Falando de Saúde: Pilates pode transformar colunas velhas em colunas jovens

30 de abr. de 2016




Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) 80% da população mundial teve, tem ou terá dor na coluna pelo menos uma vez na vida. A má postura durante as tarefas do dia é a principal causa das dores. O método Pilates além de proporcionar a melhora da forma física, é usado mundialmente para tratar disfunções da coluna vertebral que afetam pessoas de todas as idades, sendo apontadas por pesquisas como um dos principais problemas de saúde da sociedade moderna.

A PHD e formadora em Pilates, Drª Eliane Coutinho relata que os exercícios podem ser indicados para reorganizar desvios posturais como escoliose, hipercifose e hiperlordose, estabilizar a coluna lombar com doenças como hérnia de disco e instabilidades muscular segmentar. O método segundo a pesquisadora promove equilíbrio neuromuscular e hipertrofia organizada (força e flexibilidade) tratando e prevenindo problemas decorrentes de posturas e hábitos diários incorretos adquiridos na hora de sentar, dirigir, andar e até em atividades esportivas e profissionais.

“Diferente de muitos outros métodos terapêuticos, o Pilates pode tratar dores da coluna de forma definitiva”, afirma a especialista, relata a Dra. Eliane também alerta que uma das principais causas de dores nas costas é a fraqueza da musculatura profunda da coluna a qual é responsável pela estabilização das vértebras. Considerando essa debilidade os exercícios de Pilates promovem o fortalecimento dessa musculatura, reduzindo as sobrecargas nas estruturas passivas da coluna como disco intervertebral, ligamentos, vasos e articulações.

Os exercícios indicados são do repertório original do Mat Pilates, Studio Pilates e Pilates Acessórios com o uso de magic circle, form roller, bosu, balance disk e elastic band. O tempo de tratamento depende da disfunção da coluna e do tempo que o paciente terá para se dedicar as aulas de Pilates Clássico Científico. "O tratamento deverá ter uma frequência mínima de três vezes por semana. O método pilates não é simplesmente um método de tratamento, mas, de qualidade e vida, assim, após o período de tratamento o paciente, se transforma em aluno para continuar a prática do método como condicionamento físico e melhora da qualidade de vida”, recomenda Eliane.

Dra. Eliane explica que a prática de Pilates para a reabilitação ou condicionamento físico deve ser feita com profissionais especializados, como conhecimento científico do método para que o tratamento seja eficaz. “Não se aceitam mais tratamentos ou técnicas empíricas sem evidências práticas e comprovação científica”, ressalta a especialista.


Para saber mais consulte o site da Fisiociência®


Fica a dica para você, que mora em Águas Claras e procura um estúdio de Pilates!!! O Alinhar Pilates é nosso parceiro!!

Alinhar Studio Pilates
Av. Castanheiras Qd. 101 Lt 350 Loja 110
Ed. Laguna Mall
(61) 3567-0318
Fanpage: Alinhar Studio
Instagram: @alinharpilates


Dariane Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL