Muitas vezes não fazemos ideia do que esperar das cidades históricas que visitamos. Elas compõem a beleza dos nossos antepassados que com perfeita genialidade criaram lugares tão lindos que são quase cena de cinema.
A primeira cidade do dia foi Salamanca, com a Catedral mais linda que vi até então. A cidade tem a catedral velha, construida no sec. XII, e que ainda funciona, geralmente para casamentos, que está “colada” com a catedral nova, concluída no sec. XVIII, e foi esta que me encantou. Elas estão ligadas por dentro, e a beleza difere uma da outra não somente pelos estilos mas pelo formato e obras. A cidade é chamada “a cidade dourada”, pois é toda feita em granito desta cor. Foi classificada Patrimônio Histórico da Humanidade em 1988.
Catedral de Salamanca |
A Plaza Mayor é considerada uma das mais belas da Espanha (e concordo!) foi construída no sec. XVIII em estilo barroco e conta com 88 arcos. É o ponto de encontro da cidade e é onde tem bares para os famosos tapas e restaurantes.
Plaza Mayor, Salamanca |
Passamos pela Casa Das Conchas que hoje abriga a Biblioteca Pública e pela Universidade que completa 800 anos em 2018 e para despedida, tapas e vinhos em um dos tradicionais restaurantes da rua principal (depois de comprar a colher de cerâmica que decora nossa parede de viagens).
Em seguida, seguimos para Segóvia, a 170km de Salamanca, e a primeira surpresa é o aqueduto datado do sec.I que continua intacto com seus arcos. Ele se mantém com a própria força dos seus blocos, por isto é considerado uma imponente obra arquitetônica dos romanos, com 166 arcos em sua composição. É simplesmente incrível, e foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade em 1985.
Aqueduto de Segóvia |
Seguimos para a Plaza Mayor, onde almoçamos o prato do dia, tradicional com pães, entrada (judiones, uma espécie de feijão bem gordinho), prato principal (termera, uma carne com molho e batata frita), sobremesa (escolhemos mousse de limão e torta gelada de chocolate) e bebida (vinho ).
A Catedral fica na praça, imponente, com o estilo gótico do sec. XVI. Não entramos pois o tempo era curto, mas o ingresso para a visitação interna custa €3 (sem guia).
Lugares para ficar na memória e no coração ❤️.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale