Mercadinho do Brasília: atrações de Fevereiro

4 de fev. de 2017

Mercadinho de Brasília: atrações de Fevereiro


Mês de festa para o Mercadinho do Brasília! A feirinha descolada, que chegou de mansinho convidando o brasiliense a viver bem, faz dois anos. Ponto de encontro para aqueles que não abrem mão de uma rotina mais leve e saudável, a feirinha traz novidades e atrações imperdíveis para marcar a data. “Tem bate-papo com a nutricionista e apresentadora do GNT, Gabriela Kapim; tem workshop de kombucha, um chá chinês milenar que anda conquistando os brasileiros; tem aula de Yoga com o Coletivo Namaste e todas as delícias que só o Mercadinho oferece”, adianta Renata Monnerat, gerente de marketing do Brasília Shopping. É no sábado (11), a partir das 9h, na área externa do Brasília Shopping – entrada principal (em frente à W3 Norte). O Mercadinho tem curadoria da Pé de Lima Produções.

Mercadinho de Brasília: atrações de Fevereiro


O tabuleiro da feirinha tem...
O dia começa com o frescor das barraquinhas que desembarcam com o melhor dos hortifrútis orgânicos da região da capital. Às 9h tem aula de Yoga com o Coletivo Namaste, o primeiro projeto contínuo da prática ao ar livre na capital.  Idealizado por Andrea Hughes, Juliana Sartori e Thais Joy, a proposta é trazer ao exercício a sensação vibrante de liberdade e acolhimento. “As aulas do Coletivo Namaste são dinâmicas e qualquer um pode fazer, mesmo quem nunca praticou Yoga. Sob o céu de Brasília, é ainda mais incrível”, observa Andrea Hughes. As posturas são fáceis, com versões intermediárias que vão de equilíbrios, torsões, alongamentos, invertidas e restaurativas. “Tudo, é claro, trabalhando a respiração consciente”, acrescenta Juliana Sartori.

Thaís Joy detalha que o Coletivo Namaste é um projeto que reafirma o significado de união do Yoga. “Buscamos proporcionar muito mais que uma aula. O objetivo é fazer com que o público vivencie uma experiência de renovação”, aposta. A aula será no jardim do Brasília Shopping, ao lado do Mercadinho. “É só chegar e aproveitar”, convida.

Mercadinho de Brasília: atrações de Fevereiro


Conversando com Gabriela Kapim...
A nutricionista e apresentadora Gabriela Kapim chega às 11h para um talk com o público. Com a criançada, pais e mães poderão tirar dúvidas sobre os segredos da boa alimentação infantil. Acostumada a receber inúmeros pedidos de ajuda em seu programa no canal GNT - Socorro! Meu filho come mal, Kapim adianta que por mais difícil que possa parecer, fazer as crianças se alimentarem de forma saudável é possível. “Tudo depende de uma dose extra de dedicação e uma pitada de orientação. No bate-papo com o público, passo dicas, receitinhas, conto histórias e proponho atividades que podem ajudar a família a adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Vai ser muito divertido e instrutivo”, destaca.

Gabriela Kapim é formada em Nutrição pela Universidade Santa Úrsula/RJ. Enquanto fazia a graduação, começou a dar aulas de capoeira para a meninada, experiência que a fez descobrir que as crianças percebem e vivem a vida de um jeito muito simples, com uma lógica inteligente que os adultos nem sempre conseguem captar. “Entendi que estar com os pequenos me faria muito bem e que eu, consequentemente, poderia fazer bem a eles com meu trabalho e minhas escolhas. Estou nessa há mais de 15 anos e acabei me tornando uma multiprofissional”, revela.

Para cuidar bem da garotada, Kapim percebeu que era fundamental cuidar dos adultos que estão por perto. A nutricionista passou, então, a estender seu trabalho para a casa das famílias. “Mudar hábitos alimentares, mexer na cozinha, orientar nas compras de mantimentos, organizar despensas, instruir e ensinar os pais, cozinheiras, babás e, muitas vezes, até os avós. É trabalhoso, acabo provocando uma reviravolta na rotina, mas dá certo. O programa Socorro! Meu filho come mal, mostra isso”, pontua. Para o talk com Gabriela Kapim, senhas serão distribuídas no Balcão de Informações do Brasília Shopping no próprio dia do evento, a partir das 9h. A distribuição respeitará a ordem de chegada dos interessados. Estarão disponíveis 100 lugares para o público.

Mercadinho de Brasília: atrações de Fevereiro


Oficina de Kombucha
O nome pode até parecer diferentão, mas o chá milenar com propriedades para melhorar o sistema imunológico, aumentar a energia, auxiliar na recomposição da flora intestinal e até emagrecer está ganhando cada dia mais adeptos no Brasil. O Kombucha é uma bebida chinesa e artesanal, levemente gaseificada, que surge da fermentação do chá – preto, verde ou mate - adoçado com açúcar. Na edição de aniversário do Mercadinho do Brasília, a especialista em fermentação e cozinha macrobiótica Maíra Hanashiro ensinará a produzi-lo em uma oficina às 14h. “O Kombucha é fermentado com uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras chamada Scoby (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast)”, detalha.

Os adeptos consomem de dois a três copos do chá resultante dessa combinação benéfica de microrganismos (leveduras e bactérias) por dia. O mais interessante é que cada pessoa pode produzir o Kombucha com o sabor adequando ao seu próprio paladar. “Na oficina, vou ensinar a fazer a bebida milenar e falar sobre suas propriedades. Minha proposta é que cada um teste em si os benefícios dos alimentos. Afinal, somos seres individuais, diferentes um dos outros”, diz Hanashiro. Para produzir o kombucha é preciso cultivar uma scoby junto a 10% do chá da safra anterior.

A inspiração e o conhecimento de Maíra Hanashiro se devem, em parte, à Vera Viana, chef de cozinha de alimentação vitalícia e sua mãe. “Ela me criou na alimentação macrobiótica e conta que ficou apreensiva ao me levar à primeira festinha infantil, imaginando que eu ficaria doida com os salgadinhos e docinhos ‘irresistíveis’. Ao chegar no aniversário, olhei para a mesa de quitutes e falei: Mamãe, que festa sem graça... Não tem agrião!”, recorda. Hanashiro desenvolveu e escreve para o blog Tampopo Gourmet.

PROGRAME-SE PARA O 32º MERCADINHO DO BRASÍLIA
Quando: Sábado, 11 de fevereiro
9h às 15h - Feirinha orgânica/vegana/natural
9h – Aula de Yoga ao ar livre com Coletivo Namaste
11h – Talk com Gabriela Kapim
·         Senhas serão distribuídas no Balcão de Informações do Brasília Shopping a partir das 9h. A distribuição respeitará a ordem de chegada dos interessados. Estarão disponíveis 100 lugares para o público.

14h – Oficina de kombucha com a especialista em fermentação e cozinha macrobiótica Maíra Hanashiro
Playlist – Lucas Hamu ao longo do dia


MERCADINHO DO BRASÍLIA
Local: Área externa do Brasília Shopping – em frente à entrada principal (W3 Norte)
Data: 11 de fevereiro, de 9h às 15h.
Entrada livre e gratuita
Mais informações para o público: (61) 2109-2122 e www.brasiliashopping.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL