Nosso corpo, nosso templo!

11 de mar. de 2018

Nosso corpo, nosso templo!

Seja na cidade, na praia, de férias ou trabalhando: nosso corpo é nosso templo!! Se ele estiver bem, nossos negócios fluirão bem! Acredite!!! Tudo se reflete no nosso corpo; ele responde à todos os estímulos que damos. Seja cuidadoso com o seu templo! Um dos meus cuidados preferidos é hidratar muito com 💦 água 💦. E não posso deixar de contar com a ajuda profissional da Essencial Farmácia de Manipulação, que me acompanha neste processo saudável.

Em fevereiro, retornei aos exames e farei todos os exames de sangue em Março (eu já fiz nesta semana que passou, ainda aguardo os resultados).

Ok, mas porque eu escrevo isto para vocês?

Nosso corpo, nosso templo!


Porque precisamos ser lembrados do óbvio sempre: nossa saúde importa!! O sucesso importa, mas ele está completamente interligado com o nosso ciclo de vida individual relacionado aos cuidados e hábitos saudáveis.

Relacionei mês a mês os exames que farei no decorrer deste ano. Afinal, os 35 já chegaram. Fiz uma pesquisa de todos os exames necessários, além dos óbvios, que são dentista, dermatologista, ortopedista (lembram que já falei da condropatia patelar?). Até para isto precisamos nos organizar, por isto mesmo relacionei para que a cada mês eu faça uma consulta. E descobri também que precisarei ir no neurologista, pois tentei tirar o anticoncepcional e começaram as enxaquecas. 

Em cada fase, cuidados específicos

Nunca é tarde para transformar o check-up em um cuidado de saúde. Porém, quanto mais cedo ele for feito, maiores são as chances de mantê-la em dia. Veja os exames pedidos pelos médicos em cada faixa de idade:

Da primeira menstruação até os 30 anos 
Mesmo que não tenha iniciado a vida sexual, mas já tenha menstruado, a mulher pertencente a essa faixa etária precisa ir ao ginecologista todo ano para fazer alguns exames de rotina. São eles: 
Exame das mamas – para a detecção de nódulos mamários e prevenção do câncer de mama. 
Papanicolau e exame pélvico – indicados para a prevenção do câncer do colo de útero. 
Exames de sangue – para avaliação clínica dos níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos, função renal e hormônios tireoideanos. Verificam doenças como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e da tireóide. 
Periodicidade: anual

A partir dos 30 anos 
Nessa fase, além de manter o check-up regular, a mulher deve ter cuidado especial com o sistema reprodutivo, pois aumentam as incidências de câncer de mama e de colo do útero. São repetidos os exames feitos na faixa dos 20 anos, mas novos testes são adicionados: 
Mamografia – indicado após os 35 anos. Quem tem histórico familiar de câncer de mama deve começar aos 30. 
Radiografia de tórax – indicada para pacientes fumantes. 
Periodicidade: anual

A partir dos 40 anos 
Começa a preocupação com a menopausa e com a osteoporose. Além dos exames indicados para os 20 e 30 anos, é preciso fazer: 
Densitometria óssea – detecta a osteoporose. Precisa ser repetido anualmente se já houver algum grau de perda de massa óssea e a cada dois anos para aquelas com exame normal. 
Testes de perfil hormonal – são indicados para mulheres que estão iniciando o climatério, irregularidade menstrual que antecede à menopausa. 
Ecografia pélvica e transvaginal – avaliam os ovários e verificam a presença de cistos, endometriose, pólipos ou miomas. 
Exame proctológico – nesta faixa de idade também se observa uma maior incidência de câncer de intestino, daí a necessidade de realização do exame, especialmente em quem tem histórico familiar da doença. 
Periodicidade: anual (pode ser reduzida de acordo com os resultados ou sob orientação médica)

A partir dos 50 anos 
Os cuidados precisam ser redobrados nessa faixa de idade. Além dos exames anteriormente citados, é preciso checar a presença de diabetes, hipertensão arterial e osteoporose, muito comuns a partir dos 50. O controle do peso passa a ser uma questão médica, para evitar complicações. Como prevenção, é preciso fazer: 
Exames de sangue – verificam o colesterol completo e a glicemia para detectar o surgimento do diabetes (duas vezes por ano). 
Exame de fundo de olho – avalia o grau de comprometimento das artérias e lesões provocadas pelo diabetes e pela hipertensão arterial. 
Densitometria óssea – nessa faixa de idade, é bom procurar um reumatologista para fazer o acompanhamento da osteoporose. O exame precisa ser feito com mais freqüência. 
Periodicidade: semestral ou anual (dependendo dos resultados e do estado de saúde)

Fontes: Edilson da Costa Ogeda, ginecologista do Hospital Samaritano (São Paulo); Joel Garcez, ginecologista do Hospital Santa Cruz (Curitiba) e Marcelo London, clínico geral e chefe do Setor de Emergência do Hospital Copa D’Or, (Rio de Janeiro).
(Fonte: Delas - iG @ http://delas.ig.com.br/saudedamulher/exames-da-mulher/n1237563912216.html)

Também devo lembrar que nunca é tarde para retomar estes cuidados. Cuide-se, ame-se!!

*post criado por mim em parceria com a Essencial Farmácia. Precisa de remédios manipulados? Você encontra os melhores especialistas em Farmácia na Essencial!


Essencial Farmácia de Manipulação 
Você sabia que a Essencial Farmácia de Manipulaçao tem 3 unidades em Brasília e já está há 14 anos no mercado??
🎯seguindo o conceito que sempre falamos aqui no blog, de equilíbrio na nossa vida, a Essencial busca, cada vez mais, o resgate da sua saúde, levando bem estar e qualidade de vida à você!! Se você precisa comprar uma fórmula manipulada em Brasília, fale com uma das unidades Essencial:
📍Taguatinga: 61 3242-9666
📍Asa Sul: 61 3352-4442
📍Setor Hospitalar Sul: 3351-0772
⌨️www.essencialdf.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL