com o intuito de fomentar o empreendedorismo e estimular iniciativas no setor, o Science Days conta ainda com uma área para a exposição de 10 projetos inovadores de estudantes das escolas e universidades da região, abordando temas como robótica e tecnologia. A curadoria de todas as atividades foi realizada em parceria com a NASA.
CONJUNTO NACIONAL REALIZA EVENTO EDUCATIVO COM QUATRO AGÊNCIAS ESPACIAIS
 A primeira cidade a receber o evento foi o Rio de Janeiro, no shopping Rio Design Barra, nos dias 16 e 17 de março. Em seguida, o evento passou por São Paulo, no Shopping Eldorado; por Fortaleza, no North Shopping Fortaleza, e segue na próxima semana para a capital gaúcha, onde ficará nos dias 27 e 28, no Iguatemi Porto Alegre.
Para participar das atrações, como palestras e oficinas, é preciso baixar o aplicativo do shopping Conjunto Nacional na App Store ou Play Store e preencher o formulário de inscrição. Todas as atrações são gratuitas e, com exceção da Exposição NASA, possuem número limitado de vagas disponíveis.
CONJUNTO NACIONAL REALIZA EVENTO EDUCATIVO COM QUATRO AGÊNCIAS ESPACIAIS


Palestras - As palestras do Science Days 2019 são conduzidas por participantes renomados das quatro agências espaciais e de instituições ligadas ao Kennedy Space Center, porto espacial de lançamento da NASA. Em Brasília, estão confirmados Jefferson Michaellis, Diretor de Educação Espacial do Kennedy Space Center International Academy; Vinicius Fantuchi, engenheiro responsável pelos programas educacionais entre Brasil-EUA da Kennedy Space Center International Academy; Dr. Gary Stutte, do Laboratório Espacial do Kennedy Space Center; Jim Christensen, Diretor executivo da Fundação Buzz Aldrin Share Space; e Maya Golan, Diretora de Educação Espacial da Agência Espacial Israelense (ISA).
Entre os temas abordados está o desenvolvimento da próxima geração de educadores, inovadores e empreendedores globais, o impacto sobre as agências espaciais no planeta Terra, o futuro da ciência e tecnologia, além das experiências e vivências de quem trabalha em uma das principais agências espaciais do mundo: a NASA.
Atrações - Para poder vivenciar o sonho de ir para o espaço, os jovens brasilienses vão contar com diversas oficinas e atividades desenvolvidas pela NASA e pela AEB a partir das 14h, no Pavilhão NASA. Dentre as atrações disponíveis, os participantes poderão pilotarrovers - veículos de exploração espacial - em ambiente que simula a superfície de um asteroide e montar o seu primeiro robô espacial. A atividade chamada ‘My first Rover” busca ensinar a importância do trabalho em equipe ao montar o modelo Curiosity, utilizado na missão exploratória à Marte.
Outra atividade disponível no espaço é a oficina de dobraduras do Programa Espacial Brasileiro. Nela, os participantes vão passar pelo processo de recortar, colar, montar os foguetes, satélites e sondas desenvolvidas no Brasil enquanto conhecem a história o programa brasileiro de uma forma lúdica.
Nas oficinas, as crianças e adolescentes ainda irão desenvolver projetos de robótica e programação através dos fundamentos do programa espacial STEAM, que envolve Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
O evento ainda traz uma exposição de itens raríssimos utilizados em expedições da agência espacial americana, além de prêmios, documentos e fotos históricas exibidas para o público brasileiro pela primeira vez. Dentre os artigos expostos estão o manual de voo do ônibus espacial da missão STS-14, painéis do experimento da missão do ônibus espacial STS-63 utilizados para montar o protótipo do robô Charlote na Estação Espacial Internacional (ISS), o eletrocardiograma utilizado na Apollo 11, a placa de circuito da missão AS-208 Skylab, um modelo em escala do foguete Mercury Redstone e Saturn V, o vinil comemorativo “First Man on the Moon”, entre outros artigos.
Expositores - No Science Days 2019 também há uma área para jovens expositores apresentarem seus trabalhos de robótica e ciência. Para participar, os estudantes de Brasília inscreveram seus projetos na seleção realizada pela Junior Achievement.


Serviço: Nasa Science Days em Brasília
Data: Dias 30 e 31 de março
Hora: Sábado, das 09 às 22h, e domingo, das 12h às 20h
Local: Shopping Conjunto Nacional
Informações e inscrições: Aplicativo do Shopping Conjunto Nacional
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL