Novidades fresquinhas: Feira da Longevidade

Feira da Longevidade


Chegar à terceira idade é uma conquista. Embora pareça desafiador para quem está beirando os 50, 60 anos, envelhecer pode, e deve ser uma experiência libertadora. Aliados como o acesso à informação e a serviços especializados ajudam a fazer com que essa fase seja vivida plenamente e com qualidade e são fundamentais para driblar os desafios. Por isso, a quase idosa Brasília, que recém completou 56 anos, recebe entre os dias 29 de abril e 1º de maio a primeira Feira da Longevidade da região da capital, na área externa do Brasília Shopping – em frente à W3. A entrada é gratuita e os interessados terão acesso a aferições de pressão arterial, índice de massa corpórea e pressão ocular, avaliação da pisada e outros pré-exames que podem detectar problemas nos pés, medição da glicemia capilar, entre outros, sem custo algum.

Produzido pela Tredonne Comunicação e pela Exemplus Comunicação, a ideia do evento, especialmente dedicado àqueles que já viveram mais de 50 anos, é oferecer novidades, oportunidades, entretenimento e conhecimento que propiciem a este segmento crescente a certeza de que é possível manter o compasso davida de forma leve e prazerosa. Segundo os organizadores da iniciativa, Brasília será precursora neste tipo de mobilização. “Reuniremos uma gama de profissionais e especialistas que atuam voltados ao público daterceira idade e promoveremos ações e discussões sobre os temas que envolvem essa faixa-etária”, revela Rachel Formiga, uma das produtoras da Feira.
O objetivo é fazer com que os idosos conheçam as possibilidades de serviços e atendimentos disponíveis na região da capital. “O dia a dia para quem já viveu mais de cinco décadas pode ser repleto de novas descobertas. A feira promoverá o encontro das empresas e expositores que oferecem tecnologia, produtos e serviços diferenciados com a população interessada em viver melhor”, detalha a gerente de marketing do Brasília Shopping, Maíra Garcia.
Programação
Com programação diversificada, a Feira da Longevidade terá desfiles, talk-shows, palestras no Teatro Brasília Shopping e workshops direcionados ao público ávido por informação nos segmentos de saúde, cidadania, capacitação e educação financeira. Na tarde do dia 29, uma série de palestras com profissionais da cidade trazem conhecimento para quem está embarcando ou já embarcou neste navio e quer navegar por águas livres de turbulências relacionadas ao avanço da idade. A especialista em fisioterapia geriátrica e gerontológica Sarah Brandão abre a agenda dos encontros com o público. Como envelhecer sem ficar velho – saúde e qualidade de vida na maturidade com ênfase na promoção do bem-estar físico e mental é o tema a ser abordado por ela, às 14h.

Na mesma tarde, os visitantes da feira poderão ouvir o Dr. Gutemberg Fialho, presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédicos). Ele falará sobre a importância do fortalecimento da saúde pública no Brasil como um meio de garantir dignidade para a população. A dentista Luciana Botelho, do Instituto Odontológico IOLB Dental, também é uma das atrações do primeiro dia. Ela aborda o tema da saúde bucal como forma de garantir uma vida plena. Luciana Botelho é especialista em prótese dentária, com especializações nos EUA. A tarde contempla ainda bate papo com o oftalmologista José Rodrigues, que falará sobre visão e qualidade de vida, além dos cuidados e prevenção de doenças relacionadas aos olhosoferecendo exames gratuitos de pressão de fundo de olho no local

O ciclo de palestra será encerrado com a psicóloga Aida Kellen, que participa de um grupo de estudos em psicanálise e psicopatologia analítica. A especialista conversará com o público sobre sexualidade elongevidadeA partir das 18h é hora de relaxar com apresentação de coral e conversas sobre literatura e poesia. Tem também uma apresentação com as dançarinas do Divas Dance - grupo de mulheres de idade entre 50 e 85 anos que vai agitar ainda mais o evento em seu primeiro dia.

Sexta-feira e sábado (29 e 30) reservam assuntos como cidadania, cuidados estéticos, moda e defesa pessoal. Nos dois dias haverá degustação de vinhos com o sommelier Daniel Gonçalves, show de jazz com João Filho, o Meia Boca, e muito mais (veja grade de programação). Heloísa Silva, uma das produtoras do evento, detalha que a Feira da Longevidade pretende trazer oportunidades aos cidadãos ativos que não abrem mão de contribuir, de trabalhar, de se divertir e de continuar empreendendo. “Será um marco para Brasília. A feira movimentará a população e os setores importantes que estão preparados para atender uma demanda existente e crescente na cidade”, pontua ela comemorando a repercussão que a iniciativa já tem alcançando.

No sábado (30) haverá desfile promovido pela designer de moda Flávia Palhares, palestra sobre voluntariado e cidadania, coral e apresentações diversas. “A iniciativa promoverá o tema envelhecimento. Entendemos que afeira cumpre uma responsabilidade social de resgate da cidadania das pessoas com mais de 50 anos”, pondera Liana Alagemovits, diretora executiva da Tredonne. A segurança também está na pauta do dia 30 com a palestra da instrutora chefe do Krav Maga no DF - formada pela Federação Sul Americana de Krav Maga e pela Universidade de Wingate (Israel), Vanessa Ribeiro. A especialista organiza cursos exclusivos para a Polícia Federal, Patamo e Presidência da República.

A Feira da Longevidade será encerrada no domingo, 1º de maio. O destaque da manhã é a Academia Runway, que oferecerá aulas e lançará um aplicativo exclusivo para a utilização correta dos aparelhos instalados nos Pontos de Encontro Comunitário (PEC), que são uma ótima opção para quem prefere praticar exercícios físicos ao ar livre.  Às 19h, um show de Sthel Nogueira e Banda fecha a programação.

Ao todo, o evento terá 18 stands. Entre os parceiros e expositores estão o BRB, o Sistema Fibra, o Laboratório Sabin, a Porto Seguro, o IOLB Dental, a Grand CRU, o centro de reabilitação Sarah Brandão, a Clínica Psicologia Reverie, a Padrão Enfermagem, a New Look Day SPA, a SANS - Comidas Especiais e outros. A Feira da Longevidade tem o apoio da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade do Distrito Federal, da Associação Comercial do Distrito Federal – ACDF e da Brazilian Profession Women - BPW/DF.

Idosos no Brasil

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou em setembro passado um relatório que revela que o número de pessoas com mais de 60 anos será duas vezes maior em 2050. O órgão contabiliza cerca de 900 milhões de idosos no cenário mundial atualmente, ou cerca de 12,3% da população total. A expectativa é de que em 2050, esta fatia represente 21,5%, mais de um quinto do planeta (2 bilhões). O número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional. Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até a metade do século, por aqui a porcentagem atual, de 12,5%, deve alcançar os 30% até a metade do século. Ou seja, logo o Brasil será considerado uma nação envelhecida — conforme a OMS, essa classificação é dada aos países com mais de 14% da população constituída de idosos, como são, atualmente, França, Inglaterra e Canadá, por exemplo.

Programação
Dia 29 de Abril (SEXTA-FEIRA)
10h     Abertura - Cerimônia Oficial de Abertura  
Local: Palco

14h - Palestra - Dra. Sarah Brandão (Fisioterapeuta, PhD)
Tema: Como envelhecer sem ficar velho: saúde e qualidade de vida na maturidade com ênfase na promoção do bem-estar físico e mental
Local: Teatro Brasília Shopping

15h - Palestra - Dr. Gutemberg Fialho
Tema: Saúde com qualidade e longevidade
Local: Teatro Brasília Shopping

16h - Palestra -  Dr. José Rodrigues 
Tema:  Visão e Qualidade de Vida        
Local: Teatro Brasília Shopping

17h - Palestra Psicóloga Aida Kellen 
Tema: Sexualidade e Longevidade
Local: Teatro Brasília Shopping

18h - Apresentação Coral dos Cinquentões UNB      
Local: Palco

18h30 - Apresentação Divas Dance      
Local: Palco

19h – Apresentação Theófilo Silva
Tema: Shekeaspere e a Longevidade  
Local: Palco

20h - Wine hour com o sommelier Daniel Gonçalves - Degustação de vinhos com apresentação musical com João Filho, o Meia Boca
Local: Palco
  
Dia 30 de Abril (SÁBADO)         
10h - Vanessa Ribeiro - instrutora chefe do Krav Maga no Distrito Federal
Tema: Segurança do idoso
Local: Teatro Brasília Shopping

11h – Palestra com a dentista especialista em prótese dentária Luciana Botelho
Tema: Como a medicina e a odontologia estética podem beneficiar a melhor idade     
Local: Teatro Brasília Shopping

14h30 - Palestra Diego Ramalho
Tema: Voluntariado e Cidadania
Local: Palco

15h30 - Palestra Dra. Letícia de Oliveira Evangelista (Fisioterapeuta)
Tema: Envelhecer é inevitável, mas o movimento é fundamental
Local: Palco

16h – Workshopp -  Dança Sênior         
Local: Palco

16h30 - Desfile designer de modas Flávia Palhares  
Local: Palco

17h30 - Apresentação coral de idosos – Projeto Ativar 3ª Idade     
Local: Palco

18h30 - Sorteio de brindes
Local: Palco

19h - Wine hour com o sommelier Daniel Gonçalves - Degustação de vinhos com apresentação do saxofonista João Filho, o Meia Boca
Local: Palco

Dia 1º de MAIO (DOMINGO)       
14h - Academia RunWay – Workshop Marcelo Padilha
16h - Dança Sênior           
17h - Talk Show                 
18h - Homenagens e encerramento
19h – Show de encerramento com Sthel Nogueira e Banda                

Feira da Longevidade
Data: 29 de ABRIL a 1º de MAIO
Local: área externa do Brasília Shopping – em frente à entrada da W3
Mais informações: 8144-9935
E-mail: longevidade@ longevidade.com



Boa dica para nossos leitores!!!