|Tendência| Atividade Física x Tempo diário

6 de dez. de 2014


Organização da rotina e treinos de curta duração são soluções para quem diz “não ter tempo” para academia

Atividade Física x Tempo diário
Atividade física x tempo diário
Na rotina cada vez mais atarefada dos brasiliense, dedicar tempo para a prática de exercícios físicos tem sido um verdadeiro desafio. Muitas vezes, o cuidado com a saúde e com o corpo é deixado de lado para que outras prioridades possam ser atendidas, como trabalho, reuniões, família e estudos. No entanto, existem oportunidades que podem ser aproveitadas, mesmo durante um dia apertado. Basta fazer o cálculo: se fizer um treino de uma hora de duração, a pessoa gasta apenas 4% do dia com essa tarefa, ou seja, é possível incluir o exercício físico na rotina. E se uma hora é muito tempo, que seja nos 30 minutos livres entre o almoço e o expediente, ou mesmo logo no início da manhã; manter-se em movimento e com saúde é possível, ainda que seja por um curto período de tempo.

Uma informação que reforça os benefícios dos chamados “treinos express” é o fato de que exercícios de curta duração têm alta eficácia, conforme afirmam diversas pesquisas recentes da área da Educação Física. Na academia Bodytech, os professores estão preparados para adaptar o treino ao tempo disponível do aluno, com eficácia e resultado garantidos. Outra opção são aulas coletivas de apenas 30 minutos ministradas três vezes por semana e que trabalham todos os grupos musculares. Também existe o treinamento HITT, modalidade criada nos Estados Unidos que propõe alta intensidade e intervalos de apenas 30 a 40 segundos entre uma modalidade e outra.

Quem investe na saúde do corpo não apenas previne patologias, como também melhora de fatores diversos, como memória, sono e disposição para as atividades do cotidiano. Manter-se no sedentarismo é um hábito que pode gerar problemas, como uma série de doenças cardiovasculares, respiratórias e metabólicas. “Sedentários correm o risco de desenvolver Diabetes do tipo 2, já que não existe controle da glicemia, problemas cardíacos, pois não controlam a pressão arterial, além do consequente aumento de peso”, explica Siqueira.

Como conciliar

Para se manter em dia com os exercícios, é preciso, antes de tudo, disciplina. Uma dica é identificar as oportunidades de seu cronograma diário e destiná-las à academia. Professores da Bodytech Tirol relatam que, para se encaixar nos horários, muitas pessoas preferem treinar antes do horário de trabalho, pois não têm hora específica para o término do expediente. Outra saída é levar materiais de treino – como tênis, bermuda e camisa – em uma mochila pronta no carro, de modo que a pessoa não precise passar em casa e porventura evitar os exercícios para terminar o dia no sofá diante da televisão.



Sempre fui a favor da organização do tempo (será o nosso próximo tema na série de posts para mudar a sua empresa em 2015). Se você ainda diz que não tem tempo, acompanhe! Hoje não podemos mais negar os cuidados ao nosso corpo: ele é uma máquina e precisa de cuidados diários. E você, já tem uma academia e se exercita diariamente? Quem sabe pode ser um dos seus objetivos em 2015! Que tal? 
Um ótimo final de semana para você! E não deixe de acompanhar o nosso instagram Moda e Gestão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Conheça nossas redes sociais:
www.instagram.com/modaegestao
www.facebook.com/modaegestao
www.youtube.com/darianevale

DARIANE VALE - MODA E GESTÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL